Concursos Públicos(COMPERVE) Análise Combinatória Tópico resolvido

Este é o fórum para postagem de problemas cobrados em Concursos Públicos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Professor
Pleno
Mensagens: 95
Registrado em: Dom 22 Mai, 2016 00:19
Última visita: 08-05-23
Abr 2019 02 13:41

(COMPERVE) Análise Combinatória

Mensagem não lida por Professor »

Um professor de matemática adquiriu alguns livros para sua biblioteca pessoal. Comprou três livros de Álgebra, dois de Cálculo, dois de Geometria e três de História da Matemática. Na hora de organizar essas obras na prateleira de sua estante em uma única fileira, decidiu que os livros de mesmo conteúdo deveriam permanecer juntos, porém, os de História da Matemática deveriam ficar em uma das extremidades. Dessa forma, o número de opções distintas de organizar a estante seria igual a
A) 1152.
B) 864.
C) 576.
D) 1728.
Resposta

D

Última edição: Professor (Ter 02 Abr, 2019 13:42). Total de 1 vez.


A educação muda o mundo e muda as pessoas.

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 02 13:56

Re: (COMPERVE) Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Professor

Tudo se passa como se todos os livros de uma mesma matéria formassem um único bloco:

[tex3]\begin{array}{|c|c|c |c |}
\hline \text{Álgebra} & \text{Cálculo} & \text{Geometria} & \text{História da matemática} \\
\hline
\end{array}[/tex3]

Primeiramente, devemos escolher a extremidade que os livros de história da matemática irão ocupar. Há 2 modos de isso ser feito. Depois, devemos arrumar em fila 3 blocos: o de álgebra, o de cálculo e o de geometria. Há [tex3]3![/tex3] modos de isso ser feito. Por fim, é possível, ainda, permutar a ordem dos livros dentro de cada bloco. Há [tex3]3![/tex3] modos de arrumar os livros de álgebra. Há [tex3]2![/tex3] modos de arrumar os livros de cálculo. Há [tex3]2![/tex3] modos de arrumar os livros de geometria. Há [tex3]3![/tex3] modos de arrumar os livros de história da matemática.

A resposta é [tex3]2 \times 3! \times 3! \times 2! \times 2! \times 3! = 1728[/tex3]



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Professor
Pleno
Mensagens: 95
Registrado em: Dom 22 Mai, 2016 00:19
Última visita: 08-05-23
Abr 2019 02 18:25

Re: (COMPERVE) Análise Combinatória

Mensagem não lida por Professor »

MateusQqMD escreveu:
Ter 02 Abr, 2019 13:56
Olá, Professor

Tudo se passa como se todos os livros de uma mesma matéria formassem um único bloco:

[tex3]\begin{array}{|c|c|c |c |}
\hline \text{Álgebra} & \text{Cálculo} & \text{Geometria} & \text{História da matemática} \\
\hline
\end{array}[/tex3]

Primeiramente, devemos escolher a extremidade que os livros de história da matemática irão ocupar. Há 2 modos de isso ser feito. Depois, devemos arrumar em fila 3 blocos: o de álgebra, o de cálculo e o de geometria. Há [tex3]3![/tex3] modos de isso ser feito. Por fim, é possível, ainda, permutar a ordem dos livros dentro de cada bloco. Há [tex3]3![/tex3] modos de arrumar os livros de álgebra. Há [tex3]2![/tex3] modos de arrumar os livros de cálculo. Há [tex3]2![/tex3] modos de arrumar os livros de geometria. Há [tex3]3![/tex3] modos de arrumar os livros de história da matemática.

A resposta é [tex3]2 \times 3! \times 3! \times 2! \times 2! \times 3! = 1728[/tex3]
Muito obrigado!


A educação muda o mundo e muda as pessoas.

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 02 19:40

Re: (COMPERVE) Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Por nada! :)

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Concursos Públicos”