Concursos PúblicosCESPE 2010 - Lógica de Argumentação e Equivalência Lógica Tópico resolvido

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rramenzoni
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CESPE 2010 - Lógica de Argumentação e Equivalência Lógica

Mensagem não lida por rramenzoni »

No ambiente de trabalho, é comum se ouvir o seguinte dito popular: “Quem trabalha pouco erra pouco. Quem não trabalha não erra. Quem não erra é promovido. Logo, quem não trabalha é promovido.”

Com relação ao argumento desse dito popular, julgue o item que se segue.

Admitindo- se que a negação da sentença “aquela pessoa trabalha pouco” possa ser expressa por “aquela pessoa trabalha muito”, das premissas do argumento do referido dito popular é correto concluir que “quem trabalha muito erra muito”.
Resposta

E
Nada é dito sobre a negação de “aquela pessoa erra pouco” . É para deduzir que tal negação é igual a "erra muito"? Preciso validar o argumento antes?




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csmarcelo
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Re: CESPE 2010 - Lógica de Argumentação e Equivalência Lógica

Mensagem não lida por csmarcelo »

Justamente por nada ser dito sobre essa negação, não é possível concluir coisa alguma.

Se eu digo que, se eu trabalho pouco, então erro pouco, não estou dizendo, necessariamente, que, se eu trabalho muito, então erro muito.

As equivalências lógicas da condicional são:

1) [tex3]\sim Q\rightarrow\sim P[/tex3] : se eu não erro pouco, então eu trabalho muito
1) [tex3]\sim P\vee Q[/tex3] : eu trabalho muito ou erro pouco




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rramenzoni
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Re: CESPE 2010 - Lógica de Argumentação e Equivalência Lógica

Mensagem não lida por rramenzoni »

Inicialmente me atrapalhei quando a questão falou "é possível concluir que.." Achei que essa frase estivesse relacionada a uma CONCLUSÃO, mas, na verdade, a questão quer simplesmente uma EQUIVALÊNCIA. (da proposição 1)

A - Trabalha pouco
B - Erra pouco
C - É promovido

P1 A -->B
P2 ~A -->~B
P3 ~B --> C
C ~A -->C

Está certo o que eu escrevi? Fiz a codificação para validar o argumento (deu válido, usando o método da conclusão falsa, e bateu com o gabarito), que é uma outra pergunta para o mesmo problema.



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csmarcelo
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Re: CESPE 2010 - Lógica de Argumentação e Equivalência Lógica

Mensagem não lida por csmarcelo »

Não entendi. É para dizer se a conclusão "quem trabalha muito erra muito" está certa ou errada ou é uma questão de múltipla escolha?



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rramenzoni
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Re: CESPE 2010 - Lógica de Argumentação e Equivalência Lógica

Mensagem não lida por rramenzoni »

É para dizer se está certo ou errado. Depois que vc explicou, eu entendi que na verdade a conclusão pedida é uma equivalência que não se aplica (errado), não é isso?
Além disso, tem uma outra pergunta (outra questão com o mesmo enunciado) sobre a validade do argumento. Daí porque eu coloquei todas as proposições e perguntei se estava certa a "codificação".




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