Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Concursos PúblicosVUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Este é o fórum para postagem de problemas cobrados em Concursos Públicos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
rramenzoni
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: 05 Out 2017, 11:59
Última visita: 22-04-24
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 3 vezes
Abr 2024 12 15:54

VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por rramenzoni »

Uma empresa funciona em um único prédio, que possui 10 andares. Sobre os funcionários dessa empresa, é verdade que “se um funcionário, mulher ou homem, trabalha no décimo andar, então ela/ele é um dos 20 diretores da empresa”, e é falso que “o número de diretoras mulheres é menor do que o número de diretores homens”. É falso que “ou a empresa tem 20 diretores ou a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar”. É verdade que “Gabriela é a funcionária mulher mais antiga dessa empresa e ela sempre trabalhou no décimo andar, e Gabriel é o diretor homem mais novo dessa empresa e ele trabalha no primeiro andar”. O número de diretores homens dessa empresa que trabalham no décimo andar é, no máximo,
Resposta

c) 9

Avatar do usuário

petras
7 - Einstein
Mensagens: 10039
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 183 vezes
Agradeceram: 1304 vezes
Abr 2024 12 21:10

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por petras »

rramenzoni,

O gabarito oficial é 5 e não 9. Mesmo por que o n. de diretores mulheres é maior que homens e 1 homem com certeza trabalha no 1o andar. Dessa forma teríamos a possibilidade de 10 homens diretores o que não poderia ocorrer

Condicional: "é verdade que “se um funcionário, mulher ou homem, trabalha no décimo andar, então ela/ele é um dos 20 diretores da empresa” Se [tex3]\rightarrow[/tex3] Então: Se V [tex3]\rightarrow[/tex3] V . Portanto a empresa tem 20 diretores

Disjunção Exclusiva É falso que “ou a empresa tem 20 diretores ou a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar”

[tex3]Se:\vee V \vee V =F\\

Se: \vee V \vee F = V[/tex3]
Como 20 diretores é V teremos que: a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar é FALSO e assim a empresa terá no máximo 5 diretores homens que trabalham no décimo andar

Avatar do usuário

Autor do Tópico
rramenzoni
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: 05 Out 2017, 11:59
Última visita: 22-04-24
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 3 vezes
Abr 2024 13 00:05

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por rramenzoni »

Pra mim, há outras possibilidades de valores que você não considerou.
Vou começar pela condicional:
Ela é verdadeira com VV, FV e FF. Você só considerou a opção VV.

Conforme você for respondendo, eu mando demais questionamentos, tudo bem?

Obrigado!
Avatar do usuário

petras
7 - Einstein
Mensagens: 10039
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 183 vezes
Agradeceram: 1304 vezes
Abr 2024 13 08:39

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por petras »

rramenzoni,
A condicional só poderá ser V V pois da última afirmação:
Conjunção:É verdade que “Gabriela é a funcionária mulher mais antiga dessa empresa e ela sempre trabalhou no décimo andar, e Gabriel é o diretor homem mais novo dessa empresa e ele trabalha no primeiro andar” [tex3]V \wedge V = V[/tex3]
Portanto um diretor trabalha no décimo andar e assim na primeira afirmação É verdade que “se um funcionário, mulher ou homem, trabalha no décimo andar, então ela/ele é um dos 20 diretores da empresa”, garante que a primeira parte é verdadeira e assim só poderemos ter VV na condicional para ser verdade
Editado pela última vez por petras em 13 Abr 2024, 08:40, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
rramenzoni
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: 05 Out 2017, 11:59
Última visita: 22-04-24
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 3 vezes
Abr 2024 16 17:22

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por rramenzoni »

Beleza, a parte da condicional tá bem esclarecida
Agora a parte da disjunção exclusiva complica/confunde, senão vejamos
disjunção exclusiva será verdadeira quando os valores forem opostos (ou isso ou aquilo): V F / F V
Portanto ela será falsa (questão afirma) quando os valores forem iguais : VV / FF
“ou a empresa tem 20 diretores ou a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar”
A primeira parte, como vc bem demostrou, é V, então a segunda parte não teria que ser V também?
Avatar do usuário

petras
7 - Einstein
Mensagens: 10039
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 183 vezes
Agradeceram: 1304 vezes
Abr 2024 16 17:41

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por petras »

rramenzoni,

"então a segunda parte não teria que ser V também?"

Como vc disse se se a segunda parte for V a sentença será falsa como afirma enunciado,
Então basta pensar o contrário, para a sentença ser verdadeira, Se a primeira parte é verdade então a segunda deve ser falsa e assim a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar” é F e como consequÊncia
a empresa tem no máximo 5 diretores homens que trabalham no décimo andar” é V
Editado pela última vez por petras em 16 Abr 2024, 17:43, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
rramenzoni
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: 05 Out 2017, 11:59
Última visita: 22-04-24
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 3 vezes
Abr 2024 16 18:42

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por rramenzoni »

"Então basta pensar o contrário, para a sentença ser verdadeira, Se a primeira parte é verdade então a segunda deve ser falsa "

Acontece que a questão diz que é FALSA a sentença da disjunção exclusiva.
Avatar do usuário

petras
7 - Einstein
Mensagens: 10039
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 183 vezes
Agradeceram: 1304 vezes
Abr 2024 16 18:58

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por petras »

rramenzoni,

Acho que vocÊ está complicando

Não há dúvida que a sentença da disjunção exclusiva é falsa:
É falso que “ou a empresa tem 20 diretores(V) ou a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar (necessariamente será V para a sentença ser F correto?)”

Mas o que interessa é o que ocorre quando ela for verdadeira e assim poderemos ter uma conclusão

Ora, para fazer uma conclusão você precisa saber quando esta sentença será verdadeira e quando essa sentença for verdade o que precisa acontecer na disjunção exclusiva? Se a primeira parte é V a segunda precisa ser F então quando a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar for F a sentença será verdadeira e assim vc pode concluir que quando a empresa tem no máximo 5 diretores homens que trabalham no décimo andar será V pois teremos VF = V
Editado pela última vez por petras em 16 Abr 2024, 18:59, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
rramenzoni
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: 05 Out 2017, 11:59
Última visita: 22-04-24
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 3 vezes
Abr 2024 17 09:31

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por rramenzoni »

Você está ignorando o fato da disjunção exclusiva ser afirmada como falsa nessa questão.

Seu raciocínio toma ela como verdadeira, o que contradiz a questão.

Realmente se a questão afirmasse é VERDADEIRO que “ou a empresa tem 20 diretores ou a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar” ,não haveria dúvida alguma que é falso que a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar , o que, ressalte-se, não é equivalente a dizer que a empresa tem no máximo 5 diretores que trabalham no décimo andar (negar no máximo 5 abre uma gama de possibilidades: pode ter 6 que não trabalham, 7 , 8, 9 ...).
Então temos dois problemas: a negação da disjunção exclusiva e a negação de "empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar"
Avatar do usuário

petras
7 - Einstein
Mensagens: 10039
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 183 vezes
Agradeceram: 1304 vezes
Abr 2024 17 09:49

Re: VUNESP 2023 - Raciocínio Lógico

Mensagem não lida por petras »

rramenzoni,
Não estou ignorando, pelo contrário, por ser falsa a disjunção exclusiva é que chegamos a solução.

Se algo é falso, o contrário é verdadeiro.

Se Eu digo que a sentença : Eu não gosto de maçã é falsa.. eu posso concluir que Eu gosto de maçã é verdadeiro apesar da sentença original ser falsa.

Apliquei o mesmo raciocínio na questão

A sentença é "a empresa tem no máximo 5 diretores homens que não trabalham no décimo andar"

Para mim a negação é retirar o não e você está querendo negar a quantidade. Talvez ai esteja o conflito mas vou dar uma pesquisada.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Concursos Públicos”