Concursos PúblicosFCC (2002) - Raciocínio matemático Tópico resolvido

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rramenzoni
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FCC (2002) - Raciocínio matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

Os 60 soldados de uma equipe foram igualmente divididos em grupos para participarem de uma aula prática sobre um novo programa de computador, ficando cada grupo em uma máquina. Entretanto, na hora da aula, três dos computadores travaram e os outros grupos tiveram que receber uma pessoa a mais. Após essa redistribuição, o número de grupos era
15
Resposta

Esta questão foi anulada. Alguém vê algum problema? tem solução?




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AnthonyC
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Re: FCC (2002) - Raciocínio matemático

Mensagem não lida por AnthonyC »

Temos 60 soldados. Sejam [tex3]g[/tex3] o número de grupos inicial e [tex3]s[/tex3] o número de soldados por grupo. Como os soldados foram igualmente distribuídos, então temos que:
[tex3]60=s\cdot g~~~~(I)[/tex3] . Seja então [tex3]g'[/tex3] e [tex3]s'[/tex3] a quantidade de grupos e soldados por grupo após os computadores travarem, respectivamente. Como três computadores travaram, então o número de grupos diminuiu em 3, logo [tex3]g'=g-3~~~~(II)[/tex3] . Também sabemos que cada grupo restante recebeu mais um soldado, logo [tex3]s'=s+1~~~~(III)[/tex3] . Como cada grupo contém a mesma quantia de soldados, então podemos afirmar que [tex3]s'\cdot g'=60[/tex3] . Substituindo as outras equações nesta, temos:
[tex3]s'\cdot g'=60[/tex3]
[tex3](s+1)\cdot (g-3)=s\cdot g[/tex3]
[tex3]s g+g-3s-3=sg[/tex3]
[tex3]g-3s-3=0[/tex3]
[tex3]g=3s+3[/tex3]
Substituindo em [tex3](I)[/tex3] :
[tex3]60=sg[/tex3]
[tex3]60=s(3s+3)[/tex3]
[tex3]20=s(s+1)[/tex3]
[tex3]20=s^2+s[/tex3]
[tex3]s^2+s-20=0[/tex3]
Por Bhaskara:
[tex3]s={-1\pm9\over 2}\implies s=-5[/tex3] ou [tex3]s=4[/tex3]
Como [tex3]s\in\mathbb{N}[/tex3] , então [tex3]s=4[/tex3] . Logo, haviam [tex3]g={60\over s}=15[/tex3] grupos no início e [tex3]g'=g-3=[/tex3] [tex3]12[/tex3] grupos no final. Creio que foi anulada por que o gabarito contém a quantidade de grupos inicial, mas a questão pede a nova quantia.



[tex3]\color{YellowOrange}\textbf{Não importa o quanto se esforce ou evolua, você sempre estará abaixo do Sol}[/tex3]
[tex3]\textbf{Escanor}[/tex3]

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rramenzoni
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Nov 2021 25 15:47

Re: FCC (2002) - Raciocínio matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

Obrigado pela resolução, me ajudou a interpretar o enunciado.

Não seria mais fácil jogar com as alternativas?

A 15
Resposta

B 12
C 10
D 9
E 6

O número de grupo inicial é o número de grupos final + 3
Tanto o número de grupos inicial como final têm que ser divisíveis por 60. Portanto, excluímos A (15 é, mas 18 não) , C (10 é mas 13 não), D (9 não é) e E (6 é mas 9 não).

Por exclusão, gabarito B.



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AnthonyC
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Re: FCC (2002) - Raciocínio matemático

Mensagem não lida por AnthonyC »

Bem, realmente é mais fácil, mas meu coração de matemático não me permite tentar adivinhar a resposta sem provar que ela é mesmo a correta. Mas é uma estratégia boa em um vestibular ou concurso, em que o tempo é limitado.


[tex3]\color{YellowOrange}\textbf{Não importa o quanto se esforce ou evolua, você sempre estará abaixo do Sol}[/tex3]
[tex3]\textbf{Escanor}[/tex3]

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rramenzoni
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Nov 2021 25 16:10

Re: FCC (2002) - Raciocínio matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

também daria para fazer assim:

s = k
g = 3k

60 = (s+1)(g) (depois)
60 = s*(g+3) (antes)

com K = 4 , satisfaz:

s = 4
g = 12

60 = 5*12 (depois)
60 = 4* 15 (antes)




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