Tenho 18 anos, sou de Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro (a única coisa de destaque dessa cidade são as laranjas, o time de futebol e que é a capital das cidades toscas da região metropolitana do Rio). Atualmente estou no 4° ano do meu ensino médio-técnico (IFRJ - Campus Nilópolis) em Química e depois de bater muita cabeça desde o 1° ano entre Engenharia Química (incluindo se queria IME ou não) ou Química, decidi Química mesmo porque a área de atuação do pesquisador achei muito mais interessante do que a do engenheiro. Meu foco na verdade era (e ainda é) ser professor, então, independente de qual curso eu cursaria, meu objetivo final seria o mesmo, mas, como todos sabemos, professores no Brasil são desvalorizados, decidi que primeiro faria um bacharelado e em seguida uma licenciatura.
Voltando pro presente, hoje almejo estudar na UNICAMP pois ela realmente tem destaque na área de Química ficando numa disputa acirrada com a USP. Ano passado, fui medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Química, fui por experiência só, sem muito estudo, nem esforço e, dentro da minha visão, foi um presente IMENSURÁVEL para mim e minha família. Com isso, tentei ver se passava pelas vagas olímpicas na USP de São Carlos e Ribeirão Preto, UNESP e UNICAMP, passaria em todas para Química e para Engenharia Química e Química Industrial (Tecnológica) na UNICAMP.
Apesar disso tudo, eu vou disputar de novo esse ano a olimpíada e dessa vez estou bem focado e estudando O MÁXIMO que consigo para garantir um melhor resultado e a certeza absoluta da vaga. Faço cursinho preparatório online de ENEM e pra olimpíada uso apostila IME/ITA e livros (ATKINS em PDF e SOLOMONS Vol. 1) quando acho que tá faltando algo pra ver.
Conheço o Fórum a bastante tempo (desde 2015), mas visando ajudar outras pessoas, melhorar minha didática e deixar os assuntos na ponta da língua tomei coragem e criei essa conta. Tenho orgulho em dividir o espaço com várias pessoas que eu considero bem mais estudiosas que eu e mesmo depois da minha aprovação (se deus quiser) continuarei contribuindo para o fórum. Minha Química eu considero boa, minha Física é nível vestibular genérico com aquele tempero especial para usar em problemas de Química e minha Matemática, meu amigo, é nível ENEM. Mas sempre que possível tento responder o máximo que está ao meu alcance.
Desculpem o texto GIGANTE, mas achei nescessário já que existem muitas pessoas como eu que no começo para escolher suas carreiras sempre pensam no STATUS do que na realização profissional em si. Demorei um pouco para enteder isso e já ouvi de amigos meus que ser químico ao invés de engenheiro era pensar baixo e tals. Penso que existem oportunidades boas para todas as profissões, basta fazer o seu trabalho com prazer e acordar todas as manhãs com a cabeça no lugar, sabendo que fez a escolha certa, que um dia a pipoca pode estourar. Uma pitada de sorte também não faz mal, não é verdade?
Obrigado a todos que leram até aqui, forte abraço e boa sorte! Sempre que eu estiver por aí não recusarei ajudar