Olá MundoSaudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Apresentação pessoal dos usuários. Diga seu olá para nossa comunidade.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jan 2017 16 22:58

Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por caju »

Olá Pessoal,

Vou estrear esse novo fórum do TutorBrasil fazendo uma apresentação minha mesmo :)

Criei um site de matemática em 1999, no domínio http://www.cursinho.cjb.net (esse domínio não existe mais, mas você pode ver um snapshot de como ele era no archive.org: https://web.archive.org/web/20010519065 ... o.cjb.net/). Sempre gostei de tecnologia e programação, e o site passou a ser meu principal hobby desde então.

O primeiro fórum que utilizei não existe mais (pelo menos não o encontrei mais na internet), o segundo fórum que administrei ainda existe, é esse aqui: http://44414.activeboard.com/. Você pode ver mensagens lá de 2004 nele ainda (vejam que o colega paulo testoni participa ativamente desde esse antigo fórum)!!!!

E, em 2006, fiz a transição para o TutorBrasil. Daí vocês podem ver como está agora ;)

Fiz faculdade de Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 2000 a 2003, dei aulas de matemática em pré-vestibulares de Porto Alegre (Unificado, Mauá e Elite) até que, dando aulas pros moleques da turma IME/ITA do Curso Elite, resolvi virar Engenheiro!

Obtive minha aprovação no IME em 2004, onde cursei Engenharia de Computação e me formei em 2008. A partir de então comecei minha carreira na área de Engenharia, mas nunca deixei de lado o amor pela Matemática e o hobby no TutorBrasil. Sempre que tenho um tempinho livre, me dedico a melhorar o site, tentando sempre deixá-lo atualizado, pelo menos na parte do servidor, para todos termos um acesso rápido e sem problemas ao fórum.

Gosto muito do mar (mas não muito de praias, como vocês bem poderiam ver a minha cor pálida como uma vela), de navios, arquitetura naval e afins.

Sou casado, ainda não tenho filhos, mas quando tiver, com certeza será alguém que ouvirá muita matemática desde o nascimento :)

Apresentem-se também aqui no fórum!!! Criem um tópico no fórum "Comunidade TTB / Olá Mundo". Vamos socializar mais esta nossa comunidade!

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Última edição: caju (Seg 16 Jan, 2017 22:58). Total de 8 vezes.


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 17-03-24
Jan 2017 20 22:23

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por LucasPinafi »

Olá, professor. Você poderia dizer com qual idade o senhor conseguiu aprovação no IME?

Última edição: caju (Sex 20 Jan, 2017 22:37). Total de 1 vez.
Razão: Arrumar título.


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jan 2017 20 22:33

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por caju »

Olá LucasPinafi,

Minha aprovação no IME foi aos 45 do segundo tempo, com 23 anos.

Você está querendo trocar para IME/ITA?

Grande abraço,
Prof. Caju
Última edição: caju (Sex 20 Jan, 2017 22:38). Total de 1 vez.
Razão: Arrumar título.


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 17-03-24
Jan 2017 21 10:41

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por LucasPinafi »

Sim, no momento estou pensando seriamente na possibilidade de estudar em alguma instituição militar. Qual a opinião do Sr. para alguém que já está fazendo faculdade de Engenharia tentar entrar no ITA/IME que também é de engenharia?


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jan 2017 21 19:32

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por caju »

Olá LucasPinafi,

Acho totalmente válido! Fiz 3 semestres de faculdade de física na PUCRS, 4 anos de Matemática na UFRGS e 5 anos de Engenharia no IME. Posso te dar alguns conselhos sobre trocar de curso :)

O fato de você estar um pouco mais velho ajuda bastante a começar uma faculdade com uma cabeça diferente, mais voltado ao resultado mesmo (seja esse novo curso no IME, na PUC ou na UEM e seja ele o mesmo curso ou um curso diferente). Quando eu comecei a faculdade de física, era um garotão, não queria saber de nada! hehehe, com certeza fiz três semestres "nas coxas", só levando.

Na Matemática, com uma cabeça um pouco melhor, mas ainda muito garotão, já tive um foco diferente. Já sabia que o que eu gostava era de dar aulas de Matemática, queria ser professor de cursinho!

E, já com êxito no plano que tinha ao começar o curso de Matemática (já dava aulas em cursinhos desde o primeiro semestre de Matemática), conheci o ambiente IME/ITA, dando aulas no curso Elite. Notei que o foco era diferenciado, senti que eu estava mais conectado com aquilo que acontecia ali. Então, nessa hora, já com uma cabeça mais feita, já sabendo mais sobre como funciona o mundo, vi que se eu começasse um curso naquele momento, o aproveitamento seria muito maior, ainda mais em uma instituição com o renome do IME, mesmo com o prejuízo do tempo (me formar com quase 30 anos). E, nunca me arrependi!!

O aprendizado que obtive nos primeiros cursos foram essenciais para obter minha aprovação e moldar minha cabeça para o "gran finale" que seria o IME.

Então o resumo da ópera é o seguinte: vale a pena trocar de curso ou a faculdade caso haja uma dúvida pairando na cabeça. Essa não é uma decisão que tu consiga tomar depois de mais velho, pois o IME e o ITA possuem limite de idade para entrar. E você pode ficar arrependido o resto da vida de não ter tomado a decisão quando mais novo.

Deixo uma imagem para ilustrar um pouco o que digo.
Incentivo_Rubiks cube.jpg
Grande abraço,
Prof. Caju
Última edição: caju (Sáb 21 Jan, 2017 19:32). Total de 2 vezes.


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 17-03-24
Jan 2017 21 19:42

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por LucasPinafi »

Professor. Obrigado pela resposta. Realmente não estou me sentindo muito conectado na faculdade/curso que estou fazendo. Já estou no processo de preparação para a prova do ITA e física vem sendo meu pesadelo, rsrs (acho que de muitos também). Agradeço pela resposta e pelo fórum que tanto nos ajuda.
Uma perguntinha: o Sr. atua como engenheiro?


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jan 2017 21 23:03

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por caju »

Sim, atuo. Não com Computação. Enveredei para a área de petróleo, mas continua sendo engenharia.

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: Ter 20 Jun, 2017 10:53
Última visita: 06-05-23
Jul 2017 04 22:51

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Prof, quando menor tive contato com linguagem de programação básica HTML, vi um pouco de Java também é gostei bastante, mas ainda não me sentia meio incompleto, então optei por engenharia de computacao ao invés de ciência da computacao Quero trabalhar com projetos que sejam "materias", com esse tipo de pensamento você acha que posso quebrar a cara e estar iludido?


Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Ago 2017 02 18:40

Re: Saudações, Comunidade :) Apresentação Caju

Mensagem não lida por caju »

Olá ivanginato23,

Tudo depende do currículo da universidade que você entrou. Alguns estabelecimentos colocam um currículo de Engenharia da Computação mais voltado para o hardware (que é o mais comum) e outros colocam o currículo mais voltado para software (seria uma Engenharia de Software).

Me pareceu, com esse seu breve relato, que você está procurando algo mais voltado ao software. Assim, você precisa saber da universidade que você está indo.

Grande abraço,
Prof. Caju



"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Olá Mundo”