Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Maratonas de MatemáticaII Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

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Mar 2018 18 16:36

II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Autorizado pelo Proj Caju, está sendo anunciada a Segunda Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP aqui no TutorBrasil.

Existem claras regras, já enunciadas em outras Maratonas, e que serão aplicadas nessa Maratona :

1 ) O funcionamento é o seguinte : A Maratona inicia-se com o iniciador (no caso, eu), repostando as regras para que fiquem bem claras. Após isso, eu posto a primeira pergunta (inédita, como as subsequentes que serão postadas, no fórum do TTB) seguindo um modelo (a ser explicado). Assim que o Prof Caju determinar, ele tranca o tópico, dando-se assim fim à maratona;

2 ) Cada usuário que responder deve responder a pergunta anterior e em seguida postar uma pergunta nova, dos exames FUVEST / UNICAMP, da matéria de matemática e que seja inédita no fórum do TTB. Deve-se juntamente postar o gabarito da questão na Tag de Spoiler. Ou seja, responda a anterior e poste uma nova questão dentro do escopo da maratona, inédita, e com a tag Spoiler contendo o seu gabarito;

3 ) Poste a questão com o respectivo exame e ano de aplicação. Exemplos : (FUVEST - 2005), (UNICAMP - 2004), etc;

4 ) Deverá ser seguida uma ordem crescente na enumeração das questões, usando a seguinte nomenclatura : Problema n, Problema n+1, etc;

5 ) Use o Latex para postar as questões e as respostar (pode-se ainda estilizar usando o comando \mathsf{}, por exemplo, mas isso fica a gosto);

6 ) Poste a resolução formalmente e unicamente, como se estivesse entregando uma prova à banca da UNICAMP e /ou da FUVEST;

7 ) Não esqueça de pesquisar o seu problema a ser postado antes no fórum, verificando assim se ele já foi postado aqui;

8 ) Para manter o fluxo da Maratona, só poste um problema após responder ao último problema postado. Se no período de [tex3]\mathsf{36}[/tex3] horas, a última postada não for respondida, será movida ao fórum de Pré-Vestibular, continuando assim a Maratona.

A Maratona está constantemente sendo monitorada, por isso, qualquer descumprimento dessas regras básicas levará à exclusão do usuário da mesma.

Exemplo de postagem!

Problema 1

(FUVEST / UNICAMP - Ano da aplicação do problema) Enunciado do problema

Código: Selecionar todos

[spoiler]Gabarito do problema[spoiler]
Para a resolução!

Solução do Problema 1

Desenvolvimento formal do problema 1

Problema 2

(FUVEST / UNICAMP - Ano da aplicação do problema) Enunciado do problema

Código: Selecionar todos

[spoiler]Gabarito do problema[spoiler]
Segue o link da I Maratona FUVEST / UNICAMP de Matemática, iniciada por PedroCunha, para servir de exemplo :

viewtopic.php?f=45&t=39649

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Problema 1

(FUVEST - 2018) Em um torneio de xadrez, há [tex3]\mathsf{2\cdot n}[/tex3] participantes.

a) Na primeira rodada, há [tex3]\mathsf{n}[/tex3] jogos. Calcule, em função de [tex3]\mathsf{n}[/tex3] , o número de possibilidades para se fazer o emparceiramento da primeira rodada, sem levar em conta a cor das peças.

b) Suponha que [tex3]\mathsf{12}[/tex3] jogadores participem do torneio, dos quais [tex3]\mathsf{6}[/tex3] sejam homens e [tex3]\mathsf{6}[/tex3] sejam mulheres. Qual é a probabilidade de que, na primeira rodada, só haja confrontos entre jogadores do mesmo sexo?
Resposta

[tex3]\mathsf{a) \ \dfrac{(2 \cdot n)!}{2^n \ \cdot n!}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{b) \ \dfrac{5}{231}}[/tex3]

Editado pela última vez por joaopcarv em 14 Set 2018, 19:23, em um total de 6 vezes.
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Mar 2018 21 23:46

Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Eu andei conversando com algumas pessoas, parece que esse Problema 1 foi realmente um problema :lol: eu vou decidir responder por mim mesmo ao invés de deslocar o tópico para a área de Pré-Vestibular... pois afinal, foi uma questão que eu já tinha conseguido fazer :lol:

Solução do Problema 1

[tex3]\mathsf{a)}[/tex3] No xadrez, separamos os jogadores em jogos de [tex3]\mathsf{2}[/tex3] em [tex3]\mathsf{2}[/tex3] . ou seja, temos [tex3]\mathsf{\dfrac{2 \ \cdot \ n}{2} \ = \ n}[/tex3] jogos a serem disputados.

Temos duas formas de pensar em separar esses [tex3]\mathsf{2 \ \cdot \ n}[/tex3] jogadores em duplas...

Primeira forma [tex3]\rightarrow[/tex3]

Vamos combinando os jogadores de [tex3]\mathsf{2}[/tex3] em [tex3]\mathsf{2}[/tex3] , porque a ordem das duplas não nos importa ([tex3]\mathsf{A \ \times \ B \ = \ B \ \times \ A}[/tex3] , etc), até que nos sobrem apenas os [tex3]\mathsf{2}[/tex3] últimos para formarem a última dupla. Só que tem um adendo, os deslocamentos das duplas não nos interessa!!

Por exemplo : [tex3]\mathsf{A \ \times \ B, \ C \ \times \ D, \ E \ \times \ F, \ G \ \times \ H}[/tex3] é a mesma que [tex3]\mathsf{A \ \times \ B, \ E \ \times \ F, \ G \ \times \ H, \ C \ \times \ D}[/tex3] , etc.

Ou seja, temos que "despermutar" os [tex3]\mathsf{n}[/tex3] jogos / duplas, multiplicando tudo por [tex3]\mathsf{\dfrac{1}{n!}} \ \Rrightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{\underbrace{\dfrac{1}{n!}}_{"despermuta"} \ \cdot \ \underbrace{C_{(2\cdot \ n, \ 2)} \ \cdot \ C_{(2\cdot \ n \ - \ 2, \ 2)} \ \cdot \ C_{(2\cdot \ n \ - \ 4, \ 2)} \ \cdot \ \dots \ \cdot \ \overbrace{C_{(2,2)}}^{última \ dupla}}_{formação \ das \ duplas}} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{\dfrac{1}{n!} \ \cdot \ \dfrac{(2 \ \cdot \ n)!}{2! \ \cdot \ \cancel{(2 \ \cdot \ n \ - \ 2)!}} \ \cdot \ \dfrac{\cancel{(2 \ \cdot \ n \ - \ 2)!}}{2! \ \cdot \ \cancel{(2 \ \cdot \ n \ - \ 4)!}} \ \cdot \ \dfrac{\cancel{(2 \ \cdot \ n \ - \ 4)!}}{2! \ \cdot \ \cancel{(2 \ \cdot \ n \ - \ 6)!}} \ \cdot \ \dots \cdot \dfrac{\cancel{4!}}{2! \ \cdot \ \cancel{2!}} \ \cdot \ \dfrac{\cancel{2!}}{2! \ \cdot \ 0!}} \ \rightarrow[/tex3]

Perceba que cada jogo "deixa" [tex3]\mathsf{2!}[/tex3] e como são [tex3]\mathsf{n}[/tex3] jogos...

[tex3]\mathsf{\dfrac{(2\ \cdot \ n)!}{(2!)^n \ \cdot n!} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{\dfrac{(2 \ \cdot \ n)!}{2^n \ \cdot \ n!}}}}[/tex3]

Mas daí que vem a segunda existe existe aí... podemos também pensar em permutar livremente os [tex3]\mathsf{2 \ \cdot \ n}[/tex3] jogadores... mas mas sabemos que nem as [tex3]\mathsf{2!}[/tex3] permutas em cada uma das [tex3]\mathsf{n}[/tex3] duplas e nem as [tex3]\mathsf{n!}[/tex3] entre as duplas nos interessam, então vamos "despermutar" [tex3]\rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{\dfrac{(2\ \cdot \ n)!}{(2!)^n \ \cdot n!} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{\dfrac{(2 \ \cdot \ n)!}{2^n \ \cdot \ n!}}}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{b)}[/tex3]

Possibilidades totais [tex3]\mathsf{T}[/tex3] : Formadas livremente pelos [tex3]\mathsf{2 \ \cdot \ n \ = \ 12}[/tex3] jogadores ([tex3]\mathsf{n \ = \ 6}[/tex3] ), seguindo a nossa fórmula [tex3]\rightarrow [/tex3]

[tex3]\mathsf{T \ = \ \dfrac{12!}{2^6 \ \cdot \ 6!} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{T \ = \ \dfrac{12 \ \cdot \ 11 \ \cdot \ 10 \ \cdot \ 9 \ \cdot \ 8 \ \cdot \ 7 \ \cdot \ \cancel{6!}}{2^6 \ \cdot \ \cancel{6!} } \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\mathsf{T \ = \ 3 \ \cdot \ 11 \ \cdot \ 5 \ \cdot \ 9 \ \cdot \ 7 \ possibilidades \ totais}}[/tex3]

Possibilidades favoráveis [tex3]\mathsf{f}[/tex3] : Vamos livremente usar [tex3]\mathsf{2 \ \cdot \ n \ = \ 6}[/tex3] meninos ([tex3]\mathsf{n \ = \ 3}[/tex3] ) na nossa fórmula E também usar [tex3]\mathsf{2 \ \cdot \ n \ = \ 6}[/tex3] meninas ([tex3]\mathsf{n \ = \ 3}[/tex3] ) [tex3]\rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{f \ = \ \underbrace{\dfrac{6!}{2^3 \ \cdot \ 3!}}_{meninos} \ \underbrace{\cdot}_{e} \ \underbrace{\dfrac{6!}{2^3 \ \cdot \ 3!}}_{meninas}} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{f \ = \ \dfrac{6 \ \cdot \ 5 \ \cdot \ 4 \ \cdot \ \cancel{3!}\ \cdot \ 6 \ \cdot \ 5 \ \cdot \ 4 \ \cdot \ \cancel{3!}}{\cancel{3! \ \cdot \ 3!} \ \cdot \ 2^6} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\mathsf{3 \ \cdot \ 5 \ \cdot \ 3\ \cdot \ 5 \ possibilidades \ favoráveis}}[/tex3]

Logo, a probabilidade [tex3]\mathsf{p}[/tex3] é [tex3]\rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{p \ = \ \dfrac{f}{T} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{p \ = \ \dfrac{\cancel{3} \ \cdot \ \cancel{5} \ \cdot \ \cancel{3} \ \cdot \ 5}{3 \ \cdot \ 11 \ \cdot \cancel{5} \ \cdot \ \cancel{9} \ \cdot \ 7}} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{p \ = \ \dfrac{5}{231}}}}[/tex3]

Problema 2 (FUVEST - 2018)
Dois atletas correm com velocidades constantes em uma pista retilínea, partindo simultaneamente de extremos opostos, [tex3]\mathsf{A}[/tex3] e [tex3]\mathsf{B}[/tex3] . Um dos corredores parte de [tex3]\mathsf{A}[/tex3] , chega a [tex3]\mathsf{B}[/tex3] e volta para [tex3]\mathsf{A}[/tex3] . O outro corredor parte de [tex3]\mathsf{B}[/tex3] , chega a [tex3]\mathsf{A}[/tex3] e volta para [tex3]\mathsf{B}[/tex3] . Os corredores cruzam-se [tex3]\mathsf{2}[/tex3] vezes, a primeira vez a [tex3]\mathsf{800}[/tex3] metros de A e a segunda vez a [tex3]\mathsf{500}[/tex3] metros de [tex3]\mathsf{B}[/tex3] . O comprimento da pista, em metros, é :

[tex3]\mathsf{a) \ 1000;}[/tex3]
[tex3]\mathsf{b) \ 1300;}[/tex3]
[tex3]\mathsf{c) \ 1600;}[/tex3]
[tex3]\mathsf{d) \ 1900;}[/tex3]
[tex3]\mathsf{e) \ 2100.}[/tex3]
Resposta

[tex3]\mathsf{d) \ 1900 \ metros}[/tex3]
(OFF : Espero que essa seja uma mais "tranquila" :D )

Editado pela última vez por joaopcarv em 12 Abr 2018, 12:55, em um total de 2 vezes.
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por leomaxwell »

Solução do Problema 2
Screenshot_226.png
Screenshot_226.png (1.15 KiB) Exibido 5458 vezes
Sejam [tex3]d=[/tex3] distância total da pista
[tex3]a=[/tex3] corredor que parte de A
[tex3]b=[/tex3] corredor que parte de B

No primeiro encontro, [tex3]t_a=t_b\rightarrow \frac{800}{v_a}=\frac{500+d-1300}{v_b}\rightarrow \frac{v_a}{v_b}=\frac{800}{d-800}[/tex3] (i)
No segundo encontro, [tex3]t_{a}'=t_{b}'\rightarrow \frac{d+500}{v_a}=\frac{d+800+(d-1300)}{v_b}\rightarrow \frac{v_a}{v_b}=\frac{d+500}{2d-500}[/tex3] (ii)

De (i) e (ii), vem:

[tex3]\frac{800}{d-800}=\frac{d+500}{2d-500}[/tex3]

Daí, [tex3]d^2-1900d=0\Leftrightarrow d=0 [/tex3] (não convém) ou [tex3]d=1900[/tex3]

Resposta: letra d) 1900m

Problema 3 (Unicamp - 2018)
Sendo [tex3]c[/tex3] um número real, considere a função afim [tex3]f(x)=2x+c[/tex3] , definida para todo número real [tex3]x[/tex3] .
a) Encontre todas as soluções da equação [tex3][f(x)]^3=f(x^3)[/tex3] , para [tex3]c=1[/tex3] .
b) Determine todos os valores de [tex3]c[/tex3] para os quais a função [tex3]g(x)=\log(xf(x)+c)[/tex3] esteja definida para todo número real [tex3]x[/tex3] .
Resposta

a) [tex3]x=0[/tex3] ou [tex3]x=-1[/tex3]
b) [tex3]0< c < 8[/tex3]
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Razão: adicionar barra horizontal
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por Ittalo25 »

solução do problema 3

a)
[tex3][f(x)]^3=f(x^3)[/tex3]
[tex3](2x+1)^3=2x^3+1[/tex3]
[tex3]8x^3+1+12x^2+6x=2x^3+1[/tex3]
[tex3]x^3+2x^2+x=0[/tex3]
[tex3]x\cdot (x+1)^2 =0[/tex3]
[tex3]x \in \{-1,0\}[/tex3]

b)
[tex3]g(x)=\log(xf(x)+c)[/tex3]
Condição de existência:
[tex3]xf(x)+c> 0[/tex3]
[tex3]x\cdot (2x+c)+c> 0[/tex3]
[tex3]2x^2+xc +c> 0[/tex3]

Sendo assim a ordenada do vértice deve ser positiva:

[tex3]-\frac{\Delta }{4\cdot 2} >0[/tex3]
[tex3]-\frac{(c^2-4\cdot 2 \cdot c) }{4\cdot 2} >0[/tex3]
[tex3]c^2-8 c <0[/tex3]
[tex3]0<c <8[/tex3]

Problema 4 (Unicamp - 2018)

Lançando-se determinada moeda tendenciosa, a probabilidade de sair cara é o dobro da probabilidade de sair coroa. Em dois lançamentos dessa moeda, a probabilidade de sair o mesmo resultado é igual a:

a) [tex3]\frac{1}{2}[/tex3]
b) [tex3]\frac{5}{9}[/tex3]
c) [tex3]\frac{2}{3}[/tex3]
d) [tex3]\frac{3}{5}[/tex3]
Resposta

b)
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Optmistic
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por Optmistic »

Olá!

Solução problema 4


Se a moeda é tendenciosa, vamos calcular as probabilidades ...

o total possível é 100 %

vamos colocar em fração do tipo :

100 % = 3/3

assim temos que a probabilidade de sair cara é de 2/3 e de sair coroa é 1/3 .

Então podemos ter que saia 2 caras ou 2 coroas

Para as caras ...

2/3 . 2/3 = 4/9 de possibilidades

Para as coroas ...

1/3 . 1/3 = 1/9 de possibilidades

como temos cara "ou" coroa, significa que devemos somar ...

Assim :

4/9 + 1/9 = 5/9 é a probabilidade.

Letra b)


Problema 5 (Unicamp 2018)

Seja x um número real tal que sen x + cos x = 0,2.

Logo, | sen x − cos x| é igual a:

a) 0,5.
b) 0,8.
c) 1,1.
d) 1,4.
Resposta

D
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por leomaxwell »

Solução do problema 5
[tex3]\sen x + \cos x =0,2\Rightarrow (\sen x+\cos x)^2=\left(\frac{2}{10}\right)^2=[/tex3]
[tex3]=\underbrace{\sen ^2x+\cos^2 x}_{1}+2\sen x \cos x =\frac{4}{100}\Rightarrow -2\sen x \cos x =\frac{96}{100}[/tex3] (i)

[tex3]|\sen x - \cos x|=\sqrt{(\sen x-\cos x)^2}=\sqrt{\underbrace{\sen ^2x+\cos^2 x}_{1}-2\sen x\cos x }[/tex3] , mas de (i), vem que:
[tex3]|\sen x - \cos x|=\sqrt{1+\frac{96}{100}}=\sqrt{\frac{196}{100}}=\frac{14}{10}\Rightarrow \boxed{|\sen x - \cos x|= 1,4}[/tex3]

Problema 6 (Unicamp 2018)
Seja a função [tex3]h(x)[/tex3] definida para todo número real [tex3]x[/tex3] por
[tex3]h(x)=\begin{cases}
2^{x+1} \ \ \mathsf{se} \ x\leq 1\\
\sqrt{x-1}\ \ \mathsf{se}\ x >1
\end{cases}[/tex3]
Então, [tex3]h(h(h(0)))[/tex3] é igual a:
a) 0
b) 2
c) 4
d) 8
Resposta

letra c)
Editado pela última vez por joaopcarv em 12 Abr 2018, 12:59, em um total de 3 vezes.
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Solução do problema 6

Apenas consideremos as raízes positivas!

Seja [tex3]\mathsf{g \ = \ h(0) \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{g \ = \ \underbrace{2^{(0 \ + \ 1)}}_{x \ \leq \ 1} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\mathsf{g \ = \ 2}}[/tex3]

Seja [tex3]\mathsf{f \ = \ h(g) \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{f \ = \ \underbrace{\sqrt{2 \ - \ 1}}_{x \ \geq \ 1} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\mathsf{f \ = \ 1}}[/tex3]

Seja [tex3]\mathsf{e \ = \ h(f) \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{e \ = \ \underbrace{2^{(1 \ + \ 1)}}_{x \ \leq \ 1} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{e \ = \ 4}}} \ \Rrightarrow \ \mathsf{e \ = \ h(h(h(0)))}[/tex3]

Problema 7 (FUVEST - 2004)

Uma matriz [tex3]\mathsf{A}[/tex3] é ortogonal se [tex3]\mathsf{A \ \cdot \ A^t \ = \ \mathbb{I}}[/tex3] , onde [tex3]\mathbb{I}[/tex3] indica a matriz identidade e [tex3]\mathsf{A^t}[/tex3] indica a transposta de [tex3]\mathsf{A.}[/tex3] Se [tex3]\left[\begin{array}{cc}\mathsf{\dfrac{1}{2}}&\mathsf{x}\\\mathsf{y}&\mathsf{z}\\\end{array}\right][/tex3] é ortogonal, então [tex3]\mathsf{x^2 \ + \ y^2}[/tex3] é igual a :

[tex3]\mathsf{a) \ \dfrac{1}{4}; \\
\\
\\
b) \ \dfrac{\sqrt{3}}{4}; \\
\\
\\
c) \ \dfrac{1}{2}; \\
\\
\\
d) \ \dfrac{\sqrt{3}}{2}; \\
\\
\\
e) \ \dfrac{3}{2}}
[/tex3]
Resposta

[tex3]\mathsf{e) \ \dfrac{3}{2}}[/tex3]
Editado pela última vez por joaopcarv em 12 Abr 2018, 13:01, em um total de 1 vez.
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por Optmistic »

Solução do problema 7

Olá !

Teremos então :

Se [tex3]\begin{pmatrix}
\frac{1}{2} & x \\
y & z \\
\end{pmatrix}.\begin{pmatrix}
\frac{1}{2} & y \\
x & z \\
\end{pmatrix}=\begin{pmatrix}
1 & 0 \\
0 & 1 \\
\end{pmatrix}[/tex3]

Assim temos que :

1/2.1/2 + x.x = 1 ------>1/4 + x² = 1

1/2 .y + x.z = 0 -----> y/2 + xz = 0

y.y + z.z = 1 ------> y² + z² = 1



x² = 1 - 1/4 -----> x² = 3/4

y/2 = - xz -----> y = - xz.2 -------> y = - 2xz

y² + z² = 1 -----> (-2xz)^2 + z² = 1 -----> 4x²z² + z² = 1 ----->4.(3/4)z² + z² = 1 -----> 3z² + z² = 1 ----> z² = 1/4

y² + z² = 1 ------> y² + 1/4 = 1 -----> y² = 1 - 1/4 -----> y² = 3/4


Agora basta somar ...

x² + y²

3/4 + 3/4 = 6/4 = 3/2

:D

Problema 8 (Unicamp - 2018)

Sejam a e b números reais não nulos. Se o número complexo z = a + bi é uma raiz da equação quadrática

x² + bx + a = 0

então:

a) | Z | = [tex3]\frac{1}{\sqrt{3}}[/tex3] .

b) | Z | = [tex3]\frac{1}{\sqrt{5}}[/tex3] .

c) | Z | = [tex3]\sqrt{3}[/tex3] .

d) | Z | = [tex3]\sqrt{5}[/tex3] .

Resposta

b
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Solução do Problema 8

[tex3]\mathsf{x^2 \ + \ b\cdot x \ + a \ = \ 0}[/tex3] admite raiz [tex3]\mathsf{Z \ = \ a \ + \ b\cdot i}[/tex3] , logo admite como segunda raiz [tex3]\mathsf{\overline{Z} \ = \ a \ - \ b\cdot i}[/tex3] .

Pelas relações de Girard, [tex3]\mathsf{Z \ + \ \overline{Z} \ = \ \dfrac{-b}{\underbrace{1}_{1\cdot x^2}} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{a \ \cancel{+ \ b\cdot i \ - \ b\cdot i} \ + \ a \ = \ -b \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{2\cdot a \ = \ - b \ \therefore \ \boxed{\mathsf{b \ = \ - 2\cdot a}}}[/tex3]

Pela relação do produto [tex3]\rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{\underbrace{Z \ \cdot \overline{Z}}_{produto \ notável} \ = \ \dfrac{a}{1} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{(a \ + \ b\cdot i) \ \cdot \ (a \ - \ b\cdot i) \ = \ a \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\underbrace{a^2 \ + \ b^2}_{|Z|^2} \ = \ a \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{a^2 \ + \ (-2 \ \cdot a)^2 \ = \ a \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{a^2 \ + \ 4\cdot a^2 \ = \ a \ \rightarrow \ a \neq \ 0 \ \therefore}[/tex3]

[tex3]\mathsf{5 \ \cdot a^{\cancel{2}} \ = \ \cancel{a} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{a \ = \ \dfrac{1}{5}}}}[/tex3]

Vemos que [tex3]\mathsf{a \ = \ |Z|^2 \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\sqrt{a} \ = \ \sqrt{|Z|^2} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{|Z| \ = \ \dfrac{1}{\sqrt{5}}}}}[/tex3]

(Podemos também calcular que [tex3]\mathsf{b \ = \ \dfrac{-2}{5}}[/tex3] e então [tex3]\mathsf{|Z| = \ \sqrt{\bigg(\frac{1}{5}\bigg)^2 \ + \ \bigg(\frac{-2}{5}\bigg)^2} \ \therefore \ \boxed{\boxed{\mathsf{|Z| \ = \ \dfrac{1}{\sqrt{5}}}}}}[/tex3] )

Problema 9

(UNICAMP - 2013) Uma barra cilíndrica é aquecida a uma temperatura de [tex3]\mathsf{740^\circ C.}[/tex3] Em seguida, é exposta a uma corrente de ar a [tex3]\mathsf{40^\circ C.}[/tex3] Sabe-se que a temperatura no centro do cilindro varia de acordo com a função

[tex3]\mathsf{T_{(t)} \ = \ (T_0 \ - \ T_{(ar)}) \ \cdot \ 10^{^{\big(\frac{-t}{12}\big)}} + \ T_{(ar)}}[/tex3]

sendo [tex3]\mathsf{t}[/tex3] o tempo em minutos, [tex3]\mathsf{T_0}[/tex3] a temperatura inicial e [tex3]\mathsf{T_{(ar)}}[/tex3] a temperatura do ar. Com essa função, concluímos que o tempo requerido para que a temperatura no centro atinja [tex3]\mathsf{140^\circ C}[/tex3] é dado pela seguinte expressão, com o [tex3]\mathsf{\log}[/tex3] na base [tex3]\mathsf{10 \ :}[/tex3]

[tex3]\mathsf{a) \ 12 \cdot ( \log \ 7 \ - \ 1) \ min;}[/tex3]

[tex3]\mathsf{b) \ 12 \cdot (1 \ - \ \log 7) \ min;}[/tex3]

[tex3]\mathsf{c) \ 12 \cdot \log \ 7 \ \ min;}[/tex3]

[tex3]\mathsf{d) \dfrac{1 \ - \ \log 7}{12} \ min;}[/tex3]
Resposta

[tex3]\mathsf{Alternativa \ c)}[/tex3]
Editado pela última vez por joaopcarv em 12 Abr 2018, 13:03, em um total de 1 vez.
Razão: adicionar barra horizontal
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por Optmistic »

Solução do problema 9

Olá !

Vamos colocar todos estes valores na nossa função :

[tex3]T_{t}=(740 - 40).10^{\frac{-t}{12}}+40[/tex3]

[tex3]T_{t}=700.10^{\frac{-t}{12}}+40[/tex3]

substituindo ...

[tex3]140=700.10^{\frac{-t}{12}}+40[/tex3]

[tex3]140-40=700.10^{\frac{-t}{12}}[/tex3]

[tex3]100 = 700.10^{\frac{-t}{12}}[/tex3]

[tex3]\frac{100}{700}=10^{-t/12}[/tex3]

[tex3]\frac{1}{7}=10^{-t/12}[/tex3]

[tex3]log\frac{1}{7}=log10^{-t/12}[/tex3]

[tex3]log\frac{1}{7}=-\frac{t}{12}.log10[/tex3]

[tex3]log7^{-1}=-\frac{t}{12}.log10[/tex3]

[tex3]-log7=-\frac{t}{12}\ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ .(-1)[/tex3]

[tex3]log7=\frac{t}{12}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{t=12.log7}}[/tex3]

:D


Problema 10 (Unicamp - 2018)

Sejam p(x) e q(x) polinômios com coeficientes reais.

Dividindo-se p(x) por q(x), obtêm-se quociente e resto iguais a x² + 1.

Nessas condições, é correto afirmar que:

a) o grau de p(x) é menor que 5.

b) o grau de q(x) é menor que 3.

c) p(x) tem raízes complexas.

d) q(x) tem raízes reais.


Resposta

c)

Editado pela última vez por joaopcarv em 12 Abr 2018, 13:05, em um total de 2 vezes.
" A dúvida é o sinônimo do saber ! " :wink:
Trancado
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