Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Maratonas de MatemáticaI Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

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PedroCunha
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Jun 2014 12 12:35

I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por PedroCunha »

Temos o prazer de anunciar a primeira Maratona de Matemática voltada para FUVEST/UNICAMP do TutorBrasil.

As regras são bem simples e devem ser seguidas à risca:

I: Cada usuário deverá colocar em sua postagem a resposta da pergunta anterior e uma pergunta nova (com o gabarito dentro da tag spoiler). Friso novamente: deverão ser colocadas na mesma mensagem a resposta da pergunta anterior e a nova pergunta (com o gabarito dentro da tag spoiler);

*Questões sem gabarito deverão ser postadas na área Pré-Vestibular do Fórum e não na Maratona*.


II: Todas as perguntas e respostas deverão fazer uso do LaTeX (tutorial aqui: http://www.tutorbrasil.com.br/tutoriais ... r-equacoes );

III: As respostas deverão ser feitas da mesma maneira que você, o usuário, faria se fosse entregar a resposta de uma questão discursiva à banca da FUVEST/UNICAMP;

IV: Todas as questões devem ser da FUVEST/UNICAMP, com o respectivo ano de aplicação;

V: Uma questão nova só deverá ser postada quando a antiga for respondida. Se após um período de 36 horas a questão não for respondida, a mesma será retirada da Maratona e movida para a área Pré-Vestibular do Fórum, de forma a continuarmos a Maratona.;

VI: Antes de postar uma questão, faça uma busca no Fórum para garantir que a mesma já não tenha sido postada;

VII: As questões devem ser numeradas na ordem crescente.

O não cumprimento das regras acarretará na exclusão da maratona; este tópico será constantemente monitorado de forma a garantir que as regras sejam seguidas.

Segue um exemplo de como deverão ser as postagens:

Problema 1

(FUVEST/UNICAMP - Ano de aplicação ) Enunciado da questão

Código: Selecionar todos

[spoiler] gabarito [/spoiler]
Quem for resolver o problema:

Solução do problema 1

Descrever a solução


Problema 2

(FUVEST/UNICAMP - Ano de aplicação ) Enunciado da questão

Código: Selecionar todos

[spoiler] gabarito [/spoiler]
Seguem os links para as maratonas IME/ITA de Matemática já realizadas no fórum (criação do FilipeCaceres), para servirem de exemplo de como postar, etc. .

I Maratona: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/mat ... 19152.html
II Maratona: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/mat ... 20844.html
III Maratona: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/mat ... 30498.html


----------------------------------------------------------------------------------------

Problema 1

(FUVEST-2014) O triângulo [tex3]AOB[/tex3] é isósceles, com [tex3]OA = OB[/tex3] , e [tex3]ABCD[/tex3] é um quadrado. Sendo [tex3]\theta[/tex3] a medida do ângulo [tex3]A\hat{O}B[/tex3] , pode-se garantir que a área do quadrado é maior que a área do triângulo se:

a) [tex3]14^{\circ} < \theta < 28^{\circ}[/tex3]
b) [tex3]15^{\circ} < \theta < 60^{\circ}[/tex3]
c) [tex3]20^{\circ} < \theta < 90^{\circ}[/tex3]
d) [tex3]28^{\circ} < \theta < 120^{\circ}[/tex3]
e) [tex3]30^{\circ} < \theta < 150^{\circ}[/tex3]

Dados os valores aproximados:

[tex3]\tan 14^{\circ} \cong 0,2493, \tan 15^{\circ} \cong 0,2679 \\
\tan 20^{\circ} \cong 0,3640, \tan 28^{\circ} \cong 0,5317[/tex3]
Resposta

Alternativa e

Editado pela última vez por PedroCunha em 12 Jun 2014, 12:35, em um total de 2 vezes.
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csmarcelo
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Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por csmarcelo »

Solução do problema 1

Área do quadrado ABCD = [tex3]AB^2[/tex3]

Área do triângulo AOB = [tex3]\frac{AB\cdot h}{2}[/tex3] , sendo [tex3]h[/tex3] a altura relativa ao lado [tex3]AB[/tex3] .

O enunciado pede o intervalo de [tex3]\theta[/tex3] para [tex3]AB^2>\frac{AB\cdot h}{2}[/tex3] .

[tex3]AB^2>\frac{AB\cdot h}{2}\rightarrow h<2AB\ (I)[/tex3]

Sendo o triângulo [tex3]AOB[/tex3] isósceles, com [tex3]OA\equiv OB[/tex3] , a altura [tex3]h[/tex3] também é mediana e bissetriz. Assim,

[tex3]\tan\left(\frac{\hat{AOB}}{2}\right)=\frac{\frac{AB}{2}}{h}\rightarrow h=\frac{AB}{2\cdot\tan\left(\frac{\hat{AOB}}{2}\right)}[/tex3]

Substituindo [tex3]h[/tex3] em [tex3](I)[/tex3] :

[tex3]\frac{AB}{2\cdot\tan\left(\frac{\hat{AOB}}{2}\right)}<2AB\rightarrow \tan\left(\frac{\hat{AOB}}{2}\right)>\frac{1}{4}[/tex3]

Comparando com os valores aproximados das tangentes dos ângulos dados no enunciado, garantimos que a área do quadrado será maior que a área do triângulo quando [tex3]\frac{\hat{AOB}}{2}\geq15^\circ\rightarrow\hat{AOB}\geq30^\circ[/tex3] , o que nos leva à letra (e) como resposta.

------------------------------------------------------------------------------

Problema 2

(FUVEST-1994) Deseja-se construir um cone circular reto com 4 cm de raio da base e 3 cm de altura. Para isto, recorta-se em cartolina, um setor circular para a superfície lateral e um círculo para a base. Calcule a medida do ângulo central do setor circular.
Resposta

[tex3]288^\circ[/tex3]

Editado pela última vez por csmarcelo em 12 Jun 2014, 23:05, em um total de 2 vezes.
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PedroCunha
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Jun 2014 12 23:48

Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por PedroCunha »

Solução do problema 2

Considere o triângulo retângulo formado pelo raio da base, altura do cone e geratriz do mesmo.

Temos:

[tex3]g^2 = r^2 + h^2 \therefore g^2 = 4^2 + 3^2 \therefore g = 5[/tex3]

A área lateral de um cone qualquer é dada por [tex3]S_l = \pi \cdot r \cdot g[/tex3] . Como a área lateral nada mais é que um setor circular de raio [tex3]g[/tex3] , para descobrirmos a medida do ângulo pedido, basta fazermos uma regra de três, comparando a área de um círculo de raio [tex3]g[/tex3] e a área lateral:

[tex3]\begin{array} {|c|c|} \hline \pi \cdot r \cdot g & x \\ \hline \pi \cdot g^2 & 360^{\circ} \\ \hline \end{array} \Leftrightarrow x \cdot g = 360^{\circ} \cdot r \therefore 5x = 360^{\circ} \cdot 4 \Leftrightarrow \boxed{\boxed{ x = 288^{\circ} }}[/tex3]

------------------------------------------------------------------------------

Problema 3

(FUVEST - 2014) Considere o triângulo [tex3]ABC[/tex3] no plano cartesiano com vértices [tex3]A = (0,0), B = (3,4), C = (8,0)[/tex3] . O retângulo [tex3]MNPQ[/tex3] tem os vértices [tex3]M[/tex3] e [tex3]N[/tex3] sobre o eixo das abscissas , o vértice [tex3]Q[/tex3] sobre o lado [tex3]\overline{AB}[/tex3] e o vértice [tex3]P[/tex3] sobre o lado [tex3]\overline{BC}[/tex3] . Dentre todos os retângulos construídos desse modo, o que tem área máxima é aquele em que o ponto [tex3]P[/tex3] é:

a) [tex3]\left( 4, \frac{16}{5} \right)[/tex3]
b) [tex3]\left( \frac{17}{4}, 3 \right)[/tex3]
c) [tex3]\left(5, \frac{12}{5} \right)[/tex3]
d) [tex3]\left(\frac{11}{2}, 2 \right)[/tex3]
e) [tex3]\left(6, \frac{8}{5} \right)[/tex3]
Resposta

Alternativa d
Editado pela última vez por PedroCunha em 12 Jun 2014, 23:48, em um total de 2 vezes.
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poti
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Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por poti »

Solução do problema 3
GEO.png
GEO.png (14.78 KiB) Exibido 14808 vezes
Por semelhança:

[tex3]\frac{4-n}{4} = \frac{m}{8}[/tex3]

[tex3]m = 8 - 2n \ (I)[/tex3]

[tex3]A_{MNPQ} = mn \ (II)[/tex3]

Substituindo a primeira na segunda:

[tex3]A_{MNPQ} = (8 - 2n)n[/tex3]

[tex3]A_{MNPQ} = -2n^2 + 8n[/tex3]

[tex3]n_v = 2 \Rightarrow Amáx_{MNPQ} = 8 \Rightarrow m_v = 4[/tex3]

O ponto P tem coordenadas: [tex3](AN, n) = (AM + m, 2) = (AM + 4, 2)[/tex3]

[tex3]\frac{AM}{AD} = \frac{MQ}{DB}[/tex3]

[tex3]\frac{AM}{3} = \frac{n}{4} \Rightarrow AM = \frac{3}{2}[/tex3]

Então P é [tex3]\boxed{\left(\frac{11}{2}, 2\right)}[/tex3]

Letra d

------------------------------------------------------------------------------

Problema 4

(FUVEST - 1985) Um dos catetos de um triângulo retângulo mede 2 e a hipotenusa mede 6. A área do triângulo é:

a) [tex3]2\sqrt{2}[/tex3]
b) [tex3]6[/tex3]
c) [tex3]4\sqrt{2}[/tex3]
d) [tex3]3[/tex3]
e) [tex3]\sqrt{6}[/tex3]
Resposta

Alternativa c
Editado pela última vez por poti em 13 Jun 2014, 01:21, em um total de 2 vezes.
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csmarcelo
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Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por csmarcelo »

Solução do problema 4

Por Pitágoras,

[tex3]6^2=2^2+c^2\rightarrow c=4\sqrt{2}[/tex3]

A área de um triângulo equivale à metade do produto dos catetos.

[tex3]S=\frac{2\cdot4\sqrt{2}}{2}=4\sqrt{2}[/tex3]

------------------------------------------------------------------------------

Problema 5

(FUVEST-2013) As propriedades aritméticas e as relativas à noção de ordem desempenham um importante papel no estudo dos números reais. Nesse contexto, qual das afirmações abaixo é correta?

a) Quaisquer que sejam os números reais positivos [tex3]a[/tex3] e [tex3]b[/tex3] , é verdadeiro que [tex3]\sqrt{a+b}=\sqrt{a}+\sqrt{b}[/tex3] .
b) Quaisquer que sejam os números reais [tex3]a[/tex3] e [tex3]b[/tex3] tais que [tex3]a^2-b^2=0[/tex3] , é verdadeiro que [tex3]a=b[/tex3] .
c) Qualquer que seja o número real [tex3]a[/tex3] , é verdadeiro que [tex3]\sqrt{a^2}=a[/tex3] .
d) Quaisquer que sejam os números reais [tex3]a[/tex3] e [tex3]b[/tex3] não nulos tais que [tex3]a<b[/tex3] , é verdadeiro que [tex3]\frac{1}{b}<\frac{1}{a}[/tex3] .
e) Qualquer que seja o número real [tex3]a[/tex3] , com [tex3]0<a<1[/tex3] , é verdadeiro que [tex3]a^2<\sqrt{a}[/tex3] .
Resposta

e
Editado pela última vez por csmarcelo em 13 Jun 2014, 09:54, em um total de 2 vezes.
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Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por PedroCunha »

Solução do problema 5

Para provar que uma sentença é falsa, basta um contra-exemplo. Tendo dito isso:

a) Falsa: [tex3]\sqrt{4+5} = \sqrt{4} + \sqrt{5} \therefore 3 = 2 + 2,23 \therefore 3 = 4,23 \rightarrow \text{ Absurdo}[/tex3]
b) Falsa: [tex3]a^2 -b^2 = 0 \therefore a^2 = b^2 \rightarrow a = |b|[/tex3] . Contra-exemplo:
[tex3](2)^2 - [(-2)^2] = 0 \therefore 4 -4 = 0 \therefore 0 = 0, a \neq b[/tex3]
c) Falsa: como já vimos, [tex3]\sqrt{a^2} = |a|[/tex3] .
d) Falsa: considere a desigualdade [tex3]a < b[/tex3] . Multiplicando tudo por [tex3]\frac{1}{ab}[/tex3] , temos que analisar dois casos:
Se [tex3]\frac{1}{ab} < 0[/tex3] maior que zero: [tex3]\frac{1}{b} < \frac{1}{a}[/tex3] .
Se [tex3]\frac{1}{ab} < 0[/tex3] , ou seja [tex3]a < 0 \text{ e } b > 0[/tex3] , [tex3]\frac{1}{b} > \frac{1}{a}[/tex3] .
Exemplo numérico: [tex3]a = -3, b = 2[/tex3] : [tex3]-\frac{1}{3} < \frac{1}{2}[/tex3] .
e) Verdadeira. Por eliminação, sobra ela. A prova da veracidade da afirmação é:

[tex3]0 < a < 1 \therefore 0 < a^2 < a \therefore a^2 < a \dots I \\\\ a^2 < a \therefore \sqrt{a^2} < \sqrt{a}, \text{ como } a > 0, a < \sqrt{a} \dots II \\\\

\text{ De } I \text{ e } II: a^2 < \sqrt{a}[/tex3]

Letra e.

------------------------------------------------------------------------------------------

Problema 6 :

(UNICAMP - 2013) A embalagem de certo produto alimentício, em formato de cilindro circular, será alterada para acomodar um novo rótulo com informações nutricionais mais completas. Mantendo o mesmo volume da embalagem, a sua área lateral precisa ser aumentada. Porém, por restrições de custo do material utilizado, este aumento da área lateral não deve ultrapassar [tex3]25\%[/tex3] . Sejam [tex3]r[/tex3] e [tex3]h[/tex3] o raio e a altura da embalagem original, e [tex3]R[/tex3] e [tex3]h[/tex3] o raio e a altura da embalagem alterada. Nessas condições podemos afirmar que:

a) [tex3]\frac{R}{r} \geq \frac{3}{4} \text{ e } \frac{H}{h} \leq \frac{16}{9}[/tex3]
b) [tex3]\frac{R}{r} \geq \frac{9}{16} \text{ e } \frac{H}{h} \leq \frac{4}{3}[/tex3]
c) [tex3]\frac{R}{r} \geq \frac{16}{25} \text{ e } \frac{H}{h} \leq \frac{5}{4}[/tex3]
d) [tex3]\frac{R}{r} \geq \frac{4}{5} \text{ e } \frac{H}{h} \leq \frac{25}{16}[/tex3]
Resposta

Alternativa d
Editado pela última vez por PedroCunha em 13 Jun 2014, 11:16, em um total de 2 vezes.
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Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por PedroCunha »

Solução do problema 6 .

Seja [tex3]v_1,v_2, Sl_1 \text{ e } Sl_2[/tex3] ,respectivamente, o volume antigo,o volume após a modificação, a área lateral antiga e a área lateral após a modificação. Do enunciado, temos:

[tex3]\circ v_1 = v_2 \rightarrow \pi \cdot r^2 \cdot h = \pi \cdot R^2 \cdot H \rightarrow \frac{h}{H} = \left( \frac{R}{r} \right)^2 \\\\ \circ Sl_2 \leq 1,25 \cdot Sl_1 \therefore 2\pi \cdot R \cdot H \leq \frac{5}{4} \cdot 2\pi \cdot r \cdot h \therefore R \cdot H \leq \frac{5}{4} \cdot r \cdot h, \text{ como } H, r > 0 : \\\\ \frac{R}{r} \leq \frac{5}{4} \cdot \frac{h}{H} \therefore -\left( \frac{5}{4} \cdot \frac{R}{r} \right)^2 - \frac{R}{r} \leq 0 \therefore \frac{R}{r} \cdot \left( -\frac{5}{4}\frac{R}{r} + 1 \right) \leq 0 \\\\ \text{ Como } \frac{R}{r} \text{ \'{e} sempre positivo, basta que tenhamos: } \frac{R}{r} \geq \frac{4}{5}[/tex3]

Assim:

[tex3]\sqrt{\frac{h}{H}} \geq \frac{4}{5} \therefore \frac{h}{H} \geq \frac{16}{25} \therefore 1 \geq \frac{16}{25} \cdot \frac{H}{h} \rightarrow \frac{H}{h} \leq \frac{25}{16}[/tex3]

Letra d.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Problema 7

(UNICAMP-2013) Na figura abaixo, [tex3]ABC[/tex3] e [tex3]BDE[/tex3] são triângulos isósceles semelhantes de bases [tex3]2a[/tex3] e [tex3]a[/tex3] , respectivamente, e o ângulo [tex3]C\hat{A}B = 30^{\circ}[/tex3] .
unicamp.png
unicamp.png (18.25 KiB) Exibido 14769 vezes
Portanto, o comprimento do segmento [tex3]CE[/tex3] é:

a) [tex3]a \cdot \sqrt{\frac{5}{3}}[/tex3]
b) [tex3]a \cdot \sqrt{\frac{8}{3}}[/tex3]
c) [tex3]a \cdot \sqrt{\frac{7}{3}}[/tex3]
d) [tex3]a \cdot \sqrt{2}[/tex3]
Resposta

Alternativa c
Editado pela última vez por PedroCunha em 15 Jun 2014, 00:57, em um total de 2 vezes.
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Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por csmarcelo »

Solução do problema 7

[tex3]\hat{CAB}=30^\circ, AC\equiv BC\rightarrow \hat{CBA}=30^\circ\rightarrow\hat{ACB}=120^\circ[/tex3]

Como [tex3]ABC[/tex3] e [tex3]BDE[/tex3] são semelhantes,

[tex3]\hat{EBD}\equiv\hat{EDB}=30^\circ[/tex3] , [tex3]BE\equiv DE[/tex3] e [tex3]\hat{BED}=120^\circ[/tex3]

Assim, temos que,

[tex3]\hat{CBE}=180^\circ-2\cdot30^\circ=120^\circ[/tex3]
Untitled.png
Untitled.png (11.64 KiB) Exibido 14767 vezes
--------------------------------------------

[tex3]\cos120^\circ=-\frac{1}{2}[/tex3]

Pela Lei dos Cossenos,

Em [tex3]ABC[/tex3] , [tex3](2a)^2=x^2+x^2-2\cdot x\cdot x\cdot\cos120^\circ\rightarrow x^2=\frac{4a^2}{3}[/tex3]

Em [tex3]BDE[/tex3] , [tex3]a^2=y^2+y^2-2\cdot y\cdot y\cdot\cos120^\circ\rightarrow y^2=\frac{a^2}{3}[/tex3]

Em [tex3]BCE[/tex3] ,

[tex3]CE^2=x^2+y^2-2\cdot x\cdot y\cdot\cos120^\circ[/tex3]
[tex3]CE^2=\frac{4a^2}{3}\,\,\,\rightarrow\,\,\,+\frac{a^2}{3}-2\cdot\sqrt{\frac{4a^2}{3}}\cdot\sqrt{\frac{a^2}{3}}\cdot\cos120^\circ[/tex3]
[tex3]CE=a\sqrt{\frac{7}{3}}[/tex3]

-------------------------------------------------------

Problema 8

( FUVEST - 2014 )Uma das piscinas do Centro de Práticas Esportivas da USP tem o formato de três hexágonos regulares congruentes, justapostos, de modo que cada par de hexágonos tem um lado em comum, conforme representado na figura abaixo. A distância entre lados paralelos de cada hexágono é de 25 metros.
Untitled1.png
Untitled1.png (6 KiB) Exibido 14767 vezes
Assinale a alternativa que mais se aproxima da área da piscina.

a) [tex3]1.600m^2[/tex3]
b) [tex3]1.800m^2[/tex3]
c) [tex3]2.000m^2[/tex3]
d) [tex3]2.200m^2[/tex3]
e) [tex3]2.400m^2[/tex3]
Resposta

a
Editado pela última vez por csmarcelo em 15 Jun 2014, 13:31, em um total de 5 vezes.
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Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por PedroCunha »

Solução do problema 8

Seja [tex3]x[/tex3] o lado de um dos hexágonos regulares. Sabemos também que o ângulo interno do mesmo vale 120°. Assim, aplicando a Lei dos Cossenos, teremos:

[tex3]25^2 = x^2 + x^2 - 2 \cdot x \cdot x \cdot \cos 120^{\circ} \therefore 25^2 = 2x^2 - 2x^2 \cdot \left( -\frac{1}{2} \right) \therefore \frac{25^2}{3} = x^2 \\\\ \Leftrightarrow x = \frac{25}{\sqrt 3}[/tex3]

A área da piscina é igual a área de três hexágonos de lado x. Assim:

[tex3]S_p = 3 \cdot 6 \cdot \frac{x^2\sqrt 3}{4} \therefore S_p = \frac{9}{2} \cdot \frac{625}{3} \cdot \sqrt 3 \therefore S_p = \frac{3\sqrt 3 \cdot 625}{2} \Leftrightarrow \boxed{\boxed{ S_p \approx 1600 m^2 }}[/tex3]

Letra a.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Problema 9

(UNICAMP - 2013) Sejam [tex3]r, s[/tex3] e [tex3]t[/tex3] as raízes do polinômio [tex3]P(x) = x^3 + ax^2 + bx + \left( \frac{b}{a} \right)^3[/tex3] , em que a e b são constantes reais não nulas. Se [tex3]s^2 = r \cdot t[/tex3] , então a soma de [tex3]r + t[/tex3] é igual a:

a) [tex3]\frac{b}{a} + a[/tex3]
b) [tex3]-\frac{b}{a} - a[/tex3]
c) [tex3]a - \frac{b}{a}[/tex3]
d) [tex3]\frac{b}{a} - a[/tex3]
Resposta

Alternativa d
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Marcos
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Jun 2014 15 15:13

Re: I Maratona de Matemática FUVEST/UNICAMP

Mensagem não lida por Marcos »

Solução do problema 9

Seja [tex3]p(x) = x^3+ ax^2+ bx + \left(\frac{b}{a}\right)^3[/tex3] as raízes são [tex3]r,s[/tex3] e [tex3]t[/tex3] e [tex3]s^2=r.t[/tex3] .

Sendo:

[tex3]r.s.t=-\left(\frac{b}{a}\right)^3[/tex3]
[tex3]s^3=\left(-\frac{b}{a}\right)^3[/tex3]
[tex3]s=\frac{-b}{a}[/tex3]

[tex3]r+s+t=-a[/tex3] , logo [tex3]r+t=-a-s[/tex3] [tex3]\Rightarrow[/tex3] [tex3]\boxed{\boxed{r+t=\frac{b}{a}-a}}[/tex3] [tex3]\Longrightarrow[/tex3] [tex3]Letra: (D)[/tex3]

Resposta: [tex3]D[/tex3]

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Problema 10

(UNICAMP - 1991) Qual o menor número inteiro de voltas que deve dar a roda c da engrenagem da figura, para que a roda a dê um número inteiro de voltas?
UNICAMP 1991.gif
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Resposta

O número mínimo de voltas da roda c é [tex3]5[/tex3] .

Editado pela última vez por Marcos em 15 Jun 2014, 15:13, em um total de 2 vezes.
''Nunca cruze os braços diante dos obstáculos, pois lembre-se que o maior dos Homens morreu de braços abertos.''

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