Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Maratonas de MatemáticaII Maratona de Matemática IME/ITA

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FilipeCaceres
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por FilipeCaceres »

Solução do Problema 280

A área de qualquer quadrilátero pode ser calculado da seguinte forma
[tex3]A=\frac{d_1\cdot d_2\cdot \sen\theta}{2}[/tex3] , onde [tex3]\theta[/tex3] é o ângulo entre as diagonais.

Agora fica fácil de cálcular.
[tex3]S=\frac{d_1\cdot d_2\cdot \sen\frac{\pi}{6}}{2}[/tex3]
[tex3]2S=d_1\cdot d_2\cdot \frac{1}{2}[/tex3]

Portanto,
[tex3]\boxed{d_1\cdot d_2=4S}[/tex3] . Letra D

-----------------------------------------------------------------

Problema 281

(AFA - 1989) Se [tex3]x = 1[/tex3] é raiz da equação [tex3]x^4 + px^3 + px^2 + px + p = 0[/tex3] , então:

a) [tex3]p = -\frac{1}{4}[/tex3]
b) [tex3]p = \frac{1}{2}[/tex3]
c) [tex3]p =0\,\, ou\,\, p = -1[/tex3]
d) [tex3]p = 1 \,\,ou\,\, p = -1[/tex3]

Editado pela última vez por FilipeCaceres em 07 Set 2012, 19:07, em um total de 2 vezes.
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felps
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por felps »

Solução do Problema 281

Quando um polinômio tem uma raiz igual a [tex3]1[/tex3] , a soma de seus coeficientes é igual a [tex3]0[/tex3] .

[tex3]1 + p + p + p + p = 0[/tex3]
[tex3]4p = -1[/tex3]
[tex3]p = -\frac{1}{4}[/tex3]

Letra A.

----------------------------------------------------------------------------

Problema 282

(ITA-2001) Sendo dado [tex3]\ln(2\sqrt{4}\sqrt[3]{6}\sqrt[4]{8}...\sqrt[n]{2n}) = a_n[/tex3] e [tex3]\ln(\sqrt{2}\sqrt[3]{3}\sqrt[4]{4}...\sqrt[2n]{2n}) = b_n[/tex3] então,

[tex3]\frac{\ln 2}{2} - \frac{\ln 3}{3} + \frac{\ln 4}{4} - \frac{\ln 5}{5} + ... + \frac{\ln 2n}{2n}[/tex3] é igual a:

a) [tex3]a_n - 2b_n[/tex3]
b) [tex3]2^a_n - b_n[/tex3]
c) [tex3]a_n - b_n[/tex3]
d) [tex3]b_n - a_n[/tex3]
e) [tex3]a_n + b_n[/tex3]

Editado pela última vez por felps em 07 Set 2012, 19:15, em um total de 2 vezes.
"É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo,mesmo expondo-se ao insucesso,do que ficar na fila dos pobres de espírito,que nem gozam muito nem sofrem muito,por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota" F. Roosevelt
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por FilipeCaceres »

Solução do Problema 282

Temos,
[tex3]a_n=\ln 2+ \frac{\ln 4}{2} + \frac{\ln 6}{3} + \cdots + \frac{\ln 2n}{n}[/tex3]
[tex3]b_n=\frac{\ln 2}{2}+ \frac{\ln 3}{3} + \frac{\ln 4}{4} +\frac{\ln 5}{5} +\cdots + \frac{\ln 2n}{2n}[/tex3]

Subtraindo,
[tex3]a_n-b_n=\ln2-\frac{\ln 3}{3}+\left(\frac{\ln 4}{2}-\frac{\ln 4}{4}\right)+\cdots +\left(\frac{\ln 2n}{n}-\frac{\ln 2n}{2n}\right)[/tex3]

Assim temos,
[tex3]a_n-b_n=\frac{\ln 2}{2} - \frac{\ln 3}{3} + \frac{\ln 4}{4} - \frac{\ln 5}{5} + ... + \frac{\ln 2n}{2n}[/tex3] que é justamente o que desejamos. Letra C

-------------------------------------------------------------------------

Problema 283

(AFA - 1989) Sabendo-se que [tex3]0 < \alpha < \beta< \frac{\pi}{2}[/tex3] , [tex3]sen \alpha = a[/tex3] e [tex3]sen \beta = b[/tex3] , então o valor da expressão [tex3]\sin (\pi +\alpha) - \cos (2\pi -\beta)[/tex3] será igual a:

a) [tex3]a+\sqrt{1-b^2}[/tex3]
b) [tex3]-a+\sqrt{1-b^2}[/tex3]
c) [tex3]a-\sqrt{1-b^2}[/tex3]
d) [tex3]-a-\sqrt{1-b^2}[/tex3]
Editado pela última vez por FilipeCaceres em 07 Set 2012, 20:22, em um total de 2 vezes.
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PedroB
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por PedroB »

Solução do Problema 283

Fazendo a distributiva temos:
[tex3]\sen \pi + \sen \alpha - \cos 2\pi + \cos \beta[/tex3]
[tex3]0 + \sen \alpha - 1 + \cos \beta[/tex3]
[tex3]\sen \alpha + \cos \beta -1[/tex3]

Sabendo que [tex3]\cos ^{2}\beta + \sen ^{2}\beta = 1[/tex3] temos que [tex3]\sqrt{1 - b^{2}} = \cos \beta[/tex3]

Portanto, substituindo temos que a expressão vale [tex3]a + \sqrt{1 - b^{2}}[/tex3] Resposta: A

-------------------------------------------------

Problema 284

(ITA-1973)Suponhamos que p e q são os catetos de um triângulo retângulo e h a altura relativa à hipotenusa do mesmo, nestas condições, podemos afirmar que a equação:
[tex3]\frac{2}{p}x^{2} - \frac{2}{h}x + \frac{1}{q}=0[/tex3] ([tex3]\mathbb{R}[/tex3] é o conjunto de numeros reais)

a) Não adimite raizes reais
b) Admite uma raiz em forma de [tex3]m\sqrt{-1}[/tex3] , onde [tex3]m\in\mathbb{R}[/tex3] m > 0
c) Admite sempre raizes reais
d) Admite uma raiz em forma de [tex3]-m\sqrt{-1}[/tex3] , onde [tex3]m\in\mathbb{R}[/tex3] m > 0
e) N.R.A
Editado pela última vez por PedroB em 07 Set 2012, 21:45, em um total de 2 vezes.
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por FilipeCaceres »

Solução do Problema 284

Vamos analisar o valor de delta da expressão
[tex3]\Delta =\frac{4}{h^2}-4\cdot \frac{2}{p\cdot q}[/tex3]
[tex3]\Delta =4\left(\frac{1}{h^2}-\frac{2}{p\cdot q}\right)[/tex3]

A área do triângulo pode ser calculado da seguinte forma,
[tex3]S=\frac{p\cdot q}{2}=\frac{h\cdot \sqrt{p^2+q^2}}{2}[/tex3]
[tex3]h^2=\frac{p^2\cdot q^2}{p^2+q^2}[/tex3]
[tex3]\frac{1}{h^2}=\frac{1}{p^2}+\frac{1}{q^2}[/tex3]

Usando MA-MG (Média Aritmética - Média Geométrica)
[tex3]\frac{1}{p^2}+\frac{1}{q^2}\geq2\sqrt{\frac{1}{p^2}\cdot\frac{1}{q^2}}=\frac{2}{p\cdot q}[/tex3]

Então temos,
[tex3]\frac{1}{h^2}\geq \frac{2}{p\cdot q}[/tex3]

Assim temos que [tex3]\Delta \geq 0[/tex3] ,portanto sempre teremos raízes reais. Letra C

----------------------------------------------------------------------------------------------

Problema 285

(EN - 1984) Num círculo de raio [tex3]6\,cm[/tex3] , as cordas [tex3]AB[/tex3] e [tex3]BC[/tex3] são, respectivamente, o lado do quadrado e o lado do hexágono regular inscritos no círculo. A corda [tex3]AC > AB[/tex3] mede, então, em cm:

a) [tex3]6\sqrt{3}[/tex3]
b) [tex3]6\sqrt{3}(\sqrt{3} + 1)[/tex3]
c) [tex3]3\sqrt{3}(\sqrt{2} + 1)[/tex3]
d) [tex3]11[/tex3]
e) [tex3]6\sqrt{6}[/tex3]
Editado pela última vez por FilipeCaceres em 07 Set 2012, 22:25, em um total de 2 vezes.
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por PedroB »

Solução do Problema 285
Sem título.png
Sem título.png (9.78 KiB) Exibido 5941 vezes
PS: No ponto a o vertice do hexagono não se encontra nescessariamente com o vertice do quadrado.

Segundo a ilustração, sendo O o centro da circunferencia percebe-se que AO = CO = R, sendo R = 6cm.
Portanto podemos aplicar o teorema dos cossenos para achar a corda AC:

[tex3]AC^{2} = AO^{2} +CO^{2} - 2.AO.CO.Cos150[/tex3]
[tex3]AC^{2} = 6^{2} +6^{2} - 2.6.6.\frac{1}{2}[/tex3]
[tex3]AC^{2} = 3.36[/tex3]
[tex3]AC = 6.\sqrt{3}[/tex3] Resposta: A

--------------------------------------------------------------------------

Problema 286

(IME-65) Dado o trapézio de bases [tex3]b = 20[/tex3] , [tex3]B = 30[/tex3] e lados [tex3]a = 12[/tex3] , [tex3]c = 10[/tex3] , dividir a área desse trapézio por uma reta paralela às bases, de modo que as áreas resultantes sejam proporcionais a [tex3]3[/tex3] e [tex3]7[/tex3] , sendo B a base da área maior. Calcular a distância [tex3]y[/tex3] da reta divisora à base menor [tex3]b[/tex3] .
Resposta

Gab: [tex3]\frac{24}{5}(\sqrt{22} - 4)[/tex3]
Editado pela última vez por PedroB em 08 Set 2012, 12:01, em um total de 2 vezes.
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por FilipeCaceres »

Solução do Problema 286

Veja a solução do problema. Link

------------------------------------------------------------------------------

Problema 287

(EN - 1984)As medidas dos lados de um triângulo [tex3]ABC[/tex3] são três números inteiros e consecutivos e o ângulo maior [tex3]\hat{A}[/tex3] é o dobro do menor, [tex3]C[/tex3] . Os lados deste triângulo são

a) [tex3]2,\, 3\, e\, 4[/tex3]
b) [tex3]3,\, 4\, e\, 5[/tex3]
c) [tex3]8,\, 9\, e\, 10[/tex3]
d) [tex3]4,\, 5\, e\, 6[/tex3]
e) [tex3]5,\, 6\, e\, 7[/tex3]
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por PedroB »

Resolução do problema 287

O maior lado do triangulo é oposto ao maior angulo e o menor lado oposto ao menor angulo. Portanto, sendo o menor angulo [tex3]y[/tex3] e o maior [tex3]2y[/tex3] e os lados [tex3]x, x +1, x + 2[/tex3] , utilizando o teorema dos senos teremos:
[tex3]x +2 / \sen2x = x / \sen x[/tex3]
[tex3]\sen x / \sen2x = x / x +2[/tex3]

Sendo [tex3]\sen2x = 2\cdot \sen x\cdot \cos x[/tex3] temos que:
[tex3]\sen x/ 2\cdot \sen x\cdot \cos x = x/ x +2[/tex3]
[tex3]1 / 2\cdot\cos x = x / x + 2[/tex3]
[tex3]\cos x = x + 2 / 2x[/tex3]

Agora utilizando teorema dos cossenos temos que:
[tex3]x^{2} = (x+1)^{2} + (x+2)^{2} - 2.(x+1).(x+2).(x+2)/2x[/tex3]
[tex3]x^{2} = x^{2} + 2x + 1 + x^{2} + 4x + 4 - (x+1).(x+2).(x + 2)/x[/tex3]
[tex3]x^{2} = x^{2} + 2x + 1 + x^{2}+ 4x + 4 - (x^{2} + 4x + 4 )(x +1)/x[/tex3]
[tex3]x^{2} = x^{2} + 2x + 1 + x^{2} + 4x + 4 - (x^{3} + 4x^{2} + 4x + x^{2} + 4x + 4)/x[/tex3]
[tex3]x^{3} = x.(x^{2} + 2x + 1 + x^{2} + 4x + 4) - x^{3} -4x^{2} -4x -x^{2} -4x -4[/tex3]
[tex3]x^{3} = x^{3} + 2x^{2} + x + x^{3} + 4x^{2} + 4x - x^{3} -4x^{2} -4x -x^{2} -4x -4[/tex3]
[tex3]0 = 2x^{2}+ x + 4x^{2} + 4x -4x^{2} -4x -x^{2} -4x -4[/tex3]
[tex3]0 = x^{2} -3x -4[/tex3]

Aplicando Bhaskara:
[tex3]\Delta = b^{2} - 4.a.c[/tex3]
[tex3]\Delta = 9 + 16[/tex3]
[tex3]\Delta = 25[/tex3]

[tex3]x = -b \pm \sqrt{\Delta }/2.a[/tex3]
[tex3]x = 4 \text{ ou } x = -1[/tex3]

Como tratamos de valores positivos, [tex3]x = 4[/tex3] , portanto os lados [tex3]x, x + 1, x + 2[/tex3] são respectiamente [tex3]4,5,6[/tex3] . Resposta: D

----------------------------------------------------

Problema 288

(ITA-2012) Sabe-se que [tex3](x+2y, 3x-5y, 8x-2y, 11x-7y +2z)[/tex3] é uma progressão aritmética com o último termo igual a [tex3]-127[/tex3] . Então, o produto [tex3]xyz[/tex3] é igual a:

a) -60
b) -30
c) 0
d) 30
e) 60
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felps
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por felps »

Solução do Problema 288

Achando [tex3]r[/tex3] , sabendo que o [tex3]2^o[/tex3] menos o [tex3]1^o[/tex3] termo é igual ao [tex3]4^o[/tex3] menos o [tex3]3^o[/tex3] .

[tex3]3x - 5y - x - 2y = -127 - 8 x + 2y[/tex3]
[tex3]10x - 9y = -127[/tex3]

Achando [tex3]r[/tex3] , sabendo que o [tex3]3^o[/tex3] menos o [tex3]2^o[/tex3] termo é igual ao [tex3]2^o[/tex3] menos o [tex3]1^o[/tex3] .

[tex3]8x - 2y -3x + 5y = 3x - 5y -x - 2y[/tex3]
[tex3]3x + 10 y = 0[/tex3]
[tex3]y = -\frac{3x}{10}[/tex3]

Substituindo:

[tex3]10x - 9\left(-\frac{3x}{10}\right) = -127[/tex3]
[tex3]\frac{127x}{10} = -127[/tex3]
[tex3]x = -10[/tex3]

[tex3]y = -\frac{3(-10)}{10}[/tex3]
[tex3]y = 3[/tex3]

[tex3]11x - 7y + 2z= -127[/tex3]
[tex3]-110 - 21 + 2z = -127[/tex3]
[tex3]z = 2[/tex3]

[tex3]xyz = -60[/tex3]

Letra A.

----------------------------------------------------------------------------------

Problema 289

(ITA-2001) Se [tex3]a \in \mathbb{R}[/tex3] é tal que [tex3]3y^2-y+a=0[/tex3] tem raiz dupla, então a solução da equação [tex3]3^{2x+1}-3^x+a=0[/tex3]

a) [tex3]\log_26[/tex3]
b) [tex3]-\log_26[/tex3]
c) [tex3]\log_36[/tex3]
d) [tex3]-\log_36[/tex3]
e) [tex3]1-\log_3[/tex3]
Editado pela última vez por felps em 08 Set 2012, 15:42, em um total de 2 vezes.
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theblackmamba
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por theblackmamba »

Solução do Problema 289

Se a equação de 2º grau tem raiz dupla é porque elas são iguais. Seja [tex3]k[/tex3] esta raiz:

Pelas Relações de Girard:
[tex3]k+k=\frac{1}{3}\,\,\Rightarrow \,\,k=\frac{1}{6}[/tex3]

[tex3]k\cdot k=\frac{a}{3}\,\,\Rightarrow \,\,a=3k^2=\frac{1}{12}[/tex3]

[tex3]3^{2x+1}-3^x+a=0[/tex3]
[tex3]3\cdot 3^{2x}-3^x+\frac{1}{12}=0[/tex3]

[tex3]3^x=n[/tex3]

[tex3]36n^2-12n+1=0\,\,\Rightarrow \,\,n=\frac{1}{6}[/tex3] (raiz dupla)

Logo,
[tex3]3^x=\frac{1}{6}[/tex3]
[tex3]x=\log_3\,\frac{1}{6}[/tex3]
[tex3]\boxed{x=-\log_3\,6}[/tex3] . Letra D

Solução Alternativa

-------------------------

Problema 290

(AFA - 1990) Num triângulo retângulo, uma razão entre os catetos é [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] e a razão entre a hipotenusa e o menor cateto é [tex3]\sqrt{5}[/tex3] . Se [tex3]\alpha[/tex3] e [tex3]\beta[/tex3] são os ângulos agudos desse triângulo, então [tex3]sen \alpha + sen\beta[/tex3] é igual a:

a) [tex3]\frac{2\sqrt{5}}{5}[/tex3]
b) [tex3]\frac{3\sqrt{5}}{5}[/tex3]
c) [tex3]\frac{4\sqrt{5}}{5}[/tex3]
d) [tex3]\frac{7\sqrt{5}}{5}[/tex3]
e) [tex3]\text{n.r.a}[/tex3]

Editado pela última vez por theblackmamba em 08 Set 2012, 16:34, em um total de 5 vezes.
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