Solução do Problema 130
Basta encontrarmos quantos números são formados com 2,3,4,5,6 algarismos e somarmos.
[tex3]3\cdot 3+3\cdot 4\cdot 3+3\cdot 4\cdot 3\cdot 3+3\cdot 4\cdot 3\cdot 2\cdot 3+3\cdot 4\cdot 3\cdot 2\cdot 1\cdot 3=585\,n\acute{u}meros.[/tex3]
Letra D
-------------------------------------------------------------------------
Problema 131
(ITA -1981) Sejam a e K cosntantes reais, sendo [tex3]a>0[/tex3]
e [tex3]0<k<1[/tex3]
. De todos números complexos z que satisfazem a relação [tex3]|z-ai|\leq ak[/tex3]
, qual é o de menor argumento?
a)[tex3]z=a\cdot k\cdot \sqrt{1-k^2}+i\cdot a\cdot (1-k^2)[/tex3]
b)[tex3]z=k\cdot \sqrt{1-k^2}-i\cdot a\cdot (1-k^2)[/tex3]
c)[tex3]z=k\cdot \sqrt{1-k^2}-i\cdot \sqrt{1-k^2}[/tex3]
d)[tex3]z=-k\cdot \sqrt{1-k^2}-i\cdot a\cdot (1-k^2)[/tex3]
e)[tex3]z=a+i\cdot k[/tex3]
Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
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Maratonas de Matemática ⇒ I Maratona de Matemática IME/ITA
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Nov 2011
13
23:11
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Editado pela última vez por FilipeCaceres em 13 Nov 2011, 23:11, em um total de 3 vezes.
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Nov 2011
19
18:44
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do Problema 131
[tex3]|z-ai|\leq ak[/tex3] representa uma circunferência de raio [tex3]R=ak[/tex3] e centrada em [tex3]C(0,a)[/tex3] .
Ignorar os valores dos eixos. Pitágoras,
[tex3]a^2=(ak)^2+(|z|)^2[/tex3]
[tex3]|z|=a\sqrt{1-k^2}[/tex3]
[tex3]cos\theta=\frac{ak}{a}=k[/tex3]
[tex3]sen\theta=\frac{|z|}{a}[/tex3]
[tex3]z=|z|\cis\theta=a\sqrt{1-k^2}\left(k+i\frac{a\sqrt{1-k^2}}{a}\right)[/tex3]
Portanto,
[tex3]\boxed{z=ak\sqrt{1-k^2}+ia(1-k^2)}[/tex3] .Letra A
-------------------------------------------------
(IME-1954) Resolver a equação trinõmia.
[tex3]z^4 + 2z^2 + 4 = 0[/tex3]
Dar as raízes complexas na forma A + Bi, onde A e B são números reais.
[tex3]|z-ai|\leq ak[/tex3] representa uma circunferência de raio [tex3]R=ak[/tex3] e centrada em [tex3]C(0,a)[/tex3] .
Ignorar os valores dos eixos. Pitágoras,
[tex3]a^2=(ak)^2+(|z|)^2[/tex3]
[tex3]|z|=a\sqrt{1-k^2}[/tex3]
[tex3]cos\theta=\frac{ak}{a}=k[/tex3]
[tex3]sen\theta=\frac{|z|}{a}[/tex3]
[tex3]z=|z|\cis\theta=a\sqrt{1-k^2}\left(k+i\frac{a\sqrt{1-k^2}}{a}\right)[/tex3]
Portanto,
[tex3]\boxed{z=ak\sqrt{1-k^2}+ia(1-k^2)}[/tex3] .Letra A
-------------------------------------------------
(IME-1954) Resolver a equação trinõmia.
[tex3]z^4 + 2z^2 + 4 = 0[/tex3]
Dar as raízes complexas na forma A + Bi, onde A e B são números reais.
Editado pela última vez por FilipeCaceres em 19 Nov 2011, 18:44, em um total de 2 vezes.
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Nov 2011
20
13:04
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do Problema 132
[tex3]z^2 = x[/tex3]
[tex3]x^2 + 2x + 4 = 0[/tex3]
Por Bhaskara:
[tex3]x = -1 \pm i\sqrt{3}[/tex3]
Substituindo de volta:
[tex3]z = \sqrt{-1 \pm i\sqrt{3}}[/tex3]
Transformando para a forma polar:
[tex3]z = \sqrt{2\cdot \cis 120^{\circ})}[/tex3] ou [tex3]z = \sqrt{2\cdot \cis (240^\circ)}[/tex3]
Usando a radiciação de Moivre:
[tex3]z_w = \sqrt{2} \cdot \cis \left(\frac{\theta + 2k \pi}{2}\right), \,\,\,\, k = 0, 1[/tex3]
[tex3]z_1 = \sqrt{2} \left(\frac{1}{2} + \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
[tex3]z_2 = \sqrt{2} \left(-\frac{1}{2} - \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
[tex3]z_3 = -\sqrt{2} \left(\frac{1}{2} + \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
[tex3]z_4 = -\sqrt{2} \left(-\frac{1}{2} - \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
-------------------------------------------------------------
Problema 133
(ITA-2004) Considere a equação [tex3]x^3 + 3x^2 - 2x + d = 0[/tex3] , em que [tex3]d[/tex3] é uma constante real. Para qual valor de [tex3]d[/tex3] a equação admite uma raiz dupla no intervalo [tex3]]0,1[[/tex3] ?
[tex3]z^2 = x[/tex3]
[tex3]x^2 + 2x + 4 = 0[/tex3]
Por Bhaskara:
[tex3]x = -1 \pm i\sqrt{3}[/tex3]
Substituindo de volta:
[tex3]z = \sqrt{-1 \pm i\sqrt{3}}[/tex3]
Transformando para a forma polar:
[tex3]z = \sqrt{2\cdot \cis 120^{\circ})}[/tex3] ou [tex3]z = \sqrt{2\cdot \cis (240^\circ)}[/tex3]
Usando a radiciação de Moivre:
[tex3]z_w = \sqrt{2} \cdot \cis \left(\frac{\theta + 2k \pi}{2}\right), \,\,\,\, k = 0, 1[/tex3]
[tex3]z_1 = \sqrt{2} \left(\frac{1}{2} + \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
[tex3]z_2 = \sqrt{2} \left(-\frac{1}{2} - \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
[tex3]z_3 = -\sqrt{2} \left(\frac{1}{2} + \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
[tex3]z_4 = -\sqrt{2} \left(-\frac{1}{2} - \frac{i \sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
-------------------------------------------------------------
Problema 133
(ITA-2004) Considere a equação [tex3]x^3 + 3x^2 - 2x + d = 0[/tex3] , em que [tex3]d[/tex3] é uma constante real. Para qual valor de [tex3]d[/tex3] a equação admite uma raiz dupla no intervalo [tex3]]0,1[[/tex3] ?
Editado pela última vez por poti em 20 Nov 2011, 13:04, em um total de 3 vezes.
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Nov 2011
20
15:25
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do Problema 133
Se o polinômio tem raiz dupla, então ela é raiz da derivada.
[tex3]f(x)=x^3 + 3x^2 - 2x + d[/tex3]
[tex3]f'(x)=3x^2+6x-2[/tex3]
Raizes de [tex3]f'(x)[/tex3]
[tex3]x=\frac{-3-\sqrt{15}}{3}[/tex3] , não serve pois não está no intervalo dado.
[tex3]x=\frac{-3+\sqrt{15}}{3}[/tex3]
Podemos fazer [tex3]f\left(\frac{-3+\sqrt{15}}{3}\right)=0[/tex3] , mas dará muito trabalho.
Usando Briot-Ruffini encontramos,
[tex3]\boxed{d=\frac{10\sqrt{15}-36}{9}}[/tex3]
--------------------------------------------
Problema 134
(ITA-1981) Na figura abaixo, temos um hexágono regular inscrito em uma cricunferência de raio r e 6 outras semicircunferências com centros nos pontos médios dos lados do hexágono e cujo diâmetros são iguais ao lado do hexágono. Calcule a área da superfície hachurada. a) [tex3]\left(\sqrt{3}-\frac{\pi}{6}\right)r^2[/tex3]
b) [tex3]\left(\sqrt{2}-\frac{\pi}{4}\right)r^2[/tex3]
c) [tex3]\left(\frac{3}{2}\sqrt{3}-\frac{\pi}{4}\right)r^2[/tex3]
d) [tex3]\left(\frac{1}{2}\sqrt{3}-\frac{\pi}{6}\right)r^2[/tex3]
e) [tex3]\left(\frac{1}{2}\sqrt{2}-\frac{\pi}{4}\right)r^2[/tex3]
Se o polinômio tem raiz dupla, então ela é raiz da derivada.
[tex3]f(x)=x^3 + 3x^2 - 2x + d[/tex3]
[tex3]f'(x)=3x^2+6x-2[/tex3]
Raizes de [tex3]f'(x)[/tex3]
[tex3]x=\frac{-3-\sqrt{15}}{3}[/tex3] , não serve pois não está no intervalo dado.
[tex3]x=\frac{-3+\sqrt{15}}{3}[/tex3]
Podemos fazer [tex3]f\left(\frac{-3+\sqrt{15}}{3}\right)=0[/tex3] , mas dará muito trabalho.
Usando Briot-Ruffini encontramos,
[tex3]\boxed{d=\frac{10\sqrt{15}-36}{9}}[/tex3]
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Problema 134
(ITA-1981) Na figura abaixo, temos um hexágono regular inscrito em uma cricunferência de raio r e 6 outras semicircunferências com centros nos pontos médios dos lados do hexágono e cujo diâmetros são iguais ao lado do hexágono. Calcule a área da superfície hachurada. a) [tex3]\left(\sqrt{3}-\frac{\pi}{6}\right)r^2[/tex3]
b) [tex3]\left(\sqrt{2}-\frac{\pi}{4}\right)r^2[/tex3]
c) [tex3]\left(\frac{3}{2}\sqrt{3}-\frac{\pi}{4}\right)r^2[/tex3]
d) [tex3]\left(\frac{1}{2}\sqrt{3}-\frac{\pi}{6}\right)r^2[/tex3]
e) [tex3]\left(\frac{1}{2}\sqrt{2}-\frac{\pi}{4}\right)r^2[/tex3]
Editado pela última vez por FilipeCaceres em 20 Nov 2011, 15:25, em um total de 2 vezes.
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Nov 2011
22
20:55
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do problema 134:
Como o hexágono está inscrito temos que a medida do seu lado coincide com o raio da circunferencia, daí tiramos as seguintes considerações:
cada semi circunferência tem: [tex3]\frac{1}{2}\cdot\pi\cdot \left( \frac{r}{2}\right)[/tex3] de área.
a área interna a circunferência e externa ao hexágono pode ser obtida por: [tex3]\pi\cdot r^2-6\cdot\frac{r^2 \sqrt{3}}{4}[/tex3]
logo a área achurada é obtida da diferença:
[tex3]A=6\cdot \frac{1}{2}\cdot \pi\cdot \left( \frac{r}{2}\right)-\left( \pi\cdot r^2-6\cdot \frac{r^2 \sqrt{3}}{4} \right)= \left( \frac{3\sqrt{3}}{2}-\frac{\pi}{4} \right)r^2[/tex3]
.........................................................................................................................................................
Problema 135
(ITA-2008) Um diedro mede [tex3]120^{\circ}[/tex3] . A distância da aresta do diedro ao centro de uma esfera de volume [tex3]4\sqrt{3} \pi\, cm^3[/tex3] que tangencia as faces do diedro é, em [tex3]cm,[/tex3] igual a
[tex3]a)\, 3\sqrt{3} \\ b)\, 3\sqrt{2} \\ c)\, 2\sqrt{3} \\ d)\, 2\sqrt{2} \\ e)\, 2[/tex3]
Como o hexágono está inscrito temos que a medida do seu lado coincide com o raio da circunferencia, daí tiramos as seguintes considerações:
cada semi circunferência tem: [tex3]\frac{1}{2}\cdot\pi\cdot \left( \frac{r}{2}\right)[/tex3] de área.
a área interna a circunferência e externa ao hexágono pode ser obtida por: [tex3]\pi\cdot r^2-6\cdot\frac{r^2 \sqrt{3}}{4}[/tex3]
logo a área achurada é obtida da diferença:
[tex3]A=6\cdot \frac{1}{2}\cdot \pi\cdot \left( \frac{r}{2}\right)-\left( \pi\cdot r^2-6\cdot \frac{r^2 \sqrt{3}}{4} \right)= \left( \frac{3\sqrt{3}}{2}-\frac{\pi}{4} \right)r^2[/tex3]
.........................................................................................................................................................
Problema 135
(ITA-2008) Um diedro mede [tex3]120^{\circ}[/tex3] . A distância da aresta do diedro ao centro de uma esfera de volume [tex3]4\sqrt{3} \pi\, cm^3[/tex3] que tangencia as faces do diedro é, em [tex3]cm,[/tex3] igual a
[tex3]a)\, 3\sqrt{3} \\ b)\, 3\sqrt{2} \\ c)\, 2\sqrt{3} \\ d)\, 2\sqrt{2} \\ e)\, 2[/tex3]
Editado pela última vez por Natan em 22 Nov 2011, 20:55, em um total de 2 vezes.
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Nov 2011
23
17:44
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do Problema 135
Sendo R o raio da esfera e x a distância da aresta do diedro ao centro da esfera temos a relação:
[tex3]V_e = 4 \sqrt{3} \pi[/tex3]
[tex3]\frac{\cancel{4}}{3}\cancel{ \pi} R^3 = \cancel{4} \sqrt{3} \cancel{\pi}[/tex3]
[tex3]R = \sqrt{3}cm[/tex3]
A distância d corta o ângulo do diedro em outros dois ângulos iguais:
[tex3]\sen\left(\frac{120}{2}\right) = \frac{R}{x}[/tex3]
[tex3]x = \frac{R}{\sen60}[/tex3]
[tex3]x = \frac{\sqrt{3}}{\frac{\sqrt{3}}{2}}\therefore \boxed{x = 2cm}[/tex3] (E)
-----------------------------------------------------------
Problema 136
(ITA - 1980) Considere um cone circular reto cuja geratriz mede [tex3]\sqrt{5} cm[/tex3] e o diâmetro da base mede [tex3]2 cm[/tex3] . Traçam-se n planos paralelos à base do cone , que o seccionam determinando n + 1 cones, incluindo o original , de modo que a razão entre os volumes do cone maior e o menor é 2. Os volumes destes cones formam uma progressão aritmética crescente cuja soma é igual a [tex3]2\pi[/tex3] . Então o volume, em [tex3]cm^3[/tex3] do tronco de cone determinado por dois planos consecutivos é igual a:
a) [tex3]\frac{\pi}{33}[/tex3]
b) [tex3]\frac{2\pi}{33}[/tex3]
c) [tex3]\frac{\pi}{9}[/tex3]
d) [tex3]\frac{2\pi}{15}[/tex3]
e) [tex3]\pi[/tex3]
Sendo R o raio da esfera e x a distância da aresta do diedro ao centro da esfera temos a relação:
[tex3]V_e = 4 \sqrt{3} \pi[/tex3]
[tex3]\frac{\cancel{4}}{3}\cancel{ \pi} R^3 = \cancel{4} \sqrt{3} \cancel{\pi}[/tex3]
[tex3]R = \sqrt{3}cm[/tex3]
A distância d corta o ângulo do diedro em outros dois ângulos iguais:
[tex3]\sen\left(\frac{120}{2}\right) = \frac{R}{x}[/tex3]
[tex3]x = \frac{R}{\sen60}[/tex3]
[tex3]x = \frac{\sqrt{3}}{\frac{\sqrt{3}}{2}}\therefore \boxed{x = 2cm}[/tex3] (E)
-----------------------------------------------------------
Problema 136
(ITA - 1980) Considere um cone circular reto cuja geratriz mede [tex3]\sqrt{5} cm[/tex3] e o diâmetro da base mede [tex3]2 cm[/tex3] . Traçam-se n planos paralelos à base do cone , que o seccionam determinando n + 1 cones, incluindo o original , de modo que a razão entre os volumes do cone maior e o menor é 2. Os volumes destes cones formam uma progressão aritmética crescente cuja soma é igual a [tex3]2\pi[/tex3] . Então o volume, em [tex3]cm^3[/tex3] do tronco de cone determinado por dois planos consecutivos é igual a:
a) [tex3]\frac{\pi}{33}[/tex3]
b) [tex3]\frac{2\pi}{33}[/tex3]
c) [tex3]\frac{\pi}{9}[/tex3]
d) [tex3]\frac{2\pi}{15}[/tex3]
e) [tex3]\pi[/tex3]
Editado pela última vez por theblackmamba em 23 Nov 2011, 17:44, em um total de 2 vezes.
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Nov 2011
26
00:08
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Problema 136
Do pitágoras encontramos a altura do cone,
[tex3]h^2+1=5[/tex3]
[tex3]h=2\text{cm}[/tex3]
Assim temos,
[tex3]V_1=\frac{1}{3}\pi \cdot 1^2\cdot 2[/tex3]
[tex3]V_1=\frac{2}{3}\pi \text{cm}^3[/tex3]
[tex3]\frac{V_1}{V_2}=2[/tex3]
[tex3]V_2=\frac{\pi}{3}cm^3[/tex3]
[tex3]S=\left(\frac{2}{3}\pi+\frac{\pi}{3}\right)\frac{n+1}{2}[/tex3]
[tex3]2=\left(\frac{2}{3}\pi+\frac{\pi}{3}\right)\frac{n+1}{2}[/tex3]
[tex3]n=3[/tex3]
Podemos escrever a seguinte relação para os volumes,
[tex3]V_1=V_2+n.V[/tex3]
[tex3]\frac{2}{3}\pi=\frac{\pi}{3}+3V[/tex3]
[tex3]\boxed{V=\frac{\pi}{9}\text{cm}^3}[/tex3] . Letra C
--------------------------------------------
Problema 137
(ITA - 1972)Seja [tex3]\theta = \arcsin\left(\frac{b}{a}\right)[/tex3] , com [tex3]|a| > |b|[/tex3] . Então [tex3]2\theta[/tex3] vale:
a) [tex3]\arcsin\left(\frac{2a}{b}\right)[/tex3]
b) [tex3]\arcsin\left(\frac{2b}{a}\right)[/tex3]
c) [tex3]\arcsin\left(\frac{2a}{\sqrt{b^2-a^2}}\right)[/tex3]
d) [tex3]\arcsen\left(\frac{2b}{a^2}\sqrt{a^2-b^2}\right)[/tex3]
e) N.R.A
Do pitágoras encontramos a altura do cone,
[tex3]h^2+1=5[/tex3]
[tex3]h=2\text{cm}[/tex3]
Assim temos,
[tex3]V_1=\frac{1}{3}\pi \cdot 1^2\cdot 2[/tex3]
[tex3]V_1=\frac{2}{3}\pi \text{cm}^3[/tex3]
[tex3]\frac{V_1}{V_2}=2[/tex3]
[tex3]V_2=\frac{\pi}{3}cm^3[/tex3]
[tex3]S=\left(\frac{2}{3}\pi+\frac{\pi}{3}\right)\frac{n+1}{2}[/tex3]
[tex3]2=\left(\frac{2}{3}\pi+\frac{\pi}{3}\right)\frac{n+1}{2}[/tex3]
[tex3]n=3[/tex3]
Podemos escrever a seguinte relação para os volumes,
[tex3]V_1=V_2+n.V[/tex3]
[tex3]\frac{2}{3}\pi=\frac{\pi}{3}+3V[/tex3]
[tex3]\boxed{V=\frac{\pi}{9}\text{cm}^3}[/tex3] . Letra C
--------------------------------------------
Problema 137
(ITA - 1972)Seja [tex3]\theta = \arcsin\left(\frac{b}{a}\right)[/tex3] , com [tex3]|a| > |b|[/tex3] . Então [tex3]2\theta[/tex3] vale:
a) [tex3]\arcsin\left(\frac{2a}{b}\right)[/tex3]
b) [tex3]\arcsin\left(\frac{2b}{a}\right)[/tex3]
c) [tex3]\arcsin\left(\frac{2a}{\sqrt{b^2-a^2}}\right)[/tex3]
d) [tex3]\arcsen\left(\frac{2b}{a^2}\sqrt{a^2-b^2}\right)[/tex3]
e) N.R.A
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Nov 2011
29
10:49
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do Problema 137
[tex3]\sen \theta = \frac{b}{a}[/tex3] [tex3]\rightarrow \cos \theta = \sqrt{1 - \left(\frac{b}{a}\right)^2} = \frac{1}{a} \sqrt{a^2 - b^2}[/tex3]
[tex3]\sen 2\theta = 2\cdot \sen\theta\cdot \cos\theta[/tex3]
[tex3]\sen 2\theta = 2\cdot \frac{b}{a}\cdot \frac{1}{a}\sqrt{a^2 - b^2}[/tex3]
[tex3]\sen 2\theta = \frac{2b}{a^2}{\sqrt{a^2 - b^2}}[/tex3]
[tex3]2\theta = \arcsen\left(\frac{2b}{a^2} \sqrt{a^2 - b^2}\right)[/tex3] (D)
------------------------------------------------------------
Problema 138
(ITA - 1993) Numa progressão aritmética com 2n + 1 termos , a soma dos n primeiros é igual a 50 e a soma dos n últimos é igual 140. Sabendo-se que a razão desta progressão é um inteiro entre 2 e 13, então seu último termo é igual a:
[tex3]a) 34[/tex3]
[tex3]b) 40[/tex3]
[tex3]c) 42[/tex3]
[tex3]d) 48[/tex3]
[tex3]e) 56[/tex3]
[tex3]\sen \theta = \frac{b}{a}[/tex3] [tex3]\rightarrow \cos \theta = \sqrt{1 - \left(\frac{b}{a}\right)^2} = \frac{1}{a} \sqrt{a^2 - b^2}[/tex3]
[tex3]\sen 2\theta = 2\cdot \sen\theta\cdot \cos\theta[/tex3]
[tex3]\sen 2\theta = 2\cdot \frac{b}{a}\cdot \frac{1}{a}\sqrt{a^2 - b^2}[/tex3]
[tex3]\sen 2\theta = \frac{2b}{a^2}{\sqrt{a^2 - b^2}}[/tex3]
[tex3]2\theta = \arcsen\left(\frac{2b}{a^2} \sqrt{a^2 - b^2}\right)[/tex3] (D)
------------------------------------------------------------
Problema 138
(ITA - 1993) Numa progressão aritmética com 2n + 1 termos , a soma dos n primeiros é igual a 50 e a soma dos n últimos é igual 140. Sabendo-se que a razão desta progressão é um inteiro entre 2 e 13, então seu último termo é igual a:
[tex3]a) 34[/tex3]
[tex3]b) 40[/tex3]
[tex3]c) 42[/tex3]
[tex3]d) 48[/tex3]
[tex3]e) 56[/tex3]
Editado pela última vez por theblackmamba em 29 Nov 2011, 10:49, em um total de 2 vezes.
"A coisa mais incompreensível do universo é que ele é compreensível"
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Nov 2011
30
21:22
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do Problema 138
Do questão temos que,
[tex3]a+{n+2}+a_{n+3+...+a_{2n+1}=140}[/tex3]
[tex3]a_1+(n+1)r+a_2+(n+1)r+...+a_n(n+1)r=140[/tex3]
[tex3](a_1+a_2+...+a_n)+n(n+1)r=140[/tex3]
[tex3]50+n(n+1)r=140[/tex3]
[tex3]n(n+1)=\frac{90}{r};\,2<r<13[/tex3]
Assim temos que [tex3]r=3[/tex3]
Portanto,
[tex3]n^2+n-30=0[/tex3]
[tex3]n=-6[/tex3] não convém.
[tex3]n=5[/tex3]
[tex3]S_5=(a_1+a_5)\frac{5}{2}[/tex3]
[tex3]50=(a_1+a_1+4r)\frac{5}{2}[/tex3]
[tex3]2a_1+12=20[/tex3]
[tex3]a_1=4[/tex3]
Logo,
[tex3]a_{2n+1}=a_{11}=a_1+10r[/tex3]
[tex3]{a_{11}=34}[/tex3] .Letra A
--------------------------------
Problema 139
(ITA -1995) A expressão [tex3]\frac{\sen\theta}{1+\cos\theta},0<\theta,\pi[/tex3] , é idêntica a
a) [tex3]\sec\frac{\theta}{2}[/tex3]
b) [tex3]\cossec\frac{\theta}{2}[/tex3]
c) [tex3]\cotg\frac{\theta}{2}[/tex3]
d) [tex3]\tg\frac{\theta}{2}[/tex3]
e) [tex3]\cos\, \frac{\theta}{2}[/tex3]
Do questão temos que,
[tex3]a+{n+2}+a_{n+3+...+a_{2n+1}=140}[/tex3]
[tex3]a_1+(n+1)r+a_2+(n+1)r+...+a_n(n+1)r=140[/tex3]
[tex3](a_1+a_2+...+a_n)+n(n+1)r=140[/tex3]
[tex3]50+n(n+1)r=140[/tex3]
[tex3]n(n+1)=\frac{90}{r};\,2<r<13[/tex3]
Assim temos que [tex3]r=3[/tex3]
Portanto,
[tex3]n^2+n-30=0[/tex3]
[tex3]n=-6[/tex3] não convém.
[tex3]n=5[/tex3]
[tex3]S_5=(a_1+a_5)\frac{5}{2}[/tex3]
[tex3]50=(a_1+a_1+4r)\frac{5}{2}[/tex3]
[tex3]2a_1+12=20[/tex3]
[tex3]a_1=4[/tex3]
Logo,
[tex3]a_{2n+1}=a_{11}=a_1+10r[/tex3]
[tex3]{a_{11}=34}[/tex3] .Letra A
--------------------------------
Problema 139
(ITA -1995) A expressão [tex3]\frac{\sen\theta}{1+\cos\theta},0<\theta,\pi[/tex3] , é idêntica a
a) [tex3]\sec\frac{\theta}{2}[/tex3]
b) [tex3]\cossec\frac{\theta}{2}[/tex3]
c) [tex3]\cotg\frac{\theta}{2}[/tex3]
d) [tex3]\tg\frac{\theta}{2}[/tex3]
e) [tex3]\cos\, \frac{\theta}{2}[/tex3]
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Nov 2011
30
22:08
Re: Maratona de Matemática IME/ITA
Solução do Problema 139
[tex3]\frac{\sen \theta}{\cos \theta + 1} = \frac{\sen \theta}{\cos \theta + \cos 0}[/tex3]
[tex3]\sen \theta = 2\cdot \sen \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)[/tex3]
Por Prostaferese temos que:
[tex3]\cos \theta + \cos 0 = 2\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)[/tex3]
Assim temos,
[tex3]\frac{\cancel{2}\cdot \sen \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cancel{\cos \left(\frac{\theta}{2}\right)}}{\cancel{2}\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cancel{\cos \left(\frac{\theta}{2}\right)}} = \boxed{\tg \left(\frac{\theta}{2}\right)}[/tex3] (D)
-----------------------------------------------------
Problema 140
(ITA - 1991) Uma escola possui 18 professores sendo 7 de Matemática, 3 de Física e 4 de Química. De quantas maneiras podemos formar comissões de 12 professores de modo que cada uma contenha exatamente 5 professores de Matemática, com no mínimo 2 de Física e no máximo 2 de Química ?
[tex3]a) 875[/tex3]
[tex3]b) 1877[/tex3]
[tex3]c) 1995[/tex3]
[tex3]d) 2877[/tex3]
[tex3]e) n.d.a[/tex3]
[tex3]\frac{\sen \theta}{\cos \theta + 1} = \frac{\sen \theta}{\cos \theta + \cos 0}[/tex3]
[tex3]\sen \theta = 2\cdot \sen \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)[/tex3]
Por Prostaferese temos que:
[tex3]\cos \theta + \cos 0 = 2\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)[/tex3]
Assim temos,
[tex3]\frac{\cancel{2}\cdot \sen \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cancel{\cos \left(\frac{\theta}{2}\right)}}{\cancel{2}\cdot \cos \left(\frac{\theta}{2}\right)\cdot \cancel{\cos \left(\frac{\theta}{2}\right)}} = \boxed{\tg \left(\frac{\theta}{2}\right)}[/tex3] (D)
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Problema 140
(ITA - 1991) Uma escola possui 18 professores sendo 7 de Matemática, 3 de Física e 4 de Química. De quantas maneiras podemos formar comissões de 12 professores de modo que cada uma contenha exatamente 5 professores de Matemática, com no mínimo 2 de Física e no máximo 2 de Química ?
[tex3]a) 875[/tex3]
[tex3]b) 1877[/tex3]
[tex3]c) 1995[/tex3]
[tex3]d) 2877[/tex3]
[tex3]e) n.d.a[/tex3]
Editado pela última vez por theblackmamba em 30 Nov 2011, 22:08, em um total de 2 vezes.
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