Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Questões PerdidasSolucionário:Racso - Cap II - Problemas de Geometria y Como Resolverlos - I Edição - Ex:30 Tópico resolvido

Aqui ficará uma coletânea de questões antigas, com mais de 1 ano, que não foram respondidas ainda. Não é possível postar novas questões nesse fórum, apenas é possível resolver as que forem movidas para cá pelos moderadores.

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petras
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Jan 2022 31 12:15

Solucionário:Racso - Cap II - Problemas de Geometria y Como Resolverlos - I Edição - Ex:30

Mensagem não lida por petras »

Problema Proposto
30 - Sobre uma reta XX' se marcam em forma
consecutiva os puntos: A1, A2 , A3, A4--· An
de modo que: A1An= 1800 e A1A3 + A2A4 + A3A5 + .... An=2 An = 3000.
Calcular a medida do segmento que tem por extremos os pontos
médios dos segmentos A1An-1 e A2An
Resposta

B) 300

Editado pela última vez por petras em 31 Jan 2022, 12:36, em um total de 2 vezes.
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LostWalker
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Fev 2022 02 21:42

Re: Solucionário:Racso - Cap II - Problemas de Geometria y Como Resolverlos - I Edição - Ex:30

Mensagem não lida por LostWalker »

Construção da Reta
Com os elementos do enunciado, podemos constituir a seguinte reta:

[tex3]a_1-\!\!\!-\,\,\,a_2-\!\!\!-\,\,\,a_3-\!\!\!-\,\,\,a_4-\!\!\!-\cdots-\!\!\!-\,\,\,a_{n-3}-\!\!\!-\,\,\,a_{n-2}-\!\!\!-\,\,\,a_{n-1}-\!\!\!-\,\,\,a_n [/tex3]


Com a segunda informação do enunciado, tome que [tex3]\overline{a_ia_{i+2}}=\overline{a_ia_{i+1}}+\overline{a_{i+1}a_{i+2}}[/tex3] , ao visualizar assim, é intuitivo enxergar que todos as medidas [tex3]\overline{a_ia_{i+1}}[/tex3] aparecem duas vezes, com exceção de [tex3]\overline{a_1a_2}[/tex3] e [tex3]\overline{a_{n-1}a_n}[/tex3] . Agora, vamos tomar que:

[tex3]x=\overline{a_1a_2}\\y=\overline{a_2a_{n-1}}\\z=\overline{a_{n-1}a_n}[/tex3]


Logo, com a informação do parágrafo acima, ela é contada duas vezes, com isso, podemos denotar da reta que:

[tex3]3000=a_1\!\!\!\underbrace{\phantom{a}-\!\!\!-\phantom{a}}_x\!\!a_2\!\!\!\!\overbrace{\phantom{a,}-\!\!\!-\phantom{a}a_3-\!\!\!-\phantom{a}a_4-\!\!\!-\cdots-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-3}-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-2}-\!\!\!-\phantom{aa}}^{2y}\underbrace{\!\!\!\!\!a_{n-1}-\!\!\!-\phantom{a,}}_z\!\!\!a_n [/tex3]


Enquanto que, com a primeira informação:

[tex3]1800=a_1\!\!\!\underbrace{\phantom{a}-\!\!\!-\phantom{a}}_x\!\!a_2\!\!\!\!\overbrace{\phantom{a,}-\!\!\!-\phantom{a}a_3-\!\!\!-\phantom{a}a_4-\!\!\!-\cdots-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-3}-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-2}-\!\!\!-\phantom{aa}}^{y}\underbrace{\!\!\!\!\!a_{n-1}-\!\!\!-\phantom{a,}}_z\!\!\!a_n [/tex3]




Calculando os pontos médios
"Já que por algum motivo eu me dei ao trabalho de construir essa linha, eu vou usar ela até cansar."

Tomando [tex3]a_1[/tex3] como ponto de origem da reta, a distância de [tex3]a_1[/tex3] ao ponto médio de [tex3]\overline{a_1a_{n-1}}[/tex3] pode ser descrito como:

[tex3]a_1\!\!\!\overbrace{\phantom{a}-\!\!\!-\phantom{a}}^x\!\!a_2\!\!\!\!\overbrace{\phantom{a,}-\!\!\!-\phantom{a}a_3-\!\!\!-\phantom{a}a_4-\!\!\!-\cdots-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-3}-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-2}-\!\!\!-\phantom{aa}}^{y}{}\!\!\!\!\!a_{n-1}-\!\!\!-\phantom{a,}\!\!\!a_n\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\underbrace{\phantom{aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa_n}}_{\frac{x+y}{2}}[/tex3]


Enquanto que a distância de [tex3]a_1[/tex3] ao ponto médio de [tex3]\overline{a_2a_n}[/tex3] , pode ser descrito como:

[tex3]a_1\!\!\!\underbrace{\phantom{a}-\!\!\!-\phantom{_{n}}}_x\!\!a_2\!\!\!\!\overbrace{\phantom{a,}-\!\!\!-\phantom{a}a_3-\!\!\!-\phantom{a}a_4-\!\!\!-\cdots-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-3}-\!\!\!-\phantom{a}a_{n-2}-\!\!\!-\phantom{aa}}^{y}\overbrace{\!\!\!\!\!a_{n-1}-\!\!\!-\phantom{a,}}^z\!\!\!a_n \!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\!\underbrace{\phantom{aaaaaaaaaaaaaaaa_n}}_{\frac{y+z}{2}}[/tex3]




Equações
"Então, eu passei o dia todo estudando física, já da para ver pelas fórmulas que eu não to legal, mas pelo menos, vai, tá bonitinho"

Bem, vamos listar primeiro a diferença dos pontos médios:

[tex3]\Delta=x+\frac{y+z}{2}-\frac{x+y}{2}[/tex3]

[tex3]\Delta=\frac{2x+y+z-x-y}{2}[/tex3]

[tex3]\color{PineGreen}\boxed{\Delta=\frac{x+z}{2}}[/tex3]


Vale ressaltar que [tex3]x[/tex3] e [tex3]z[/tex3] são as distâncias do primeiro e último seguimento da reta.


Se tomarmos as equações encontradas pelas informações do enunciado:

[tex3]\left\{\begin{matrix}3000=x+2y+z\\1800=x+y+z\end{matrix}\right.[/tex3]

[tex3]\left\{\begin{matrix}3000=x+2y+z\\3600=2x+2y+2z\end{matrix}\right.[/tex3]


Subtraindo a de baixo pela de cima:

[tex3]600=x+z[/tex3]


Apenas fazendo uma mudança na equação:

[tex3]{\color{PineGreen}\frac{x+z}{2}}=\frac{600}{2}[/tex3]

[tex3]{\color{PineGreen}\Delta}=300[/tex3]


[tex3]\color{MidNightBlue}\boxed{\Delta=300}[/tex3]

Editado pela última vez por LostWalker em 02 Fev 2022, 21:46, em um total de 3 vezes.
Razão: formatação das fórmulas
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
Movido de Ensino Médio para Questões Perdidas em 05 Fev 2022, 17:59 por Jigsaw

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