Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino FundamentalMMC/MDC

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).

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HenryInfa
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Set 2021 14 11:38

MMC/MDC

Mensagem não lida por HenryInfa »

Um lote que deveria conter 960 unidades de certo parafuso seria totalmente distribuído em saquinhos, de modo que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos. Entretanto, constatou-se que nesse lote havia 1120 unidades desse parafuso e, para que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos que teria inicialmente, foi necessário acrescentar mais 4 saquinhos à quantidade inicialmente prevista. Desse modo, o número total de saquinhos utilizados foi igual a

(A) 18.
(B) 20.
(C) 24.
(D) 28.
(E) 30.
Resposta

GAB: D

"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:
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Gabrielneko42
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Set 2021 15 18:46

Re: MMC/MDC

Mensagem não lida por Gabrielneko42 »

:mrgreen: Olá! :mrgreen:

Essa questão se trata de pura interpretação algébrica, leremos então oração por oração para não ocorrer erro de cálculo.
HenryInfa escreveu: 14 Set 2021, 11:38 Um lote que deveria conter 960 unidades de certo parafuso seria totalmente distribuído em saquinhos, de modo que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos.
Abstraímos então,

[tex3]\frac{960}{x}[/tex3]

Onde defini "x" como sendo o número de saquinhos.
HenryInfa escreveu: 14 Set 2021, 11:38 Entretanto, constatou-se que nesse lote havia 1120 unidades desse parafuso e, para que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos que teria inicialmente, foi necessário acrescentar mais 4 saquinhos à quantidade inicialmente prevista.
Abstraímos duas coisas, primeiro, que não ocorreu a situação anterior, e sim a seguinte,

[tex3]\frac{1120}{x+4}[/tex3]

E segundo, que essas duas situações são as mesmas,

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]
HenryInfa escreveu: 14 Set 2021, 11:38 Desse modo, o número total de saquinhos utilizados foi igual a
[tex3]x+4=?[/tex3]

Basta então resolver em função de x e somar 4.

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]

Simplificando os numeradores por 10, e então por 12, obtemos

[tex3]\frac{6}{x}=\frac{7}{x+4}\rightarrow 7x=6x+24 \rightarrow \boxed{x=24}[/tex3]

Mas, nossa questão pede x + 4, logo,

[tex3]x+4[/tex3]
[tex3]24+4=28[/tex3]

Portanto, item D.

[tex3]\color{ForestGreen}{\textit{"O princípio de tudo, é o número"}}
[/tex3]
[tex3]\color{RedViolet}{\text{- Pitágoras}}[/tex3]
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EinsteinGenio
Elite
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Última visita: 16-05-23
Set 2021 15 20:27

Re: MMC/MDC

Mensagem não lida por EinsteinGenio »

Gabrielneko42 escreveu: 15 Set 2021, 18:46 :mrgreen: Olá! :mrgreen:

Essa questão se trata de pura interpretação algébrica, leremos então oração por oração para não ocorrer erro de cálculo.
HenryInfa escreveu: 14 Set 2021, 11:38 Um lote que deveria conter 960 unidades de certo parafuso seria totalmente distribuído em saquinhos, de modo que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos.
Abstraímos então,

[tex3]\frac{960}{x}[/tex3]

Onde defini "x" como sendo o número de saquinhos.
HenryInfa escreveu: 14 Set 2021, 11:38 Entretanto, constatou-se que nesse lote havia 1120 unidades desse parafuso e, para que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos que teria inicialmente, foi necessário acrescentar mais 4 saquinhos à quantidade inicialmente prevista.
Abstraímos duas coisas, primeiro, que não ocorreu a situação anterior, e sim a seguinte,

[tex3]\frac{1120}{x+4}[/tex3]

E segundo, que essas duas situações são as mesmas,

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]
HenryInfa escreveu: 14 Set 2021, 11:38 Desse modo, o número total de saquinhos utilizados foi igual a
[tex3]x+4=?[/tex3]

Basta então resolver em função de x e somar 4.

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]

Simplificando os numeradores por 10, e então por 12, obtemos

[tex3]\frac{6}{x}=\frac{7}{x+4}\rightarrow 7x=6x+24 \rightarrow \boxed{x=24}[/tex3]

Mas, nossa questão pede x + 4, logo,

[tex3]x+4[/tex3]
[tex3]24+4=28[/tex3]

Portanto, item D.
Não entendi como você tirou o 6 e o 7.
A solidão faz mentes brilhantes,pelo simples fato de que a solidão te faz pensar.
O Gênio pensa fora do senso comum,porque o senso comum é o pensamento do povo.
Quando a ciência entra em um beco sem saída,surge o Gênio para solucionar o problema.
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castelohsi
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Out 2021 01 20:55

Re: MMC/MDC

Mensagem não lida por castelohsi »

EinsteinGenio,

Ele simplificou o 960 e o 1120 dividindo-os por 160.
960(x + 4) = 1120x (divida por 160)
6(x + 4) = 7x
...

"E disse o divino: ame seu inimigo. Eu obedeci e amei a mim mesmo" - K. Gilbran
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