Ensino FundamentalMMC/MDC

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb 04 Nov, 2017 19:00
Última visita: 08-11-21
Set 2021 14 11:38

MMC/MDC

Mensagem não lida por HenryInfa »

Um lote que deveria conter 960 unidades de certo parafuso seria totalmente distribuído em saquinhos, de modo que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos. Entretanto, constatou-se que nesse lote havia 1120 unidades desse parafuso e, para que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos que teria inicialmente, foi necessário acrescentar mais 4 saquinhos à quantidade inicialmente prevista. Desse modo, o número total de saquinhos utilizados foi igual a

(A) 18.
(B) 20.
(C) 24.
(D) 28.
(E) 30.
Resposta

GAB: D



"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:

Avatar do usuário
Gabrielneko42
1 - Trainee
Mensagens: 65
Registrado em: Ter 14 Jul, 2020 21:17
Última visita: 16-05-22
Set 2021 15 18:46

Re: MMC/MDC

Mensagem não lida por Gabrielneko42 »

:mrgreen: Olá! :mrgreen:

Essa questão se trata de pura interpretação algébrica, leremos então oração por oração para não ocorrer erro de cálculo.
HenryInfa escreveu:
Ter 14 Set, 2021 11:38
Um lote que deveria conter 960 unidades de certo parafuso seria totalmente distribuído em saquinhos, de modo que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos.
Abstraímos então,

[tex3]\frac{960}{x}[/tex3]

Onde defini "x" como sendo o número de saquinhos.
HenryInfa escreveu:
Ter 14 Set, 2021 11:38
Entretanto, constatou-se que nesse lote havia 1120 unidades desse parafuso e, para que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos que teria inicialmente, foi necessário acrescentar mais 4 saquinhos à quantidade inicialmente prevista.
Abstraímos duas coisas, primeiro, que não ocorreu a situação anterior, e sim a seguinte,

[tex3]\frac{1120}{x+4}[/tex3]

E segundo, que essas duas situações são as mesmas,

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]
HenryInfa escreveu:
Ter 14 Set, 2021 11:38
Desse modo, o número total de saquinhos utilizados foi igual a
[tex3]x+4=?[/tex3]

Basta então resolver em função de x e somar 4.

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]

Simplificando os numeradores por 10, e então por 12, obtemos

[tex3]\frac{6}{x}=\frac{7}{x+4}\rightarrow 7x=6x+24 \rightarrow \boxed{x=24}[/tex3]

Mas, nossa questão pede x + 4, logo,

[tex3]x+4[/tex3]
[tex3]24+4=28[/tex3]

Portanto, item D.



[tex3]\color{ForestGreen}{\textit{"O princípio de tudo, é o número"}}
[/tex3]
[tex3]\color{RedViolet}{\text{- Pitágoras}}[/tex3]

Avatar do usuário
EinsteinGenio
Elite
Mensagens: 213
Registrado em: Qua 23 Set, 2020 21:23
Última visita: 16-05-23
Set 2021 15 20:27

Re: MMC/MDC

Mensagem não lida por EinsteinGenio »

Gabrielneko42 escreveu:
Qua 15 Set, 2021 18:46
:mrgreen: Olá! :mrgreen:

Essa questão se trata de pura interpretação algébrica, leremos então oração por oração para não ocorrer erro de cálculo.
HenryInfa escreveu:
Ter 14 Set, 2021 11:38
Um lote que deveria conter 960 unidades de certo parafuso seria totalmente distribuído em saquinhos, de modo que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos.
Abstraímos então,

[tex3]\frac{960}{x}[/tex3]

Onde defini "x" como sendo o número de saquinhos.
HenryInfa escreveu:
Ter 14 Set, 2021 11:38
Entretanto, constatou-se que nesse lote havia 1120 unidades desse parafuso e, para que cada saquinho tivesse a mesma quantidade de parafusos que teria inicialmente, foi necessário acrescentar mais 4 saquinhos à quantidade inicialmente prevista.
Abstraímos duas coisas, primeiro, que não ocorreu a situação anterior, e sim a seguinte,

[tex3]\frac{1120}{x+4}[/tex3]

E segundo, que essas duas situações são as mesmas,

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]
HenryInfa escreveu:
Ter 14 Set, 2021 11:38
Desse modo, o número total de saquinhos utilizados foi igual a
[tex3]x+4=?[/tex3]

Basta então resolver em função de x e somar 4.

[tex3]\frac{960}{x}=\frac{1120}{x+4}[/tex3]

Simplificando os numeradores por 10, e então por 12, obtemos

[tex3]\frac{6}{x}=\frac{7}{x+4}\rightarrow 7x=6x+24 \rightarrow \boxed{x=24}[/tex3]

Mas, nossa questão pede x + 4, logo,

[tex3]x+4[/tex3]
[tex3]24+4=28[/tex3]

Portanto, item D.
Não entendi como você tirou o 6 e o 7.


A solidão faz mentes brilhantes,pelo simples fato de que a solidão te faz pensar.
O Gênio pensa fora do senso comum,porque o senso comum é o pensamento do povo.
Quando a ciência entra em um beco sem saída,surge o Gênio para solucionar o problema.

Avatar do usuário
castelohsi
Pleno
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb 18 Set, 2021 20:01
Última visita: 11-11-23
Out 2021 01 20:55

Re: MMC/MDC

Mensagem não lida por castelohsi »

EinsteinGenio,

Ele simplificou o 960 e o 1120 dividindo-os por 160.
960(x + 4) = 1120x (divida por 160)
6(x + 4) = 7x
...



"E disse o divino: ame seu inimigo. Eu obedeci e amei a mim mesmo" - K. Gilbran

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem MMC e MDC
    por Debs2806 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    588 Exibições
    Última msg por csmarcelo
  • Nova mensagem MMC e MDC
    por MedeirosU » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    817 Exibições
    Última msg por csmarcelo
  • Nova mensagem MMC e MDC
    por JuniorBertolo » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    784 Exibições
    Última msg por goncalves3718
  • Nova mensagem MDC e MMC
    por olhaavista » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    706 Exibições
    Última msg por CHADÚ007
  • Nova mensagem MMC e MDC
    por irmãdojunior » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    443 Exibições
    Última msg por petras

Voltar para “Ensino Fundamental”