Ensino FundamentalDivisão Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
brim01
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Sex 29 Jan, 2021 17:56
Última visita: 30-01-21
Jan 2021 29 18:27

Divisão

Mensagem não lida por brim01 »

Imagem.jpg
Imagem.jpg (11.07 KiB) Exibido 837 vezes
1º divisão: quando eu desço o número 3 visto que não há outra escapatoria eu adiciono o número 0 ao lado, e logo em seguida eu coloco "0," no quociente para dar continuidade.

2º divisão: foi meu primeiro reflexo ao ver tal divisão.

Cheguei a conclusão de quê, quando eu desço o dividendo "seco" (sem passar por nenhuma alteração) e é menor que o divisor, eu sempre tenho que adicionar no quociente zero seguido de vírgula.

Não consegui achar quase nenhuma explicação sobre isso. Por que isso acontece? Existe outro caminho se não a este?




Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jan 2021 29 22:06

Re: Divisão

Mensagem não lida por csmarcelo »

Você só precisa ter uma coisa em mente para resolver qualquer divisão: a classe e ordem do número que vai para o quociente devem ser as mesmas do número que está sendo dividido.

Na 1ª divisão:

Você resolveu dividir 20 dezenas. Logo, a resposta (4) também está em dezenas.

Em seguida, dividimos as 3 unidades restantes, o que resulta em zero unidade, afinal, não dá para dividir 3 por 5. Isso te leva a de fato colocar o zero lá, pois, lembre-se, o 4 representa quatro dezenas. Se você jogasse a vírgula direto depois dele, estaria transformando-o em unidades, ou seja, estaria dizendo que 20 dezenas por 5 é igual a 4 unidades.

3 não divide 5, mas, para continuar a divisão, você inclui um zero, transformando as 3 unidades em 30 décimos, que são divisíveis por 5, resultado em 6 décimos.

A vírgula vai logo depois do 0, pois é o algarismo localizado na casa das unidades.

A classe e ordem do número que vai para o quociente deve ser a mesma do número que está sendo dividido. Com isso em mente, você resolve qualquer divisão.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Fundamental”