a) Ele recebeu mais moedas de R$ 1,00
b) Ele recebeu mais moedas de R$ 0,25
c) Ele recebeu mais moedas de R$ 0,10
d) Ele recebeu a mesma quantidade de moedas de cada valor.
Resposta
a
Moderador: [ Moderadores TTB ]
caju escreveu: ↑Seg 27 Jan, 2020 10:11Olá Professor ,
Vou mostrar uma maneira mais algébrica de se resolver.
Já sabemos, conforme a resolução do colega goncalves3718, que o valor dado em um total de 15 moedas foi de R$7,50.
Vamos definir as incógnitas:
[tex3]x[/tex3] = qtd de moedas de R$ 1,00
[tex3]y[/tex3] = qtd de moedas de R$ 0,25
[tex3]z[/tex3] = qtd de moedas de R$ 0,10
Temos um total de 15 moedas. Assim, conseguimos nossa primeira equação:
[tex3]x+y+z=15\hspace{15pt}\color{red}\text{(I)}[/tex3]
E, o valor total dessas moedas é R$7,50. Assim, podemos escrever:
[tex3]x+0,25y+0,1z=7,5\hspace{15pt}\color{red}\text{(II)}[/tex3]
Agora temos nosso sistema:
[tex3]\begin{cases}
x+y+z=15 & \color{red}\text{(I)} \\
x+0,25y+0,1z=7,5 & \color{red}\text{(II)}
\end{cases}[/tex3]
O problema nesse ponto da resolução é que temos 2 equações para 3 incógnitas. Ou seja, está faltando uma equação para que pudéssemos resolver o sistema de forma normal.
Mas, o problema quer que o candidato utilize mais ferramentas matemáticas para chegar à solução. Assim, temos que fazer uma análise mais profunda.
Vamos isolar [tex3]x[/tex3] na equação (I):
[tex3]x=15-y-z\hspace{15pt}\color{red}\text{(III)}[/tex3]
Agora vamos substituir (III) em (II):[tex3]15-y-z+0,25y+0,1z=7,5\,\,\,\to[/tex3]Substituindo (IV) em (III):
[tex3]0,75y = 7,5- 0,9z\,\,\,\to[/tex3]
[tex3]y = \frac{7,5- 0,9z}{0,75}\,\,\,\to[/tex3]
[tex3]y=10-1,2z\,\,\,\to[/tex3]
[tex3]\boxed{y=10-\frac{6z}{5}}\hspace{15pt}\color{red}\text{(IV)}[/tex3][tex3]x=15-\(10-\frac{6z}{5}\)-z\,\,\,\to[/tex3]Agrupando as equações (IV) e (V) para uma melhor visualização:
[tex3]x=5+\frac{6z}{5}-z\,\,\,\to[/tex3]
[tex3]\boxed{x=5+\frac{z}{5}}\hspace{15pt}\color{red}\text{(V)}[/tex3]
[tex3]\begin{cases}
y=10-\frac{6z}{5} & \color{red}\text{(IV)} \\
x=5+\frac{z}{5} & \color{red}\text{(V)}
\end{cases}[/tex3]
Com esse novo sistema rearranjado, podemos tirar algumas conclusões numéricas sobre os valore [tex3]x[/tex3] , [tex3]y[/tex3] e [tex3]z[/tex3] .
Sabemos, por conta do enunciado, que esses três valores DEVEM ser números inteiros e positivos, pois não podemos ter números quebrados como sendo uma quantidade de moedas. Assim, para que as equações (IV) e (V) resultem números inteiros para [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3] , temos que ter um valor de [tex3]z[/tex3] que seja divisível por 5. Caso contrário as quantidades [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3] não resultariam em números inteiros.
Vamos, então, jogar valores possíveis para [tex3]z[/tex3] (valores positivos e divisíveis por 5) e encontrar [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3] :
[tex3]\boxed{z=5}[/tex3]
[tex3]x=5+\frac{5}{5}\,\,\,\to\,\,\,\boxed{x=6}[/tex3]
[tex3]y=10-\frac{6\cdot 5}{5}\,\,\,\to\,\,\,\boxed{y=4}[/tex3]
[tex3]\boxed{z=10}[/tex3]
[tex3]x=5+\frac{10}{5}\,\,\,\to\,\,\,\boxed{x=7}[/tex3]
[tex3]y=10-\frac{6\cdot 10}{5}\,\,\,\to\,\,\,\boxed{y=-2}[/tex3]
Aqui já começamos a ter um absurdo. O valor de [tex3]y[/tex3] não pode ser negativo! Ou seja, não podemos continuar aumentando o valor de [tex3]z[/tex3] , pois em [tex3]z=10[/tex3] já chegamos em [tex3]y[/tex3] negativo. Assim, concluímos que o valor de [tex3]z[/tex3] DEVE ser [tex3]z=5[/tex3] e, por consequência, temos [tex3]\boxed{x=6}[/tex3] e [tex3]\boxed{y=4}[/tex3] .
Ou seja, temos:
6 moedas de R$1,00
4 moedas de R$0,25
5 moedas de R$0,10
Que bate com o gabarito.
Grande abraço,
Prof. Caju