Ensino FundamentalAprender Matemática Estilo NASA

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Pablo1
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb 15 Abr, 2017 18:49
Última visita: 01-08-18
Ago 2017 07 11:59

Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por Pablo1 »

Salve Galera,

Ultimamente estou estudando matemática, e estou usando o site do Khan Academy, o curso de pré-álgebra que eles disponibilizam. Estou gostando pra caramba eles ensinam de uma forma bem intuitiva, e você entende o que estar fazendo, e não aquela coisa toda mecanizada, que você sabe calcular mas não entende o raciocínio da coisa.
Mas enfim, eu queria saber da parte de vocês como eu conseguiria virar um matemático nível NASA, talvez seja algo dificil, mas nada é impossível, é lógico que se eu conseguir ser algo do tipo mediano já seria uma grande conquista, mas vamos pensar grande, né? HAHA
Então, quais tópicos de matemática vocês me indicaria estudar? conhece alguns livros que poderiam me ajudar nessa empreitada?


Obs: Olhem, me desculpem se eu estiver postando no lugar errado, mas eu também estou numa matemática, digamos assim meio básica, então eu achei que seria correto postar no ensino fundamental mesmo, mas se esse não for o caso, peço que me desculpem!




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Ago 2017 07 13:10

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por undefinied3 »

Olá :)

Você está então no ensino fundamental? Que ano? Se for lá pro sétimo ou oitavo, dá uma pesquisada por POTI, polos olimpicos de treinamento intensivo. São cursos preparatórios para as olimpíadas de matemática que cobram justamente essa "matemática nível NASA". Eles tem inclusive o POTI online, um site com todo material disponível com listas de exercício e parte teórica das matérias em vídeo aulas. Procura saber se sua escola participa das olimpíadas e pede para te inscreverem. No seu caso, o material seria do nível 2, mas já tem bastante coisa complicada pra estudar. O importante é não desanimar quando perceber que você pode não estar sabendo nada do assunto, infelizmente o ensino brasileiro das exatas é voltado pro lado mecanizado de decorar e aplicar fórmulas, e as olimpíadas cobram justamente o raciocínio que não é cobrado.
Se você ainda estiver precisando aprender coisas mais básicas para começar a atacar o nível avançado que quer chegar, diga mais ou menos o seu nível de estudo, o que já sabe de matemática na parte de álgebra e geometria, etc.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Autor do Tópico
Pablo1
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb 15 Abr, 2017 18:49
Última visita: 01-08-18
Ago 2017 07 14:22

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por Pablo1 »

Olá undefinied3

Na verdade, eu estou no ensino médio haha

Na aritmética ou pré-álgebra.. consigo fazer todas as operações básicas, apesar que na divisão eu tenho um pouco de receio.
porcentagens, razão e proporção, números decimais, fazer operações com números fracionários, MMC, MDC, propriedades aritméticas, equações do primeiro grau envolvendo as quatros operações básicas..
E eu acho que é só isso. Agora na parte da geometria eu não sei muita coisa não.
Eu ainda sou muito ruim em matemática, tenho procurado aprender ultimamente porque tenho vontade de ser programador, e as vezes me sinto meio desencorajado quando me pedem para fazer um algoritmo que envolve conceitos matemáticos.
Cara, E eu tenho muita vontade mesmo, as vezes me falta só motivação mesmo. As vezes sou muito pessimista, terminei de um ler um livro ontem de " As vantagens de ser um otimista" estou me sentindo melhor,e me sentindo bem mais motivado, enfim só um comentário mesmo rsrs.

Obrigado pela atenção!!
Última edição: Pablo1 (Seg 07 Ago, 2017 14:52). Total de 3 vezes.



alevini98
3 - Destaque
Mensagens: 422
Registrado em: Sex 21 Jul, 2017 16:23
Última visita: 12-07-20
Ago 2017 07 14:41

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por alevini98 »

Olha, se não tiver problema pra comprar alguns livros, um que eu lhe recomendaria seria o livro de matemática do Dante pra ensino médio. Muito bom ele, tenho ele e ensina muito bem, não sendo necessário um professor do lado. Tem várias partes no capítulo em que se dá algumas questões e resoluções detalhadas e às vezes até mais de um método pra resolver.

Outro que também falam ser bom, mas nunca tive ele, é o do Gelson Iezzi.

Como estás usando o Khan Academy, acredito que não tenha problema com inglês, então eu lhe recomendaria dar uma olhada na bookstore do site do AoPS. Eles vendem em ebook (após a compra acessa o material pelo site mesmo) e a preços de 20 a 40 ou 50 dólares em média seeee não me engano. Apesar de ser ebook, no site por onde você viaualiza ele, soube que há ferramentas para vc mesmo escrever suas respostas no livro.

Caso queira alguns materiais de olimpíada meeesmo, tipo a internacional de matemática, me mande uma mensagem no privado que posso te mandar um link do dropbox. Não irei colocar aqui publicamente pois não sei se é permitido. (obs.: o material está todo em inglês)



alevini98
3 - Destaque
Mensagens: 422
Registrado em: Sex 21 Jul, 2017 16:23
Última visita: 12-07-20
Ago 2017 07 14:44

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por alevini98 »

Outra coisa que esqueci de falar: caso esteja usando o Khan Academy em português, eu recomendaria mudar o idioma para o inglês, se possível, pois há vários vídeos que eles não disponibilizam em outras línguas.



Autor do Tópico
Pablo1
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb 15 Abr, 2017 18:49
Última visita: 01-08-18
Ago 2017 07 14:51

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por Pablo1 »

Alevini,

Obrigado pelas suas dicas.
Em relação ao khan academy, eu uso em português mesmo, entendo até algumas coisas em inglês, mas só na leitura mesmo e algumas palavras soltas no inglês falado.. E eu vou tentar colocar em inglês para dá uma olhada.
E sobre o material, chamarei você lá no privado, obrigado.
Última edição: Pablo1 (Seg 07 Ago, 2017 14:52). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Ago 2017 07 15:03

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por undefinied3 »

Entendi, nesse caso você precisa preencher todas as lacunas que tem quanto ao ensino fundamental, e isso eu realmente não tenho muita ideia de como você pode fazer. Ir para os problemas olímpicos vai acabar te desencorajando agora (basta ver a parte de olimpíadas do forum para ter uma noção do nível). Pra matemática, o que usam realmente é o Gelson Iezzi até mesmo para estudo pro ITA, então com certeza toda base do ensino médio você teria nesse livro. Os dois volumes do Art of Problem Solving recomendado pelo colega acima também é excelente para começar a ter um contato moderado, uma iniciação com o raciocínio olímpico. Ele consegue tem teoria básica e o desenvolver da dificuldade dos exercícios está muito bem colocado. No seu lugar, eu me certificaria que consigo realizar tranquilamente uma matemática nível segunda fase FUVEST/UNICAMP e então se sentir tranquilo com o nível ITA (IME julgo desnecessário, mas depende de sua curiosidade e de sua vontade de realmente querer pegar pesado na parte algébrica e de conta, que é mais a cara do IME. Em raciocínio, o ITA já estaria ótimk) e então, estando seguro de sua habilidade matemática, poderia partir com força para as olimpíadas que é o único lugar onde você encontra o que quer; vestibulares ainda são bem mecânicos. Use o forum para estudar pois aqui tem de tudo em todos os níveis e bem organizado. Poste suas dúvidas e eventuais exercícios; estude as resoluções com calma e tenha certeza que está evoluindo quanto a sua segurança nas matérias, ou seja, não se sinta intimidado com nenhuma questão.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Autor do Tópico
Pablo1
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb 15 Abr, 2017 18:49
Última visita: 01-08-18
Ago 2017 07 16:34

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por Pablo1 »

undefinied3 escreveu:
Seg 07 Ago, 2017 15:03
Os dois volumes do Art of Problem Solving
Em relação esses dois livros, eu só teria acesso se eu comprasse? Será que não tem algum link que disponibilize o link para download em pdf, ou algo parecido. Eu tentei procurar e não encontrei já rsrs ou conhece algum outro livro semelhante ao mesmo que tenha o link para realizar o download, porque não tenho como comprar esses livros no momento. De qualquer forma, eu sou muito grato pela atenção dos dois amigos. Muito Obrigado mesmo!



alevini98
3 - Destaque
Mensagens: 422
Registrado em: Sex 21 Jul, 2017 16:23
Última visita: 12-07-20
Ago 2017 07 17:32

Re: Aprender Matemática Estilo NASA

Mensagem não lida por alevini98 »

Só comprando mesmo. Eu mesmo já procurei e não achei em lugar nenhum. E cuidado onde vai clicar pra baixar esses ebooks, pois há grande risco de pegar vírus...




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Fundamental”