Ensino FundamentalDivisão Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
apmatem
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2016 10 22:27

Divisão

Mensagem não lida por apmatem »

Qual a razão das diferentes abordagens?

Olá! Sou novo e se necessário peço o favor de me corrigirem e darem dicas sobre como postar e etc caso necessário (li as regras)...

Bom, estou revendo a matemática desde o básico, reverei várias partes. No momento estou em divisão e há uma questão: quando se faz a operação em [tex3]\frac{4,18}{5}[/tex3] , é necessário multiplicar "4,18" por "10" e adicionar a vírgula no quociente, sendo a primeira operação realizada é necessário adicionar também o zero à esquerda dela.

Por qual razão então há operação onde é necessário multiplicar tanto divisor quanto dividendo? Existe alguma regra que deixe esta questão bem clara para todas as situações possíveis? Por exemplo, em: [tex3]\frac{18}{0,4}[/tex3] , apenas o dividendo é decimal, e mesmo assim os valores de ambas as áreas são multiplicados. Grato :D

Última edição: apmatem (Qua 10 Ago, 2016 22:27). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 11-04-24
Ago 2016 11 11:36

Re: Divisão

Mensagem não lida por LucasPinafi »

\frac{18}{0,4}= \frac{18}{0,4} \frac{10}{10}= \frac{18\cdot 10}{0,4 \cdot 10} = \frac{180}{4}

Veja que multiplicar por 10/10 é o mesmo que multiplicar por 1, ou seja não muda nada!!!

Última edição: LucasPinafi (Qui 11 Ago, 2016 11:36). Total de 2 vezes.


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Autor do Tópico
apmatem
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2016 11 20:41

Re: Divisão

Mensagem não lida por apmatem »

Olá Lucas! Agradeço a resposta. Realmente, esta parte eu já havia notado (já foi explicado para mim acho que até na escola e provavelmente vi em mais algum(ns) lugar(es) e/ou me explicaram pessoalmente). Mas foi bacana a explicação. Mas vou procurar ser mais claro sobre o ponto exato que preciso esclarecer: Na divisão [tex3]\frac{4,18}{5}[/tex3] também é possível fazer a mesma coisa ao multiplicar por 100.

Entretanto, a solução que vi online no canal "Marcos Aba Matemática" no Youtube, que tenho acessado, demonstra uma solução diferente, o professor apenas multiplica o dividendo e continua a divisão após um zero e vírgula inicialmente (no quociente claro) (após a multiplicação de 4,18 por 10). E na outra divisão ele multiplica dividendo E divisor.

Sendo assim, quero compreender qual a lógica por trás do método de somente multiplicar por 10 o 4,18. :D

Última edição: apmatem (Qui 11 Ago, 2016 20:41). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Fundamental”