Tô fazendo um capítulo de equação do primeiro grau e tive uma dúvida: POR QUE multiplicar por -1?
ex do livro:
8 - 5x = x
8 - 5x - 8 = x - 8
5x = x - 8
5x - x = x - 8 - x
-6x = - 8
(aí multiplicam ambos membros por -1)
6x = 8
x = 8/6
e tem esse outro tb:
-3 - 2x < 11
-3 - 2x + 3 < 11 + 3
-2 < 14 (inverte o sinal de desigualdade pq aqui multiplicaram por -1)
2x > -14
2x/2 > -14/2
x > -7
Ensino Fundamental ⇒ equação/inequação com uma incógnita Tópico resolvido
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Ago 2022
04
11:26
Re: equação/inequação com uma incógnita
Ichiro,
Apenas para já sair o resultado de x que queremos..não queremos o resultado de -x
Numa iguladade você pode multiplicar ou dividir os ambos membros sem alterar a mesma
NA desigualdade, vocÊ precisa ficar atento pois o sinal irá mudar de > para < e vice-versa
Apenas para já sair o resultado de x que queremos..não queremos o resultado de -x
Numa iguladade você pode multiplicar ou dividir os ambos membros sem alterar a mesma
NA desigualdade, vocÊ precisa ficar atento pois o sinal irá mudar de > para < e vice-versa
Ago 2022
04
12:23
Re: equação/inequação com uma incógnita
não, a parte de multiplicar por -1 dos dois lados eu entendo, sabe? eu tenho dúvidas em relação ao motivo de eu precisar trocar o sinal (multiplicando por -1) nessas duas situações
Ago 2022
04
12:30
Re: equação/inequação com uma incógnita
ah, não tinha visto que vc falou ali: "é pra achar o resultado de x, não -x"
fez sentido
valeu!
fez sentido
valeu!
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