Experimentos InteressantesExperimento (Química orgânica) - Cola à base de leite

Fórum de coletânea de experimentos químicos interessantes que estão relacionados aos mais variados assuntos da Química. Se você quiser postar um experimento interessante, use o título "Experimento (Assunto) - Nome do experimento". Em "Assunto", coloque um dos temas do fórum (Química Orgânica/ Físico-Química/ Química Geral) no qual o experimento está relacionado. Em "Nome do experimento", coloque o nome pelo qual o experimento é conhecido (Ex.: "Torre de líquidos").

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jan 2015 02 22:33

Experimento (Química orgânica) - Cola à base de leite

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Objetivo
Com este experimento, pretende-se demonstrar o preparo de uma cola, de forma bem simples, utilizando o leite como matéria-prima. Pode ser utilizado para implementar a discussão sobre materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína, e suas propriedades físico-químicas.
(Fonte: postmania.org)
(Fonte: postmania.org)
cola_leite.png (4.36 KiB) Exibido 10646 vezes
Materiais
a) 1 proveta de 50\ mL (caso não tenha, pode usar uma seringa plástica);
b) 2 pedaços de pano de aproximadamente 30 \times 30\ cm (malha de algodão fornece bons resultados);
c) 1\ g de bicarbonato de sódio (NaHCO_3);
d) 100\ mL de leite desnatado;
e) 1 limão
f) papel toalha
materiais.png
materiais.png (21.06 KiB) Exibido 10646 vezes
Procedimento
1. Esprema o limão e coe o suco utilizando um pedaço de pano;
2. Adicione 30\ mL do suco de limão a 100\ mL de leite desnatado e agite bem;
3. Sobre um segundo recipiente, coloque o outro pedaço de pano e coe a mistura de caseína e soro obtida. Adicione pequenas quantidades da mistura sempre com a posterior retirada da caseína. As porções de caseínas retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha, para que seja reduzida a umidade da massa obtida;
4. Após a separação da caseína, que deverá ter aparência semelhante a um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até que a misture se torne homogênea.
5. Acrescente 20\ mL de água e agite até toda a massa seja dissolvida. A reação do ácido restante (do limão) com o bicarbonato de sódio deverá produzir uma pequena quantidade de espuma, que em pouco tempo se desfará.
6. Utilize pequenos pedaços de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em algumas horas.

Entendendo o experimento
A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente 3 \% em massa), sendo um polímero natural muito solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. É utilizada para a fabricação de adesivos à base de água.
As formulações de caseína são solúveis em soluções alcalinas e em água, porém sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos que, pela diminuição do pH, reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada, levando-a à precipitação. Com a redução do pH, ocorre a perda do cálcio na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro.
A formação do caseinato de sódio ocorre com a adição de bicarbonato de sódio e possui propriedades adesivas. Por isso que pode ser utilizado como cola.

Fontes
Nóbrega, O. S., Silva, E. R., Silva, R. H. Química. 1a Ed. São Paulo, Ed. Ática,2005.

Última edição: emanuel9393 (Sex 02 Jan, 2015 22:33). Total de 1 vez.


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Experimentos Interessantes”