Experimentos InteressantesExperimento (Química orgânica) - Cola à base de leite

Fórum de coletânea de experimentos químicos interessantes que estão relacionados aos mais variados assuntos da Química. Se você quiser postar um experimento interessante, use o título "Experimento (Assunto) - Nome do experimento". Em "Assunto", coloque um dos temas do fórum (Química Orgânica/ Físico-Química/ Química Geral) no qual o experimento está relacionado. Em "Nome do experimento", coloque o nome pelo qual o experimento é conhecido (Ex.: "Torre de líquidos").

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2551
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 12-02-18
Localização: Petrolina - PE
Agradeceu: 626
Agradeceram: 1025
Jan 2015 02 22:33

Experimento (Química orgânica) - Cola à base de leite

Mensagem não lida por emanuel9393 » Sex 02 Jan, 2015 22:33

Objetivo
Com este experimento, pretende-se demonstrar o preparo de uma cola, de forma bem simples, utilizando o leite como matéria-prima. Pode ser utilizado para implementar a discussão sobre materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína, e suas propriedades físico-químicas.
cola_leite.png
(Fonte: postmania.org)
cola_leite.png (4.36 KiB) Exibido 3945 vezes
Materiais
a) 1 proveta de 50\ mL (caso não tenha, pode usar uma seringa plástica);
b) 2 pedaços de pano de aproximadamente 30 \times 30\ cm (malha de algodão fornece bons resultados);
c) 1\ g de bicarbonato de sódio (NaHCO_3);
d) 100\ mL de leite desnatado;
e) 1 limão
f) papel toalha
materiais.png
materiais.png (21.06 KiB) Exibido 3945 vezes
Procedimento
1. Esprema o limão e coe o suco utilizando um pedaço de pano;
2. Adicione 30\ mL do suco de limão a 100\ mL de leite desnatado e agite bem;
3. Sobre um segundo recipiente, coloque o outro pedaço de pano e coe a mistura de caseína e soro obtida. Adicione pequenas quantidades da mistura sempre com a posterior retirada da caseína. As porções de caseínas retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha, para que seja reduzida a umidade da massa obtida;
4. Após a separação da caseína, que deverá ter aparência semelhante a um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até que a misture se torne homogênea.
5. Acrescente 20\ mL de água e agite até toda a massa seja dissolvida. A reação do ácido restante (do limão) com o bicarbonato de sódio deverá produzir uma pequena quantidade de espuma, que em pouco tempo se desfará.
6. Utilize pequenos pedaços de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em algumas horas.

Entendendo o experimento
A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente 3 \% em massa), sendo um polímero natural muito solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. É utilizada para a fabricação de adesivos à base de água.
As formulações de caseína são solúveis em soluções alcalinas e em água, porém sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos que, pela diminuição do pH, reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada, levando-a à precipitação. Com a redução do pH, ocorre a perda do cálcio na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro.
A formação do caseinato de sódio ocorre com a adição de bicarbonato de sódio e possui propriedades adesivas. Por isso que pode ser utilizado como cola.

Fontes
Nóbrega, O. S., Silva, E. R., Silva, R. H. Química. 1a Ed. São Paulo, Ed. Ática,2005.

Editado pela última vez por emanuel9393 em Sex 02 Jan, 2015 22:33, em um total de 1 vez.


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Experimentos Interessantes”