Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Evolução, Ecologia e Origem da VidaEvolução - Charles Darwin Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Jacklaton
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Out 2021, 22:04
Última visita: 12-07-22
Dez 2021 03 10:58

Evolução - Charles Darwin

Mensagem não lida por Jacklaton »

As ideias de Charles Darwin, publicadas em 1859, no livro A origem das espécies, representam uma revolução na forma de enxergar a história da vida.
Assinale a alternativa cujo exemplo ilustra corretamente os princípios postulados por Darwin.

a) A seleção, a sobrevivência e a reprodução de variações na população de répteis, que produzem ovos com a casca mais resistente à dessecação, em ambientes terrestres com condições secas.

b) O aumento na produção de melanina pelas células da pele de seres humanos, como consequência de mutações genéticas diante da intensa radiação solar nos trópicos.

c) A incapacidade de peixes cavernícolas em enxergar nos ambientes em que vivem, como consequência da recombinação gênica e atrofia gradual dos olhos, pela não utilização desses órgãos.

d) O desenvolvimento gradual de resistência em insetos submetidos ao uso contínuo e excessivo de produtos químicos para o seu extermínio.

e) O aparecimento de pulmões pelo esforço contínuo em peixes que apresentavam a necessidade de respirar o ar atmosférico em períodos de seca.
Resposta

Gab. a. Por que a letra b está em desacordo com a teoria de Darwin?

Editado pela última vez por Jacklaton em 03 Dez 2021, 10:59, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1062 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Dez 2021 03 12:08

Re: Evolução - Charles Darwin

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá Jacklaton,

Os princípios postulados por Darwin não envolviam conhecimentos genéticos, mas sim ideias que envolviam a seleção natural de seres mais adaptáveis a determinadas pressões seletivas.

Acho mais adequado pensar em Neodarwinismo na letra b).

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Jacklaton
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Out 2021, 22:04
Última visita: 12-07-22
Dez 2021 03 17:38

Re: Evolução - Charles Darwin

Mensagem não lida por Jacklaton »

Boa tarde, MateusQqMD
Como você disse, a letra b só faria sentido em uma análise mais genética. Enxerguei meu erro.
Mas e a letra d? O desenvolvimento de resistência não seria algo do tipo; apenas os mais aptos sobrevivem?
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1062 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Dez 2021 03 18:34

Re: Evolução - Charles Darwin

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Jacklaton, acredito que a gente pode pensar em desenvolvimento como sendo surgimento de alguma mutação que oferece resistência aos produtos químicos, e aí não entre Darwin (por ser uma análise genética, também). Mas talvez seja possível interpretar como sendo a seleção dos organismos mais resistentes que serão capazes de se reproduzir e deixar descendentes.. e nesse caso faria sentido, sim, ir no item d), mas eu ainda marcaria a) por ser uma resposta mais completa.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”