Evolução, Ecologia e Origem da VidaDecomposição da matéria orgânica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: Seg 28 Jan, 2019 10:49
Última visita: 13-01-23
Dez 2021 28 15:11

Decomposição da matéria orgânica

Mensagem não lida por albeistein »

A partir da decomposição dos compostos nitrogenados (presentes nos excrementos de animais e em restos de plantas e animais mortos) há a produção de amônia. Só que a partir da decomposição de matéria orgânica também a produção de dióxido de carbono, seria a partir da decomposição dos demais compostos orgânicos (não nitrogenados)?




Avatar do usuário
PedroLucas
sênior
Mensagens: 27
Registrado em: Qui 04 Nov, 2021 20:50
Última visita: 24-03-22
Fev 2022 28 22:47

Re: Decomposição da matéria orgânica

Mensagem não lida por PedroLucas »

Vou usar um exemplo que acredito que tenha semelhança para ilustração. A decomposição de matéria orgânica ou despejo de fertilizantes em um lago, por exemplo, causa a eutrofização. Certo? Pois bem, as bactérias aeróbicas que se alimentam da matéria orgânica acabam liberando também gás carbônico devido ao processo metabólico. Então, sim e não para sua pergunta.



Tudo passa no seu passo.

lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Mar 2022 01 10:19

Re: Decomposição da matéria orgânica

Mensagem não lida por lmtosta »

Albeistein


Teoricamente, todo e qualquer composto orgânico (nitrogenado ou não) que contenha em sua estrutura o oxigênio, além dos carbonos, apresenta potencial para produzir gás carbônico como resultado do processo de decomposição!!!!!!!

Por exemplo:
no processo de biodigestão via compostagem, temos a decomposição aeróbia de compostos orgânicos resultantes de várias fontes, inclusive do metabolismo de seres vivos.

Genericamente, podemos imaginar um processo do seguinte tipo, considerando hipoteticamente que toda a matéria orgânica tenha sido decomposta em seus equivalentes estequiométricos inorgânicos, embora na prática isto não ocorra de modo tão direto e simples como o ilustrado aqui:
CxHyNzOwSa (s) + O2 (g) ---> CO (g) + CO2 (g) + H2O (l) + NxHy (g) + SxOy (g) + NxOy (g) + NzOw (g) + SzOw (g) + NxOy (g) + etc + etc + etc

Veja a enorme variedade que pode surgir em apenas um único e hipotético processo de decomposição aeróbia e ainda considerando que a decomposição evolui diretamente para compostos inorgânicos mais simples, sem passar por compostos orgânicos mais simples em primeiro lugar, o que por si só já é uma simplificação bastante grosseira da realidade!!!!!!!!

Mesmo nessa simplificação exagerada e sem o devido balanceamento estequiométrico, veja que teoricamente você pode conseguir não somente a amônia (NH3) como produto de reação, como também outros gases nitrogenados, como N2H4, NO, NO2, etc!!!!!!!

O que determinará se um dado composto nitrogenado produzirá ou não amônia, óxidos de nitrogênio, óxidos de carbono ou qualquer outro tipo de composto são justamente as condições de temperatura, pressão, concentração de espécies do meio reacional, umidade, luminosidade (supondo que haja a possibilidade de ocorrer alguma reação de fotólise no meio, considerando a possibilidade de existência de impurezas contendo cloro, flúor ou mesmo algum composto halogenado), tipos e variedades de enzimas no seio do material e diversidade de substâncias presentes no meio de interesse por conta tanto de impurezas já presentes no local antes do despejamento de todo esse material orgânico, quanto da natureza dos metabólitos produzidos pelos seres vivos que expeliram todo esse conteúdo!!!!!!!!!

Além disso, temos também a decomposição anaeróbia, sem a participação dos gás oxigênio!!!!!!!!!

Trocando em miúdos, são muitas as possibilidades!!!!!!!!

Mas você pode assumir que, havendo carbono e oxigênio na estrutura do composto de interesse, certamente você poderá ter alguma situação, alguma condição específica do meio reacional (temperatura, pressão, enzimas, etc) que favorecerá a produção de gás carbônico, sendo o composto nitrogenado ou não!!!!!!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”