Página 1 de 1

Fatores evolutivos

Enviado: Qui 21 Jan, 2021 09:13
por Madu1
Os pesquisadores observaram que os genes da via biossintética da antocianina também se expressam nas flores, exceto o gene H. Considerando que essa era a única via de produção de antocianina, esses resultados indicaram que a flor dessa espécie não tem pigmento. Sabendo que a espécie ancestral de Vitis vinifera apresentava flores com e sem pigmento e que estas últimas apresentavam baixo valor adaptativo, os pesquisadores se surpreenderam ao verificar que a espécie atual apresenta somente flores sem pigmento. Que fator evolutivo pode explicar essa perda de variabilidade genética?
Resposta

Deriva genética
Por que não pode ser seleção natural?

Re: Fatores evolutivos

Enviado: Sex 22 Jan, 2021 09:47
por MateusQqMD
Olá, Madu1

A seleção natural atua diretamente sobre os membros de uma população conduzindo-os a uma adaptação particular. Nesse contexto, a seleção natural favorece, ao longo das gerações, a permanência de características que favorecem a adaptação de organismos ao meio.

Deriva genética é a alteração repentina das frequências de uma população ao acaso, e não por critérios de adaptação. Isso pode ocorrer por ação de desastres ecológicos: incêndios florestais, desmatamentos etc, que reduzem bastante o tamanho da população original e daí os sobreviventes não constituem uma amostral real da população original.

Os pigmentos florais funcionam como mecanismo de atração de agentes polinizadores de sorte que ocorra a polinização da espécie e, consequentemente, a perpetuação desses organismos. Assim, espera-se que as flores que possuem pigmentos, ou seja, possuem o gene H, sejam favorecidas ao longo da seleção natural, pois as chances de conseguirem gerar descendentes é maior em relação às flores que não possuem o gene H. Como a espécie atual não é favorecida pela seleção natural, a hipótese mais provável é a ocorrência da deriva gênica.