Evolução, Ecologia e Origem da VidaFatores evolutivos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Jan 2021 21 09:13

Fatores evolutivos

Mensagem não lida por Madu1 »

Os pesquisadores observaram que os genes da via biossintética da antocianina também se expressam nas flores, exceto o gene H. Considerando que essa era a única via de produção de antocianina, esses resultados indicaram que a flor dessa espécie não tem pigmento. Sabendo que a espécie ancestral de Vitis vinifera apresentava flores com e sem pigmento e que estas últimas apresentavam baixo valor adaptativo, os pesquisadores se surpreenderam ao verificar que a espécie atual apresenta somente flores sem pigmento. Que fator evolutivo pode explicar essa perda de variabilidade genética?
Resposta

Deriva genética
Por que não pode ser seleção natural?

Última edição: MateusQqMD (Sex 22 Jan, 2021 09:49). Total de 1 vez.
Razão: arrumar diagramação do texto.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jan 2021 22 09:47

Re: Fatores evolutivos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Madu1

A seleção natural atua diretamente sobre os membros de uma população conduzindo-os a uma adaptação particular. Nesse contexto, a seleção natural favorece, ao longo das gerações, a permanência de características que favorecem a adaptação de organismos ao meio.

Deriva genética é a alteração repentina das frequências de uma população ao acaso, e não por critérios de adaptação. Isso pode ocorrer por ação de desastres ecológicos: incêndios florestais, desmatamentos etc, que reduzem bastante o tamanho da população original e daí os sobreviventes não constituem uma amostral real da população original.

Os pigmentos florais funcionam como mecanismo de atração de agentes polinizadores de sorte que ocorra a polinização da espécie e, consequentemente, a perpetuação desses organismos. Assim, espera-se que as flores que possuem pigmentos, ou seja, possuem o gene H, sejam favorecidas ao longo da seleção natural, pois as chances de conseguirem gerar descendentes é maior em relação às flores que não possuem o gene H. Como a espécie atual não é favorecida pela seleção natural, a hipótese mais provável é a ocorrência da deriva gênica.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (UECE) - Elementos e fatores climáticos
    por Carolinethz » » em Geografia Física
    1 Respostas
    1347 Exibições
    Última msg por jedibli

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”