Página 1 de 1

Pokémon e Especiação

Enviado: Qui 29 Out, 2020 21:05
por olhaavista
No universo do anime Pokémon, começamos a cada ver mais aspectos biológicos da evolução sendo apresentados para os fãs da franquia. Sendo um dos monstrinhos mais adorados da franquia, o vulpix, foi uma das criaturinhas que sofreram o efeito do que chamamos de especiação, apresentando uma forma completamente diferente da original apresentada no início da franquia. Foi o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), em sua obra intitulada A Origem das Espécies, que sugeriu que a evolução é um processo de divergência, onde espécies semelhantes seriam descendentes de uma única espécie que teria existido no passado, a partir de um ancestral comum.
Screenshot_5.jpg
Screenshot_5.jpg (14.98 KiB) Exibido 1340 vezes
A figura acima, representa o Vulpix do continente "Kanto" e o "Vulpix" de alola. Ambos dentro da mesma espécie. Podemos elucidar corretamente que a especiação, no geral, inicia-se quando:

a) Acontece a troca de genes entre duas espécies diferentes ocupantes de um mesmo espaço, não isoladas geograficamente.
b) Não ocorre a troca de genes entre duas espécies, mesmo que não haja isolamento geográfico.
c) Ocorre a troca de genes entre duas populações que coexistem em um mesmo espaço, não isoladas geograficamente.
d) não ocorre a variabilidade genética, tendo ambos os organismos habitados regiões diferentes.
e) A troca de genes entre duas espécies torna-se restrita em virtude do isolamento geográfico das mesmas.
Resposta

Sem gab

Re: Pokémon e Especiação

Enviado: Qui 29 Out, 2020 21:18
por CogitoErgoGre
Fala Olhavista,

então, a especiação na verdade é resultado da utilização de diferentes pedras, no caso da vulpix de gelo uma icestone ... kkkkk, brincadeirinha.

Então, a especiação, de verdade kk, parte da idéia que uma mesma espécie foi sujeita a ambientes diferentes, sendo a seleção natural (e consequentemente os fenótipos - características - predominantes) diferenciada de acordo com o ambiente;

exemplificando com a questão, o vulpix natural, na teoria, poderia nascer branco ou vermelho - o que faz a maioria ser vermelho é que em um ambiente como uma floresta, o branco seria mais facilmente visto por um predador, como o charlizard, fazendo com que a taxa de sobrevivência no vulpix branco nesse ambiente seja menor. No entanto, a partir do momento em que esse mesmo vulpix vai para uma região nevada, a situação inverte-se e o vermelho fica mais exposto.

Dessa forma, com o passar do tempo, no ambiente nevado terá vulpix brancos e em outros ambiente vulpix vermelho; o que faz com que essa padronização se mantenha é justamente o fato que " a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita em virtude do isolamento
geográfico das mesmas" (letra E).

Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar :)