Página 1 de 1

(ENEM PPL 2016) Ecologia

Enviado: Qua 28 Out, 2020 06:46
por Lars
Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de individuos. A relação ecológica entre as espécies Xe Z, quando no mesmo ambiente, é de:

A) Predação.
B) Parasitismo.
C) Competição.
D) Comensalismo.
E) Protocooperação.
Resposta

C
Fala galera, por eliminação até era possível chegar nessa resposta, entretanto sendo uma competição, a relação é prejudicial a ambas as espécies, deveria haver um aumento da outra espécie também após a separação.
Alguém poderia me explicar esse ponto?

Re: (ENEM PPL 2016) Ecologia

Enviado: Sex 30 Out, 2020 19:41
por CogitoErgoGre
Fala Lars,
Lars escreveu:
Qua 28 Out, 2020 06:46
a relação é prejudicial a ambas as espécies, deveria haver um aumento da outra espécie também após a separação.
Alguém poderia me explicar esse ponto?
então amigo, pode parecer que sim, a lógica bate kkk ... mas na verdade tem um porém aí:
quando duas espécies competem entre si, ambas ainda respeitam seu potencial biótico - ou seja, a capacidade máxima de individuos de uma mesma espécie que o ambiente pode suportar.
Em um primeiro momento, quando ambas estavam no mesmo hábitat, havia competição entre elas (no sentido de dependerem do mesmo nicho/ terem os mesmos hábitos e necessidades), porém, a presença da X apenas diminuia os recursos disponiveis para Z, sendo a população de X "estagnada" quanto aos recursos disponiveís (incapaz de crescer), enquanto a Z estava limitada pela falta de recursos consumidos por X.
Na ocasião de serem separadas, a população Z terá uma quantidade de recursos maior disponível, aumentando o número de indivíduos, enquanto a X apenas manterá a sua população atual, limitada pelo meio.
Se você pensar em termos de alimento, pode parecer não ter muito sentido, mas a resistência do meio depende de muitos fatores (como competição entre a própria espécie, tempo de gestação ...).

Espero ter ajudado,
qualquer dúvida tamo aí :)