Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Evolução, Ecologia e Origem da VidaPirâmides ecológicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Set 2020 14 19:38

Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por albeistein »

Julgue a afirmativa abaixo.
  • Em ambientes terrestres, não há pirâmide de energia/de biomassa invertida. Já em oceanos e grandes lagos, em que os produtores são o fitoplâncton, pode haver pirâmide de energia/de biomassa invertida, dada a reprodução super acelerada do fitoplâncton.

Avatar do usuário

CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: 24 Abr 2020, 15:32
Última visita: 09-05-23
Set 2020 14 20:55

Re: Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Fala Albe,

quasee corretissíma a afirmação; a idéia é que a energia em uma piramide é limitada, pois cada individuo usa uma parte daquilo que foi anteriormente adquirido. O truque, no caso dos fito e zoo planctôns, é que os fito (produtores) compensam a menor biomassa com uma maior taxa de reprodução.
A energia, no entanto, é sempre unidirecional - ou seja, nunca é invertida!!!

espero ter ajudado, qualquer coisa tamo aí :)

"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan
Avatar do usuário

Autor do Tópico
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Set 2020 15 18:52

Re: Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por albeistein »

As pirâmides de biomassa são equivalentes às pirâmides de energia, pois a massa de matéria orgânica reflete a quantidade de energia química disponível em cada nível trófico.
Retirado do Amabis e Martho

Com base nessa equivalência, não está correto afirmar que, em oceanos e grandes lagos, por conta da velocidade reprodutiva do zooplâncton, há pirâmides de energia E de biomassa invertidas?
Avatar do usuário

Autor do Tópico
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Nov 2020 09 13:27

Re: Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por albeistein »

PS: Eu não estou questionando o sentido do fluxo de energia. Este, como você colocou, é unidirecional.
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 05-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1063 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Nov 2020 09 13:59

Re: Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

albeistein, não pode existir pirâmide de energia invertida pois parte da energia é sempre dissipada de um nível trófico para o seguinte na forma de calor.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: 24 Abr 2020, 15:32
Última visita: 09-05-23
Nov 2020 09 15:35

Re: Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Então albertin,
essa afirmativa "As pirâmides de biomassa são equivalentes às pirâmides de energia ..." é um pouco errônea ao meu ver (estranho amabis falar isso ai rsrs), porque parte da energia sempre se perde e o aumento da biomassa ocorre para todos os niveis - pegando o exercício, como exemplo, apesar de existir uma taxa repodutiva elevada, a energia total vai ser sempre uma parte dissipada e o restante fornecida para o próximo nível trófico, entre os fito e zoo, em uma mesma taxa, por mais que você aumente a população de fito. Uma forma melhor de entender, é que a energia necessária para a existência dos zoo vem dos fito, por isso nunca vai ser maior.
O que o Amabis talvez queira dizer com essa frase, na verdade, é que quanto maior a biomassa em um meio, maior a energia total disponível; ou seja, elas são equivalentes no sentido de quanto maior for a biomassa, maior será a energia (mas ainda sim, não sendo o fluxo de energia alterável).
"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan
Avatar do usuário

Autor do Tópico
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Nov 2020 21 18:52

Re: Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por albeistein »

Lendo as mensagens de vocês, eu chego ao seguinte: Essa equivalência colocada pelo Amabis ("As pirâmides de energia são equivalentes às pirâmides de biomassa...") não se aplica a todos os ecossistemas. Em outras palavras, não é 100% verdadeira.
E deixo uma excelente colocação que encontrei em um blog de Biologia:
Nesses ecossistemas, a biomassa de fitoplâncton pode ser menor que a de zooplâncton. A inversão da pirâmide ocorre porque a biomassa é relativa apenas àquele momento, não considerando a velocidade de reprodução do fitoplâncton, que é maior que a zooplâncton, o que permite a sua rápida renovação. Se for medida a média de um ano inteiro, poderemos observar que a quantidade média de fitoplâncton foi maior que a de zooplâncton.
Fito e zooplâncton.png
Fito e zooplâncton.png (22.87 KiB) Exibido 2396 vezes
Agradeço a resposta de todos!
Se tiver mais algo a pontuar, só colocar!

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”