Página 1 de 1

Evolução

Enviado: Ter 04 Ago, 2020 15:32
por Fibonacci13
(Unesp) Em um experimento, um pesquisador colocou sobre as árvores de bosques poluídos por fuligem e de bosques não poluídos, igual número de mariposas claras e escuras. Depois de observar o comportamento dos pássaros, durante um período de tempo considerado, ele verificou que, no bosque poluído, os pássaros tinham devorado 43 mariposas claras e apenas 15 escuras; no bosque não poluído, haviam sido devoradas 164 mariposas escuras e apenas 26 claras.
Este experimento demonstra uma seleção

a) principalmente devido à predação diferencial.
b) principalmente devido à ação de genes para a resistência a agentes poluidores.
c) onde o sabor das mariposas é um fator importante a ser considerado.
d) onde a influência do meio ambiente não é significativa.
e) onde o fator determinante são os feromônios liberados pelas mariposas.
Resposta

A

Re: Evolução

Enviado: Ter 04 Ago, 2020 17:04
por Holanda1427
Olá! Vamos lá:

a) Verdadeiro. A baixa capacidade de mariposas claras se camuflarem em bosques poluídos por fuligem e a baixa capacidade de mariposas escuras se camuflarem em bosques não poluídos por fuligem, compõem um diferencial na predação de acordo com o ambiente, fazendo com que os pássaros se alimentem de mariposas claras nos bosques poluídos e de mariposas escuras nos bosques não poluídos, favorecendo as mariposas escuras no primeiro e as claras no segundo.
b) Falso. Não é um alteração genotípica e sim fenotípica, ou seja, não altera a composição genética.
c) Falso. O que muda não é exatamente o sabor das mariposas, e sim a capacidade de camuflagem tornado certas mariposas mais vulneráveis e outras não.
d) Falso. O fator fundamental da predação diferencial verificada é o de um bosque ser poluído por fuligem e outro bosque, não.
e) Falso. O fator determinante não são os feromônios, e sim a capacidade de camuflagem das mariposas escuras ou claras, em bosques não poluídos e em bosques poluídos, respectivamente.

Espero ter ajudado, fique em paz, :)