Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UnB) Fossilização Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Jul 2020 19 21:37

(UnB) Fossilização

Mensagem não lida por andrezza »

2.png
2.png (47.27 KiB) Exibido 964 vezes
Insetos conservados em âmbar, — como o ilustrado na figura acima, que sugava o néctar das gimnospermas — descobertos na caverna El Soplao, no norte da Espanha, têm sido utilizados em estudos para explicar como ocorria a fertilização das plantas no período Cretáceo, há cerca de 105 milhões de anos. As amostras de âmbar encontradas por pesquisadores continham, em perfeito estado de conservação, duas espécies de insetos já extintas. Os dois insetos apresentavam uma longa probóscide (espécie de tromba), que servia para absorver o néctar das estruturas reprodutivas das plantas em pleno voo, assim como fazem hoje os beija-flores. As duas espécies de insetos pertencem à família Zhangsolvidae, cujos representantes eram antes conhecidos somente por meio de fósseis encontrados na China e no Brasil. Uma das espécies desses insetos encontradas tinha milhares de grãos de pólen de uma gimnosperma já extinta, o que indica que outros insetos de longas probóscides poderiam ter sido polinizadores. Nessa época, as gimnospermas, como os Pinus, dominavam a paisagem terrestre, fato que permitiu aos cientistas supor, até o momento, que o principal agente de polinização era o vento.
Julgue:
1- A fossilização de insetos de que trata o texto resultou de um processo de substituição gradual das suas substâncias orgânicas por minerais.
Resposta

Errado




Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Jul 2020 20 08:04

Re: (UnB) Fossilização

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Olá, andrezza,

existem vários tipos de fossilizações, como é dito no texto que o inseto foi conservado em âmbar, essa fossilização é do tipo conservação total (todo o conteúdo que compõe o inseto é conservada) pois o âmbar protege o corpo do inseto por ações do espaço externo. O tipo de fossilização que substitui compostos orgânicos por minerais é chamado de mineralização.

Última edição: carlosaugusto (Seg 20 Jul, 2020 19:46). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”