Evolução, Ecologia e Origem da VidaMétodo Científico Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Fibonacci13
3 - Destaque
Mensagens: 819
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 19-03-24
Jul 2020 08 18:30

Método Científico

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

Unimontes 2009 A tirinha abaixo apresenta um diálogo entre dois animais.Observe-a.

Estabelecendo uma relação entre o diálogo apresentado e método científico, analise as alternativas abaixo e assinale correspondente à etapa de uma pesquisa que melhor justifica a apreensão de um dos animais e o pedido de calma do outro.

A) Levantamento de hipótese.

B) Conclusões.

C) Análise de resultados.

D) Experimentação.
Resposta

D
Anexos
download.png
download.png (94.59 KiB) Exibido 6058 vezes



Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.

Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jul 2020 08 18:54

Re: Método Científico

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá! Primeiro vamos realizar a interpretação da tirinha.

Sabemos nós que os cientistas quando necessitam confeccionar uma nova vacina, para melhorar a vida humana, eles se utilizam de cobaias para realizar testes e deste modo estudar melhor os efeitos benéficos e os possíveis efeitos colaterais que aquela nova vacina pode vir a causar no homem. Sabemos também que essas cobaias em geral são ratos, criados em laboratório sob as mais rígidas normas sanitárias. Dito isso, veja que o rato da esquerda se mostra apreensivo pois "vão criar uma nova CPFM" que é uma Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, um imposto que vigorou no Brasil até 2007, só que o rato da esquerda não sabe da real natureza do que é CPMF e acha que se trata de um novo tipo de vacina e que eles (os ratos) serão as cobaias novamente. Mas então o rato da direita diz ao amigo: "Calma que as cobaias são os contribuintes", ou seja, não há motivo para pânico dessa vez, pois as cobaias não serão nós (os ratos) e sim os contribuintes (as pessoas que movimentam dinheiro).

Feita essa interpretação deve-se atender aos requisitos da questão: qual a etapa da pesquisa a qual os ratos se referem? Em melhores palavras, qual a etapa da pesquisa que se utilizam cobaias?

Alternativa A - Incorreta. O levantamento de hipóteses é uma das primeiras etapas do método científico e diz respeito aos questionamentos que se estabelecem após a observação analítica de um fato.
Alternativa B- Incorreta. As conclusões é a última etapa do método científico, após estudos exaustivos se chega ao fim onde se estabelece com base em tudo que foi pesquisado o que se conclui, o que se pode apreender da pesquisa feita.
Alternativa C- Incorreta. A análise de resultados ocorre anteriormente as conclusões, onde com base nos resultados obtidos nos experimentos faz-se uma análise minuciosa dos resultados obtidos, tendo atenção para se é possível apreender alguma conclusão.
Alternativa D- Correta. A experimentação é a etapa onde têm-se "todas as cartas na mesa" e então observa-se o que acontece ao colocarmos em análise cada hipótese que foi estabelecida, para isso utilizam-se cobaias.

Espero ter ajudado, fique em paz :D

Última edição: Holanda1427 (Qua 08 Jul, 2020 18:56). Total de 2 vezes.


Pulvis sumus

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Fibonacci13
3 - Destaque
Mensagens: 819
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 19-03-24
Jul 2020 08 19:56

Re: Método Científico

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

Obrigado, me ajudou muito. :D



Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”