Evolução, Ecologia e Origem da VidaSucessão ecológica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Mai 2020 22 17:47

Sucessão ecológica

Mensagem não lida por Madu1 »

A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área dos pampas gaúchos. Considerando a
sucessão ecológica, é correto afirmar que:
a) na fase 2 temos a sucessão secundária uma vez que, na 1, teve início a sucessão primária.
b) ocorre maior competição na fase 3 que na 4, uma vez que capins e liquens habitam a mesma área.
c) após as fases representadas, ocorrerá um estágio seguinte, com arbustos de pequeno porte e,
depois, o clímax, com árvores.
d) depois do estabelecimento da fase 4 surgirão os primeiros animais, dando início à sucessão
zoológica.
e) a comunidade atinge o clímax na fase 4, situação em que a diversidade de organismos e a
biomassa tendem a se manter constantes

O que torna a B incorreta.
Resposta

e
Anexos
anexar.png
anexar.png (9.45 KiB) Exibido 1956 vezes




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2020 22 18:55

Re: Sucessão ecológica

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Madu1.

Irei tentar comentar todos os itens.

a) Errado.

Sucessão secundária ocorre em locais desabitados, mas que já foram ocupados anteriormente (não há nada no gráfico que indique isso).

b) Errado.

A competição é maior na fase 4 pois a quantidade de espécies ocupando uma mesma área é maior (ocorrerá maior disputa por recursos).

c) Errado.

Os arbustos fazem parte das espécies pioneiras de colonização de determinadas área e gradativamente vão sendo substituídos por espécies mais complexas.

d) Errado.

Não vejo muito sentido pensar em "sucessão zoológica", além disso nada impede que os primeiros animais surjam a partida da fase 2.

e) Certo.

Comunidade clímax é um estágio em que fatores como biodiversidade, biomassa e condições climáticas tendem a se manter constantes.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”