Evolução, Ecologia e Origem da VidaProblemas ambientais Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Mai 2020 12 22:28

Problemas ambientais

Mensagem não lida por Madu1 »

PUCMG - AQUECIMENTO GLOBAL PODE DIVIDIR A AMAZÔNIA
Eventos climáticos extremos, como secas induzidas pelo aquecimento global e pelo desmatamento, podem dividir a Amazônia em duas e transformar em cerrado uma área de 600 mil quilômetros quadrados. O alerta é de pesquisadores que fizeram um mapa das áreas mais sensíveis da floresta à seca, usando os registros de precipitação dos últimos cem anos. O grupo de cientistas descobriu que uma faixa de mata correspondente a 11% da área da floresta tem padrões de precipitação mais semelhantes aos do cerrado. Essa seria a primeira zona a "tombar" caso se confirmem cenários propostos de "savanização" (conversão em cerrados) da Amazônia.
(Fonte: "Folha de S. Paulo", 16 de fevereiro de 2006.)
Com base no assunto apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Essa "Amazônia seca" possui vegetação com maiores índices de evapotranspiração, e seus solos tendem a ficar mais secos durante os meses sem água do que solos de regiões muito úmidas.
b) Em caso de transformação da floresta em cerrado, a área se tornaria muito mais vulnerável a incêndios florestais, que poderiam mudar também a cobertura vegetal.
c) Um desses fatores de transformação pode ser o desmatamento, já que boa parte das chuvas na floresta tropical é gerada, dentro da própria mata, por evaporação de água do solo e das folhas.
d) Outro fator a ser considerado seria o aquecimento global, porém em menor proporção, pois não afeta as regiões não desmatadas.
Resposta

Anternativa D
Por que não é a "A"




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2020 20 00:04

Re: Problemas ambientais

Mensagem não lida por Sypru »

A visível que a alternativa incorreta é a D, uma vez que o próprio enunciado relaciona esses eventos climáticos extremos com o aquecimento global, ainda que não especificamente para o caso da Amazônia, mas que também já levou áreas não desmatadas à desertificação (no caso, "savanização"). Já que aparentemente não tens dúvida da veracidade das alternativas B e C, pularemos para a A.

Acredito que tu tenhas achado que a alternativa estivesse incorreta porque como essa "Amazônia seca" possuí menores índices de precipitação, ela, portanto, teria menores índices de evapotranspiração. Contudo, isso esse teu pensamento está errado! Como ela possuí maiores índices de evapotranspiração, ela não consegue "armazenar" água, logo, seus solos ficam mais secos nos meses sem água quando comparados aos outros solos, o que a deixa susceptível a queimadas e seja uma região mais frágil e com potencial para fragmentar-se, já que não consegue manter-se razoavelmente durante o período de seca.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”