Evolução, Ecologia e Origem da VidaSucessão ecológica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Abr 2020 07 13:54

Sucessão ecológica

Mensagem não lida por Madu1 »

Na sucessão ecológica em uma lagoa tem-se que ela vai acumulando nutriente e com o passar do tempo sua profundidade diminiu. Dessa forma, com o tempo ela tende e virar um pântano.
Fiquei com uma dúvida quanto a isso: o clímax de uma lagoa não existe? Já que sua estabilidade só vai ser atingindo quando ela secar e virar, por exemplo uma floresta?

Não sei se ficou claro, mas basicamente pensei assim: Como sua estabilidade só ocorre depois do estágio de pântano, em que suas águas já secaram, então na fase de lagoa (com água e animais próprio) o clímax não existe?




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2020 10 19:26

Re: Sucessão ecológica

Mensagem não lida por Planck »

Olá, Madu1.
Madu1 escreveu:
Ter 07 Abr, 2020 13:54
Não sei se ficou claro, mas basicamente pensei assim: Como sua estabilidade só ocorre depois do estágio de pântano, em que suas águas já secaram, então na fase de lagoa (com água e animais próprio) o clímax não existe?
O clímax de uma lagoa acontece com a formação de uma comunidade arborícola do tipo floresta. Isso acontece devido ao constante acúmulo de material no fundo da lagoa, de modo que ela acaba desaparecendo e tem início, na área, a instalação de plantas terrestres.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”