Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Evolução, Ecologia e Origem da VidaCiclo do Carbono Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
VctMR
Elite
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Mai 2018, 21:54
Última visita: 23-08-21
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 31 vezes
Nov 2019 23 14:48

Ciclo do Carbono

Mensagem não lida por VctMR »

11.PNG
11.PNG (46.37 KiB) Exibido 1544 vezes
O emprego da biomassa como fonte de energia gera um ciclo fechado de carbono, conforme ilustra a figura acima. Na fotossíntese, CO2 e H2O da atmosfera são convertidos em moléculas orgânicas constituintes da biomassa. A reação pode ser representada pela equação a seguir, que não está balanceada. CO2 + H2O + energia --> C6H12O6 + O2

Diferentemente do ciclo geológico, o ciclo biológico do carbono é relativamente rápido; estima-se que a renovação de carbono atmosférico ocorra de vinte em vinte anos. No ciclo biológico, o carbono é devolvido à atmosfera por meio da
A) erupção de vulcões.
B) produção de biomassa.
C) decomposição orgânica.
D) queima de combustíveis fósseis.
Resposta

C
Qual o erro da letra A e da letra D?

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Mai 2020 20 00:15

Re: Ciclo do Carbono

Mensagem não lida por Sypru »

Apesar do vulcão ter uma aparência de fogo e estar a queimar, os gases que dele emanam não são exclusivamente CO2, ainda que o contenha (lembre-se do cheiro característico de enxofre que dizem que os vulcões têm). Além disso, vale-se ressaltar que nem todos os vulcões são ativos e muitos deles ficam adormecidos por décadas, milhares de anos; se dependêssemos deles, já teríamos morrido hahahahaha. Agora já associando com a alternativa D, acredito que o enunciado quer saber a "principal" responsável por devolver CO2 para atmosfera ou, talvez, a responsável natural por isso. A queima de combustíveis fósseis só existe graças aos humanos. Se parássemos de usar esses combustíveis, não teríamos mais sua queima, portanto, não pode ser considerado o responsável por devolver o carbono para a atmosfera, apenas um contribuinte.

Já que não citaste a alternativa C, acredito que entendas o porquê da decomposição orgânica seja a responsável por devolver à atmosfera esse carbono.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”