Página 1 de 1

(PSC-2013) Cladograma

Enviado: Seg 18 Nov, 2019 03:41
por Polímero17
(PSC-2013) 33. Uma elegante forma de se mostrar a relação de ancestralidade entre os organismos é através de um cladograma. Cada um dos ramos da árvore filogenética é chamado de clado. No esquema a seguir um cladograma hipotético mostra a relação entre animais diversos. A numeração indica um caráter comum compartilhado pelo grupo. Nota: 1 = origem dos animais com quatro membros; 2 = membros superiores tornam-se asas. A = tubarão; B = sardinha; C = morcego; D = rato; E = pombo; F = jacaré. Baseado no cladograma analise as afirmativas a seguir:
Capture+_2019-11-18-02-27-30.png
Capture+_2019-11-18-02-27-30.png (299.29 KiB) Exibido 1584 vezes
I. O caráter 1 é homólogo a C, D, E e F.
II. O caráter 1 é homólogo a E e C.
III. O caráter 2 é análogo a E e C.
IV. E e C, por possuírem asas, são mais proximamente relacionados (homólogos) em relação a D e F.
V. E e C herdaram suas asas de um ancestral comum.
VI. O caráter 1 é homólogo a A e B.

Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas IV e VI estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.
Resposta

a

Re: (PSC-2013) Cladograma

Enviado: Ter 19 Mai, 2020 23:27
por Sypru
Olá, acredito que tu talvez possas ter dúvida sobre homologia e analogia. Simplificadamente, homologia são membros de mesma origem embrionária compartilhada por todos os descendentes de uma mesma ancestralidade e que podem ou não ter a mesma função. Todos que vieram após a demarcação 1, por exemplo, possuem quatro membros, porém, suas funções são diversas, alguns possuem asas, outros, patas, por exemplo. Logo, o caráter 1 é homólogo para C, D, E e F por virem após a demarcação 1 - I correta.

Já analogia significa membros\órgãos de origem embrionária distinta, mas que fazem a mesma função. Tu consegues perceber que as asas de um morcego (C) e a de um pombo (E) são bem diferentes? Uma é recoberta por pena, a outra, não. Essa analogia é bem simples pois é uma diferença visível, caso não fosse, podemos também recorrer ao cladograma. Perceber que a demarcação 2 embora apareço para ambas as espécies, elas não provêm em um mesmo momento, caso isso ocorre, seria uma homologia (por exemplo, se E estivesse no lugar de D e a demarcação 2 estivesse antes da bifurcação). Como são dois momentos diferentes e eles não possuem uma ancestralidade direta (como no exemplo dado), trata-se de uma homologia (órgãos\membros uma origem embrionária distinta, mas com uma mesma função). Logo, o caráter 2 é análogo a E e C.

Como já dissemos que o caráter 1 é homólogo para C, D, E e F, II foi descartada.
Apesar de E e C possuírem asas, estão mais distantes em relação a F e D por possuírem, respectivamente, ancestrais comuns. Logo, essa opção foi descartada.

Como pode-se perceber, há duas demarcações do caráter 2, não apenas uma, e C e E não estão pareados, logo, eles "ganharam" as asas por ancestrais divergentes, em momentos divergentes.

O caráter 1 não é homólogo a A e B pois eles nem mesmo tem esse caráter.

Com isso, temos que I e III estão corretos e a alternativa correta é a A.

Re: (PSC-2013) Cladograma

Enviado: Qui 04 Jun, 2020 23:34
por Polímero17
Muito Obrigado :D
Compreendi melhor