Evolução, Ecologia e Origem da VidaENEM - 2010 - Ciclos Biogeoquímicos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Júlia030412
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Seg 18 Mar, 2019 23:29
Última visita: 09-08-21
Ago 2019 13 13:54

ENEM - 2010 - Ciclos Biogeoquímicos

Mensagem não lida por Júlia030412 »

O texto "O vôo das Folhas" traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza:

O vôo das Folhas
Com o vento
as folhas se movimentam.
E quando caem no chão
ficam paradas em silêncio.
Assim se forma o ngaura. O ngaura cobre o chão da floresta, enriquece a terra e alimenta as árvores.] As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das folhas novas.]
Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpiões, centopeias, minhocas, cogumelos e vários tipos de outros seres muito pequenos.]
As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós.
A natureza segundo os Ticunas/Livro das Árvores. Organização Geral dos Professores Bilíngues Ticunas, 2000

Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo
a)da água.
b)do oxigênio.
c)do fósforo.
d)do carbono.
e)do nitrogênio.
Resposta

D
Por que não pode ser a alternativa E?
Os seres vivos ao sofrerem decomposição liberam amônia, a qual, por meio do processo de nitrificação, resulta em nitratos, que são utilizados como nutrientes pelas plantas.
Sob o meu ponto de vista, isso seria justificativa para o ciclo em questão ser do nitrogênio
Além disso, há trechos que deixam essa ideia clara: "O ngaura enriquece a terra e alimenta as árvores"
Alguém poderia explicar? :D




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 13 14:06

Re: ENEM - 2010 - Ciclos Biogeoquímicos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá,

Acredito que o ciclo do carbono se encaixe melhor, pois, ao morrerem, as folhas são decompostas e os átomos de [tex3]\text{C}[/tex3] que faziam parte de sua constituição retornam ao ambiente na forma de [tex3]\text{CO}_2.[/tex3]

O ciclo do nitrogênio está mais associado ao processo de nitrificação/alimentação de herbívoros, ou ainda à desnitrificação, pois é qnd o nitrogênio gasoso retorna à atmosfera pela ação de bactérias.

O que você acha? Qlq coisa fala aí! :)



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Júlia030412
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Seg 18 Mar, 2019 23:29
Última visita: 09-08-21
Ago 2019 13 14:39

Re: ENEM - 2010 - Ciclos Biogeoquímicos

Mensagem não lida por Júlia030412 »

Olá, Mateus.
Concordo contigo em relação ao ciclo do carbono. Inclusive, inicialmente, achei que a resposta seria a alternativa D mesmo.
Entretanto, alguns trechos do texto me deixaram confusa, principalmente o que eu destaquei:
Júlia030412 escreveu:
Ter 13 Ago, 2019 13:54
O ngaura cobre o chão da floresta, enriquece a terra e alimenta as árvores.] As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das folhas novas.]
Essas palavrinhas "enriquece", "alimenta" e "crescimento" me remeteram aos nitratos. Por isso, achei que se encaixaria o ciclo do nitrogênio.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 13 15:13

Re: ENEM - 2010 - Ciclos Biogeoquímicos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Eita. Pior que lendo o texto de novo e sua msg tb fiquei meio na dúvida.. Não vou saber te explicar direitinho pq o item E tá errado :|


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
rami1
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 07 Out, 2016 10:47
Última visita: 07-09-19
Ago 2019 13 16:24

Re: ENEM - 2010 - Ciclos Biogeoquímicos

Mensagem não lida por rami1 »

Olá, por já ter feito uma quantidade boa de questões do ENEM eu percebi que, geralmente, quando se fala em ciclo do nitrogênio eles se referem a fixação pela bactérias. Como no texto não fala nada que se possa associar a esse respeito, acredito que a interpretação do colega seja a mesma do ENEM. Quando as folhas morrem, elas são decompostas em Carbono.

Ademais, a ambiguidade, como nessa questão, é algo muito comum nessa prova, então apenas fazendo vários ENEM's antigos que começamos a cair menos nessas "pegadinhas".




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”