Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UESC BA) Evolução Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2019 07 16:14

(UESC BA) Evolução

Mensagem não lida por danimedrado »

A evolução humana tornou-se 100 vezes mais rápida e provocou um aumento das diferenças genéticas entre pessoas que vivem em continentes diferentes [...]. As evidências encontradas por um grupo de antropólogos americanos das universidades de Utah e Wisconsin-Madison põem em xeque a antiga teoria de que a evolução desacelerou ou parou por completo no homem. A análise dos cientistas sugere, no entanto, que o processo de seleção natural se tornou cada vez mais veloz [...] Quando os seres humanos surgiram na África e se dispersaram por outras regiões, há 40 mil anos, o ritmo da evolução se acelerou em comparação com os seis milhões de anos anteriores. Desde então, mais mutações são produzidas.
A partir da análise das informações do texto e de conhecimentos sobre a evolução biológica, é correto afirmar:
a) O processo evolutivo na espécie humana é cada vez mais dependente de características adquiridas.
b) As epidemias de doenças graves, que me muitos momentos da história reduziram o tamanho das populações humanas, atuaram naturalmente como fator de seleção.
c) O fluxo gênico entre populações humanas contribui para acentuar diferenças fenotípicas entre essas populações.
d) O potencial de manipulação do ambiente de Homo sapiens, que vem sendo ampliado com o desenvolvimento tecnológico, contribui para tornar a espécie mais suscetível a evoluir.
e) As mutações, sendo eventos direcionados pelo ambiente, representam a base molecular universal no processo evolutivo.
Resposta

b
Alguém poderia me auxiliar nessa questão?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 11 01:11

Re: (UESC BA) Evolução

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, vamos avaliar cada alternativa e eliminá-las:
A - Características adquiridas não são passadas geneticamente, logo, não estão envolvidas em processos evolutivos.
B - Corretíssima, momentos catastróficos atuam como repressores ambientais que irão selecionar os indivíduos mais bem adaptados (que já nasceram com essa mutação que só mostrou-se favorável durante a seleção).
C - Deve-se lembrar que nem todas mutações genéticos possuem expressões fenotípicas e o fluxo gênico, ao contrário do que a alternativa induz, trata-se justamente da migração de um gene de uma população para outra, logo, seria responsável por irradiar e estabilizar um gene entre as populações (logo, seria o oposto de diferenciá-las).
D e E, ambas podem ser justificadas pela teoria primazia da Genética: as mutações são aleatórias, porém, o meio seleciona as mais favoráveis, não o contrário! Não há como o meio interferir nas mutações. As mutações são direcionadas pela aleatoriedade e selecionadas pelo ambiente.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”