Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UEFS 2012.2) Evolução Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2019 07 15:23

(UEFS 2012.2) Evolução

Mensagem não lida por danimedrado »

As extinções em massa anulam por algum tempo as regras da evolução. Uma vez que a extinção em massa termina, a evolução retoma suas regras normais. A competição entre os indivíduos e entre as espécies começa de novo, e a seleção natural inventa novos tipos de especialização. Mas uma linhagem que poderia se sair bem jogando com essas regras normais não pode vencer se for exterminada por uma catástrofe.
A partir das informações contidas no texto e nos conhecimentos sobre os fatores evolutivos que interferem na diversidade dos seres vivos, é correto afirmar:
a) As extinções, ao longo do tempo geológico, foram predominantes em relação ao processo evolutivo de especiação.
b) As extinções reforçam o papel evolutivo da seleção natural como o fator determinante na sobrevivência dos seres mais aptos em relação aos que apresentam um menor potencial de sobrevivência.
c) Em determinadas condições, como nas extinções em massa, o processo evolutivo pode ocorrer sem a ação da seleção natural como principal fator direcional na preservação de um conjunto gênico preferencial.
d) Durante as extinções em massa, apenas os indivíduos mais competitivos devem sobreviver e repassar os seus genes mais ajustados à próxima geração.
e) A seleção natural inventa novos tipos de especialização, ao desenvolver estruturas nos organismos que permitem melhor adaptá-los às condições do ambiente.
Resposta

c
Alguém poderia me ajudar nessa questão? Eu havia marcado letra e.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 12 20:21

Re: (UEFS 2012.2) Evolução

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, eu peço para que tenhas uma maior atenção ao ler o enunciado e que estude os mecanismos de seleção natural mais aprofundadamente. Vamos analisar, agora, cada alternativa e correlacionar com o enunciado.
A - Quantitativamente, o processo evolutivo de especiação é muito mais numeroso do que de extinções.

B - Nem toda extinção tem relação com a seleção natural, com o próprio enunciado fala-nos, extinções em massa anulam as regras da evolução. Uma catástrofe pode simplesmente aniquilar toda uma espécie que habita uma região sem que haja nenhum tempo de reação de especiação.

C - Tendo uma correta interpretação do enunciado, podemos inferir que a alternativa C é exatamente o que foi dito no enunciado, só que com outras palavras! Note que a mesma informação que aqui é exposta, também é posta no enunciado.

D - Lembre-se do que foi dito no enunciado: extinções em massa anulam por algum tempo as regras da evolução. Logo, essa afirmativa está incoerente com o enunciado.

E - Essa alternativa aqui exige o mínimo de conhecimento sobre a seleção natural e algo simples: a seleção natural é inventada pela especialização, não o contrário! A seleção não cria, não permite nada, quem permite são os mecanismos de especialização criados pelas espécies, que as fazem mais ou menos adaptadas aos fatores coercitivos do ambiente. A seleção natural é apenas o processo que seleciona aqueles que criam melhores mecanismos de especialização. É preciso ter uma leitura correta e saber a ordem verdadeira durante esse processo.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”