Evolução, Ecologia e Origem da Vida(FAMECA) Ecologia - Resistência Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MayumiBeatriz
Pleno
Mensagens: 59
Registrado em: Seg 03 Jun, 2019 18:43
Última visita: 14-04-20
Jun 2019 30 21:42

(FAMECA) Ecologia - Resistência

Mensagem não lida por MayumiBeatriz »

Analise o gráfico que apresenta o comportamento das curvas de crescimento populacional para uma espécie animal que ocupou uma área natural preservada
CCCCCCCCC.png
CCCCCCCCC.png (13.87 KiB) Exibido 2422 vezes
a) Qual curva representa o potencial biótico desta população de animais? Qual a relação entre as taxas de natalidade e mortalidade dessa população nos anos iniciais de ocupação da área?
b) Cite um fator que representa a resistência do meio. Tendo esse fator por referência, justifique porque a área do gráfico correspondente à resistência do meio aumenta ao longo tempo.


Na letra b, eu não consegui pensar em um fator :/

Última edição: caju (Dom 30 Jun, 2019 22:20). Total de 1 vez.
Razão: retirar caps lock do título.


There's no heart without you

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 30 22:06

Re: (FAMECA) Ecologia - Resistência

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, MayumiBeatriz

Deixarei a resposta completa para eventuais pesquisa dessa questão. Qlq dúvida você manda aí. :)

[tex3]\text{a)}[/tex3] A curva 1 representa a capacidade máxima de crescimento dessa população, isto é, seu potencial biótico. A curva que representa o crescimento dessa população está em vermelho. Nos anos iniciais, perceba que o número de animais quase não sofre alteração ao longo dos anos, logo, conclui-se que as taxas de natalidade e mortalidade eram semelhantes.

[tex3]\text{b)}[/tex3] Os seguinte fatores podem ser citados:
  • disponibilidade de alimento;
  • disponibilidade de espaço;
  • presença de predadores/parasitas/populações competidoras.
Em relação ao alimento disponível, é fácil notar que quanto maior o tamanho da população, maior será a resistência do meio, pois ocorre competição intraespecífica por recursos.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”