Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UESPI) Efeito estufa e Ozônio Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
guipenteado
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Qui 02 Mai, 2019 18:56
Última visita: 10-06-19
Mai 2019 30 18:05

(UESPI) Efeito estufa e Ozônio

Mensagem não lida por guipenteado »

Observe o efeito das radiações solares na superfície da Terra, ilustrado na figura abaixo, e, considerando esse fato, aponte a alternativa correta.
259.jpg
259.jpg (63.48 KiB) Exibido 1644 vezes
a) São consequências do aquecimento global as queimadas, a desertificação e as chuvas ácidas.
b) A utilização de combustíveis fósseis derivados do petróleo libera na atmosfera o clorofluorcarbono (CFC), aquecendo o planeta.
c) A radiação que atravessa a atmosfera (A) serve para aquecer a superfície da terra e é utilizada por organismos heterótrofos na síntese de oxigênio e carboidratos.
d) A maioria da radiação solar retorna ao espaço (B) devido à presença da camada de ozônio na atmosfera.
e) Parte da radiação infravermelha é mantida na atmosfera (C), devido a gases, como o dióxido de carbono, o qual provoca o efeito estufa.


Dúvida:
Por que a letra D está errada ? Não existe uma relação entre camada de ozônio e efeito estufa, no sentido em que esta camada funciona como um filtro para os raios UV, que sem ela seriam incididos na terra e, consequentemente, influenciaria no aquecimento terrestre via efeito estufa ?
Resposta

E




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 30 19:19

Re: (UESPI) Efeito estufa e Ozônio

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, guipenteado

Acredito que o item [tex3]\text{d)}[/tex3] esteja errado pois a maior parte da radiação é absorvida pelo ozônio.

Última edição: MateusQqMD (Qui 30 Mai, 2019 19:21). Total de 1 vez.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
guipenteado
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Qui 02 Mai, 2019 18:56
Última visita: 10-06-19
Mai 2019 30 20:04

Re: (UESPI) Efeito estufa e Ozônio

Mensagem não lida por guipenteado »

Então o ozônio absorve a energia ? Saberia me dizer onde ocorre a reflexão ?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”