Evolução, Ecologia e Origem da VidaCamada de Ozônio Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Luu
Elite
Mensagens: 196
Registrado em: Qua 06 Mar, 2019 13:35
Última visita: 07-02-23
Mai 2019 08 21:44

Camada de Ozônio

Mensagem não lida por Luu »

Alguem poderia me ajudar ????? pq a alternativa C ?
Paradoxalmente, a radiação ultravioleta causa mutações nos seres vivos, mas é exatamente a responsável pela formação
do ozônio (O3), que a absorve, funcionando como um eficiente filtro solar para o planeta. A destruição da camada de ozônio,
decorrente de ações antrópicas, é um tema prevalente nas agendas mundiais que tratam de desenvolvimento sustentável
e proteção ambiental.
Sobre esse tema, são feitas as seguintes afirmações
I. À temperatura de 0oC, sob uma pressão de 1 atm, a camada de ozônio teria uma espessura de poucos milímetros.
II. Cerca de 90% do ozônio se concentra na mesosfera, entre 60 e 80 km acima da superfície terrestre.
III. Apesar de ser benéfico na alta atmosfera, o ozônio é um poluente nas camadas inferiores, podendo causar irritação
nos olhos e problemas respiratórios.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
Resposta

C

Última edição: Luu (Qui 09 Mai, 2019 19:43). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 10 22:27

Re: Camada de Ozônio

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, vamos por eliminação.
Na afirmação II, é dito que 90% do ozônio concentra-se na mesosfera, porém, ele localiza-se na ozonosfera localizada na estratosfera! Logo, essa afirmativa está incorreta e eliminamos todas as outras alternativas exceto a a C, pois todas as outras incluem a afirmativa II!
A afirmativa I está totalmente correta e a afirmativa III também (deve-se lembrar-se de que o ozônio encontra-se na estratosfera justamente por essa camada ser bastante estável e que impede-o de descer para a baixa atmosfera!)

Última edição: Sypru (Qui 10 Out, 2019 22:28). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”