Evolução, Ecologia e Origem da VidaBioacumulação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
hocs
Pleno
Mensagens: 87
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 17:24
Última visita: 16-02-24
Abr 2019 13 16:33

Bioacumulação

Mensagem não lida por hocs »

FAMEVAÇO Caderno G01 2012/2- “Zinco, cádmio e cromo. A ameaça gerada pela contaminação das águas do rio São Francisco por metais pesados atende por vários nomes. Pesquisa realizada pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais alerta para o risco da perigosa presença desses elementos no ambiente. Em trabalho desenvolvido durante seu mestrado, a geógrafa Elizêne Veloso Ribeiro coletou amostras em 59 pontos ao longo de 160 Km para avaliar a qualidade das águas do Velho Chico e afluentes no trecho entre as cidades mineiras de Três Marias e Pirapora. Os índices de contaminação variam de 2 a 200 vezes mais do que o permitido pela legislação, constatou Ribeiro (...). A geógrafa lembra que a água contaminada é nociva aos organismos aquáticos e à saúde humana” .
O principal motivo da bioacumulação dessas substâncias é o fato de elas não serem biodegradáveis.
(FONTE: Ciência Hoje, julho 2011)

Considerando as informações dadas e seus conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar sobre o índice de contaminação dos níveis tróficos que:
Resposta

a) o mais afetado é o nível trófico I
a) o mais afetado é o nível trófico I
b) o mais afetado é o nível trófico II
c) O mais afetado é o último nível trófico
d) todos os níveis são igualmente afetados

Não é o último nível trófico o mais afetado?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 13 19:08

Re: Bioacumulação

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, hocs. Acredito que o seu gabarito esteja errado. O poluente migra de um nível trófico para outro ao longo da cadeia alimentar e acaba se acumulando em maior concentração nas espécies que ocupam os níveis tróficos mais elevados. Penso que a letra c) é a mais adequada.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”