Evolução, Ecologia e Origem da VidaPirâmides ecológicas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ferrazini
Junior
Mensagens: 15
Registrado em: Sex 19 Mai, 2017 20:04
Última visita: 01-10-19
Mar 2019 18 07:57

Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por ferrazini »

[UFSC 2014] O diagrama abaixo representa uma possível teia alimentar marinha antártica.

Com base nas informações contidas no diagrama, bem como em conceitos ecológicos, indique a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S) .
8ae325430224b9736c944d8387f61ea105d2ce09.jpeg
8ae325430224b9736c944d8387f61ea105d2ce09.jpeg (22.9 KiB) Exibido 2688 vezes
(01) O fitoplâncton configura o grupo dos produtores e os seres que se alimentam dele são consumidores secundários.

(02) As baleias com dentes participam de três níveis tróficos diferentes.

(04) Cerca de 10% da energia armazenada na matéria orgânica de cada nível trófico é convertida em matéria orgânica no nível trófico seguinte. Este fato é considerado relevante para a inexistência de cadeias alimentares muito longas.

(08) Os decompositores, não representados na teia alimentar acima, têm papel fundamental na ciclagem de nutrientes.

(16) O krill e a lula podem ser consumidores secundários ou terciários.

(32) A biomassa da população de baleias é menor do que a biomassa da população de fitoplâncton no ecossistema antártico.

(64) Na teia representada, existe apenas um indivíduo ocupando o topo da cadeia alimentar.
Resposta

A soma é 44.
Por que se pode afirmar que a afirmativa 32 é correta?

Sabe-se que em um ambiente de mar aberto, a biomassa de fito (alta taxa de reprodução) será sempre menor que a de zoo. Sendo assim, não dá pra eu concluir que a biomassa das baleias será menor que a de fito!




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 30 01:28

Re: Pirâmides ecológicas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, ferrazini. As pirâmides de biomassa seguem a mesma ideia que as pirâmide de energias, ou seja, a biomassa diminui à medida que aumenta-se o nível trófico da cadeia alimentar. A exceção que existe ocorre apenas na passagem da biomassa do fitoplâncton para o zooplâncton. Acredito que a ideia do exercício seja trabalhar que a biomassa sempre vai diminuindo e, portanto, espera-se que a biomassa das baleias seja menor que a biomassa do fitoplâncton pois aqueles são consumidores de terceira/quarta ordem na teia representada.

Última edição: MateusQqMD (Ter 30 Abr, 2019 09:08). Total de 1 vez.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”