Evolução, Ecologia e Origem da VidaEnem 2011 - Ciclo do nitrogênio Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Set 2018 13 16:02

Enem 2011 - Ciclo do nitrogênio

Mensagem não lida por Liss15 »

Oi, gente! Poderiam me ajudar nessa questão? Eu entendi o gabarito, porém estou tentando ver o que anula as outras questões.
Na letra a), para mim está tudo ok. Pois, a amônia de fato é oxidada. O que ela está errada?
Na letra c), o erro estaria em dizer que os decompositores liberam nitrogênio em forma de amônia (NH3), sendo que é em forma de amônio (NH4+).
Na letra d), o erro estaria em afirmar que o nitrato retorna ao solo, mas no caso ele retorna para a atmosfera.
Na letra e), também não consegui identificar o erro dela..
Agradeço desde já!

Com a utilização dos biocombustíveis, grandes áreas estão sendo ocupadas com a cultura da cana-de-açúcar, o que acarreta o desgaste do solo. Para contrabalançar esse desgaste, tem-se iniciado o plantio alternado de cana-de-açúcar com algumas espécies de leguminosas, já que essa rotação dispensa a adubação nitrogenada.

Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 16 jun. 2011(adaptado).

Essa prática agrícola ocasiona o enriquecimento do solo, porque as leguminosas possuem bactérias em associação com suas raízes, que favorecem o processo de:
a) nitrosação, no qual a amônia não absorvida pelas plantas é oxidada e convertida em nitrito.
b) fixação, no qual o nitrogênio do ar é convertido em amônia e incorporado em compostos nitrogenados.
c) amonificação, no qual os decompositores devolvem ao solo os compostos minerais e liberam nitrogênio na forma de amônia.
d) desnitrificação, no qual o nitrato é oxidado em compostos orgânicos que retornam ao solo.
e) nitratação, no qual os nitritos formados são liberados no solo e oxidados, formando nitratos.
Resposta

B



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Set 2018 13 22:46

Re: Enem 2011 - Ciclo do nitrogênio

Mensagem não lida por Killin »

A ideia central é que as leguminosas têm em suas raízes bactérias que convertem nitrogênio do ar em nitratos geralmente absorvíveis às plantas. Então esse é o diferencial dessa planta e o consequente enriquecimento que ela traz para o solo. As outras fora de contexto não estão erradas, apenas não condizem com a ideia central do comando da questão, que basicamente é o diferencial das leguminosas numa rotação de cultura, por exemplo. O Enem geralmente vai te cobrar esse objetivo prático do conhecimento.



Life begins at the end of your comfort zone.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”