Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UNICAMP 2016) Ecologia

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 20 15:32

(UNICAMP 2016) Ecologia

Mensagem não lida por danimedrado »

A diversidade de plantas tende a ser maior em lugares que não sejam tão hostis nem tão hospitaleiros. Em um ambiente onde faltam recursos, poucas espécies de plantas sobrevivem. Se as condições melhoram, o número de espécies tende a aumentar. Já quando há abundância de nutrientes, a tendência se reverte e o ambiente é dominado por poucas espécie que captam recursos de forma mais eficaz. O gráfico abaixo mostra a relação entre a biomassa e a quantidade de espécies de plantas em uma mesma área.
download.jpg
download.jpg (7.48 KiB) Exibido 2989 vezes
Com base no texto, é correto afirmar que
a. espécies mais eficientes na obtenção de recursos prevalecem quando há abundância de recursos.
b. quanto maior a abundância de recursos, maior a diversidade de espécies.
c. alta produção de biomassa indica necessariamente maior diversidade de espécies.
d. ambientes hostis são mais limitantes para a diversidade que ambientes hospitaleiros.
Resposta

A
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado a letra C.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 10 22:23

Re: (UNICAMP 2016) Ecologia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, atente-se na leitura do gráfico, a biomassa corresponde ao eixo horizontal. Acredito que tu tenhas achado que ele corresponda ao eixo vertical e no ápice da curva seria o seu ponto de maior diversidade, porém, note que a maior diversidade (em vertical) encontra-se no meio da biomassa! Ou seja, quando há metade da biomassa total disponível. Só pela leitura correta do gráfico veríamos que os ambientes hospitaleiros (com maior número de biomassa) são mais limitantes do que os próprios ambientes hostis (nome que o número de espécies em ambientes hostis chega a ser maior do que o número de espécies em ambientes hospitaleiros), que a maior diversidade de espécies está bem na quantidade média de biomassa, ou seja, eliminamos C e D só lendo o gráfico.
Agora ao ler o enunciado, temos dito explicitamente " há abundância de nutrientes, a tendência se reverte e o ambiente é dominado por poucas espécie que captam recursos de forma mais eficaz", que é exatamente o que diz na letra a "espécies mais eficientes na obtenção de recursos prevalecem quando há abundância de recursos." e é o oposto do que é dito na B, que contradiz o próprio enunciado.

Com a leitura correta de ambos os componentes da questão, é possível obter como resposta a alternativa A.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”