Evolução, Ecologia e Origem da Vida(ENEM 2012) Relações ecológicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 16 09:16

(ENEM 2012) Relações ecológicas

Mensagem não lida por danimedrado »

Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maio valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente.
Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
a) originar uma nova espécie poliploide.
b) substituir geneticamente a espécie natural.
c) ocupar o primeiro nível trófico no habitat aquático.
d) impedir a interação biológica entre as espécies parentais.
e) produzir descendentes com o código genético modificado.
Resposta

B


Alguém poderia me explicar o erro da alternativa E?




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2018 16 09:37

Re: (ENEM 2012) Relações ecológicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá,
a) Não faz muito sentido. A especiação não ocorre dessa forma.
b) Isso sim faz. Se você tem uma espécie exótica pode haver uma competição entre ela e os peixes do local. Assim, a nova espécie pode levar vantagem por provavelmente não ter um predador natural. Nesse sentido, pode haver a extinção da espécie nativa do local e a exótica pode permanecer.
c) Não, o primeiro nível trófico é o dos produtores.
d) Não impede. As reproduções e competições intraespecíficas continuam ocorrendo.
e) O código genético é universal. Eu tenho o mesmo código genético de uma bactéria que tem o mesmo de um peixe e assim vai.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”