Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UPE) Ecologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 15 23:10

(UPE) Ecologia

Mensagem não lida por danimedrado »

Analise o texto.
"Observou-se que as habitações não possuem nenhuma infraestrutura e despejam seus esgotos no rio, degradando o meio ambiente. As habitações constituem uma área de risco, porque, quando ocorre enchente do rio, as moradias ficam alagadas. O projeto Beira Rio prevê a transferência das famílias inscritas para outra área da Torre. A área ribeirinha liberada proporcionará à cidade mais uma estrutura viárias para o tráfego no espaço urbano e mais uma área de lazer."
Analise as informações relacionadas com o impacto ambiental, no que fiz respeito à população e ao rio.
( ) A degradação do meio ambiente, devido à emissão dos esgotos, é desencadeada pelo fenômeno da eutrofização, no qual ocorre uma redução na concentração de oxigênio da água.
( ) Organismos do fitoplâncton e do zooplâncton, além do nécton, são afetados pela contaminação das águas através dos esgotos. Peixes são mortos por ação de bactérias anaeróbias que proliferam rapidamente, consumindo oxigênio e liberando toxinas na água.
( ) Os esgotos, despejados na água, aumentam a concentração de matéria orgânica, promovendo a magnificação trófica. Ocorre também a proliferação exagerada de algas, elevando a taxa de fotossíntese e, consequentemente, a concentração de oxigênio.
( ) As enchentes são fatores de risco para a população local, sujeita a adquirir doenças como a cólera e a leptospirose e a sofrer mortes por afogamento.
( ) A transferência das famílias para outra área será uma medida profilática que evitaria doenças, como as disenterias bacilar e amebiana, giardíase e esquistossomose, transmitidas através de bactérias e protozoários, trazidos pelas águas dos esgotos.
Resposta

V - F - F - V - F
Alguém poderia me dizer por que a última alternativa é falsa?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 13 01:15

Re: (UPE) Ecologia

Mensagem não lida por Sypru »

A esquistossomose é causada pelo verme Schistosoma mansoni pertencente ao filo dos platelmintos, logo, ele não é nem uma bactéria nem um protozoário e, sim, um animal. O erro da afirmativa está em incluí-lo entre esses dois tipos.

Última edição: Sypru (Dom 13 Out, 2019 01:15). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”