Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UPE) Relações ecológicas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 15 22:14

(UPE) Relações ecológicas

Mensagem não lida por danimedrado »

Leia o texto.
Uma variedade de pássaros tropicais constrói ninhos próximos a colônias de certas formigas, abelhas ou vespas.
Esses insetos atacam qualquer intruso que se aproxime, protegendo, desta forma, também, os ovos dos pássaros dos ninhos próximos. A predação dos ovos por macacos de cara branca fica muito reduzida, quando comparada àquela que ocorre com os pássaros da mesma espécie que nidificam sem suas "guardiãs" por perto.
Assinale o tipo de relação estabelecida entre os pássaros e os insetos mencionados:
a) Sociedade.
b) Mutualismo.
c) Protocooperação.
d) Comensalismo.
e) Amensalismo.
Resposta

D
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado letra C.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 09 23:13

Re: (UPE) Relações ecológicas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Dani, o item [tex3]\text{d)}[/tex3] é mais adequado pois não há benefícios para os insetos que protegem os ovos. O comensalismo é caracterizado como uma interação interespecífica em que uma das espécias possui algum benefício da associação, enquanto há neutralidade para a outra espécie envolvida. Já a protocooperação é caracterizada também como uma interação interespecífica, mas que há benefícios para as duas espécies envolvidas, sendo que esta interação não é essencial à sobrevivência delas.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”