Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UECE) Ecologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 26 19:49

(UECE) Ecologia

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou na sexta-feira, 8 de outubro, que foram registrados 57,7 mil focos de queimadas no Cerrado, entre maio e setembro deste ano, número 350% superior ao verificado no mesmo período de 2009 e recorde nos últimos cinco anos.
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/c ... 2010/10/13 /61535-numero-de-queimadas-cresce-350-no-cerrado- aponta-inpe.htm.

As queimadas, muito comuns durante a estação seca em diversas regiões do país, podem provocar modificações significativas na vegetação nativa. Sobre as queimadas comuns no Cerrado é possível afirmar que
a) devido à fertilidade das cinzas produzidas, verifica-se um aumento no porte das plantas, e, portanto, em pouco tempo a vegetação original se restabelece.
b) são provocadas exclusivamente pela ação humana para a renovação de pastagens naturais para a alimentação de rebanhos.
c) o acúmulo anual de biomassa seca acaba criando condições favoráveis e qualquer descuido com o uso do fogo ou a queda de raios no início da estação chuvosa acabam por produzir incêndios tremendamente desastrosos para o ecossistema como um todo, impossíveis de serem controlados.
d) aumentam a fragmentação do bioma, prejudicando espécies como, por exemplo, a ararinha azul e a onça pintada.

Resposta

Letra C. Pq "impossíveis de ser controlados" e pq a 'D' tá errada?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 26 23:53

Re: (UECE) Ecologia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, a colocação "impossíveis de serem controlados" é devido, especialmente, às causas naturais do incêndios, como o citado raio. Os efeitos da queimada natural é, por incrível que pareça, necessários para algumas plantas, desde que um em nível tênue. Porém, concordo que formação da frase ficou, realmente, um pouco confusa.
Sobre a alternativa D, o habitat natural da ararinha azul é a Caatinga, não o Cerrado. As onças pintadas costumam estabelecer-se em florestas tropicais, logo, não é rotineiro que elas sejam encontrada no Cerrado. Há diferenças entre animais com um nicho ecológico exclusivo e animais com um nicho dinâmico. O nicho ecológico da Ararinha é fixo, exclusivo, ela só vive naquela região e só sobrevive se é encontrado os meios necessários para a sua sobrevivência, já a onça, ela é dinâmica, adaptativa, se necessário, ela pode realizar migrações para regiões as quais os fatores sejam mais favoráveis, portanto, vez ou outra aparece notícias sobre onça pintada no Cerrado.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”