Evolução, Ecologia e Origem da VidaEvolução Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: 03 Jul 2017, 21:37
Última visita: 22-01-24
Agradeceu: 969 vezes
Agradeceram: 170 vezes
Abr 2018 25 14:28

Evolução

Mensagem não lida por Lucabral »

[Teórica]Disserte o motivo dos órgãos vestigiais serem considerados evidências da evolução.
Dúvida: O que leva uma estrutura a atrofiar e permanecer no organismo? Isto é,porque os órgãos vestigiais se tornaram pouco funcionais regredindo e não desaparecendo pela seleção natural? Qual a explicação Darwinista pra isso ocorrer?

-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]
Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Abr 2018 25 17:17

Re: Evolução

Mensagem não lida por Sypru »

Nenhum órgão desaparece, independe da situação de uso, ou melhor, desuso. Os órgãos vestigiais se tornaram pouco funcionais devido ao ambiente a qual a espécie se encontra e as atribuições que o nicho ecológico a qual ela está inserido exige, porém, adversidades no meio pode fazer com que tais órgãos, eventualmente, volte a ter uma funcionalidade (não necessariamente a mesma que possuía em outrora), assim como acontece no organismo humano, onde é encontrado o apêndice - segundo alguns cientistas, embora outros divirjam e alegue que ele é um reservatório para bactérias da digestão. O Lamarkismo errou justamente nessa preposição. Na Anatomia Comparada, a partir da análise de origem embrionária dos órgãos vestigiais, é possível traçar um grau de parentesco com outras espécies, por isso ele é considerado uma evidência da evolução.

Editado pela última vez por Sypru em 25 Abr 2018, 17:20, em um total de 1 vez.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: 03 Jul 2017, 21:37
Última visita: 22-01-24
Agradeceu: 969 vezes
Agradeceram: 170 vezes
Abr 2018 25 17:44

Re: Evolução

Mensagem não lida por Lucabral »

Sypru, Oi! Entendi que a pressão seletiva do meio selecionou os que tinham tais vantagens (órgãos).Mas,a dúvida é,por exemplo: Por qual motivo esses órgãos sofreram modificações (diminuiram de tamanho)? Houve outra seleção natural?
-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]
Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Abr 2018 25 17:58

Re: Evolução

Mensagem não lida por Sypru »

Em geral, não, mas não se pode afirmar corretamente, cada caso deve ser estudado isoladamente. A resistência do meio faz com que aqueles indivíduos com uma determinada predestinação sejam selecionados, porém, há casos que não importa se ele possui ou não tal adaptação\mutação.
Entende-se como resistência como uma ação que possa impedir que uma população ultrapasse certo limite populacional ou uma adversidade que praticamente extermine a população.
Peguemos novamente o caso dos seres humanos e, agora, os sisos: independente se nós tivermos ou não os sisos, não há funcionalidade para ele, devido a nossa mudança de alimentação, então, um indivíduo que nasça sem os sisos não será selecionado naturalmente, pois a resistência do meio não favorecia essa pessoa adaptada. Não foi uma evolução, somente que os hábitos da população mudaram.

Espero que tenha ficado mais entendível agora xD.

Editado pela última vez por Sypru em 25 Abr 2018, 17:59, em um total de 1 vez.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”